“É hora de acabar com o Facebook”, diz co-fundador da empresa

Shawn Thew / EPA

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

Num artigo de opinião para o New York Times, Chris Hughes, co-fundador do Facebook, disse que está na hora de acabar com o Facebook. Para Hughes, o seu colega Mark Zuckerberg está com um poder sem precedentes.

O aviso não vem de alguém banal, mas sim do co-fundador do Facebook, Chris Hughes. O empresário americano diz, no seu longo artigo de opinião para o jornal New York Times, que “é hora de acabar com o Facebook“.

Hughes foi colega de quarto de Zuckerberg, em Harvard, e ajudou-o quando teve a ideia de criar uma rede social chamada “The Facebook”. O co-fundador já abandonou a empresa há mais de dez anos, mas deixou agora uma mensagem para o seu colega de faculdade.

Na sua opinião, a empresa tornou-se demasiado grande e dá demasiado poder a Zuckerberg. “Mark é uma pessoa boa e gentil”, escreveu Hughes. “Mas estou zangado porque o seu foco no crescimento levou-o a sacrificar a segurança e a civilidade por cliques”.

Sem papas na língua, Hughes escreveu estar dececionado consigo mesmo e com a equipa inicial do Facebook por não pensar mais em como o algoritmo do feed de notícias poderia “mudar a nossa cultura, influenciar eleições e capacitar líderes nacionalistas“. Além disso, diz-se preocupado com o CEO, que “talvez esteja rodeado de uma equipa que reforça as suas crenças em vez de desafiá-las”.

E se não é a sua equipa a desafiá-lo, Hughes diz que a responsabilidade tem de ser da Federal Trade Comission (FTC), organismo que protege o consumidor e elimina e previne práticas comerciais anti-competitivas.

Chris Hughes, co-fundador do Facebook

Explica ainda que multas de cinco mil milhões de dólares não são suficientes para responsabilizar a empresa e pede medidas regulatórias mais pesadas — e até, se necessário, acabar com o Facebook.

“O maior erro da FTC foi permitir que o Facebook adquirisse o Instagram e o WhatsApp”, escreveu Hugues, citado pelo Ars Technica. Isto porque a aquisição destas duas empresas levou a que o Facebook criasse um monopólio no mercado.

Em comunicado, o Facebook já respondeu ao apelo de Chris Hughes. “O Facebook aceita que, com o sucesso, vem a responsabilidade. Porém, não se impõe a responsabilidade exigindo o fim de uma empresa americana bem sucedida”, lê-se no comunicado.

“A responsabilidade das empresas de tecnologia só pode ser alcançada através da introdução meticulosa de novas regras para a Internet. Isso é exatamente o que Mark Zuckerberg pediu. De facto, ele está a reunir-se com líderes do Governo, esta semana, para promover esse esforço”, explicou Nick Clegg, vice-presidente para os assuntos globais e comunicações da empresa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O paradigma Americano: Sucesso acima de tudo e por cima de tudo… E de todos. E a qualquer preço!

    É claro que com um paradigma social destes, em que o sucesso é o valor mais alto e tudo justifica, só pode dar origem a respostas como a que o Facebook deu: “não se impõe a responsabilidade exigindo o fim de uma empresa americana bem sucedida”. Mas bem sucedida quer dizer o quê? Sucesso em quê? Em influenciar eleições? Em vender informação confidencial e privada sobre a vida dos utilizadores (não esquecer que o Facebook “exige” que os utilizadores usem o verdadeiro nome da pessoa no registo).

    Já tentam que as pessoas tenham de dar o número de telefone, quando sabemos que os telemóveis vigiam cada passo que damos. Agora saiu anteontem uma regra nova que “em nome da transparência”, mostra aos utilizadores o local geográfico de onde administramos as nossas páginas… Haverá algo mais pidesco e Orwelliano? Daqui a pouco só falta exigir que as pessoas postem o BI delas, a morada completa e meter uma camara de vigilancia Facebook nas nossas casas.

    Se ninguém acaba com o Facebook ele vai continuar a acumular poder e não vão ser princípios éticos que irão travar os seus interesses de poder económico. Esse não é nem nunca foi o modus operandi do corporativismo Americano. E nesse caso o melhor é fazer o Facebook secar, por puro e simples abandono. Eu há muito que já ando a preparar a migração da minha presença online para outras plataformas. Quem tiver curiosidade pode pesquisar o Openbook (em fase Beta). Vejam também Minds, Mastodon, Steemit e Hubzilla.

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …