Hong Kong foi surpreendida com a segunda vaga de covid-19. Mas resistiu

sarihuella / Flickr

Nas últimas duas semanas, Hong Kong não registou casos de transmissão local. A segunda vaga chegou, mas foi bem controlada.

Hong Kong começou a baixar a guarda no final de fevereiro, mas foi surpreendida com uma segunda vaga de covid-19. Apesar de ter passado um breve período com um número reduzido de novos casos de infeção, a cidade não tinha recuperado do primeiro susto.

Depressa regressaram as medidas de contingência, os cuidados inerentes ao novo coronavírus e o distanciamento social a que a primeira vaga nos habituou. Certo é que a segunda vaga do vírus parece ter sido bem controlada, uma vez que Hong Kong não regista casos de transmissão local nas últimas duas semanas.

No final de fevereiro, e depois do levantamento de uma série de restrições, Hong Kong entrou numa segunda fase da pandemia, que parece não ser tão assustadora quanto a primeira. De acordo com a RTP, desde 20 de abril, Hong Kong registou 15 novos casos, todos em pessoas que tinham viajado recentemente.

Apesar de partilhar fronteira com a China continental, o número de casos no território manteve-se sempre relativamente baixo: no início de março, Hong Kong registava apenas 150 casos positivos de infeção, tendo aumentado para 700 no final do mês.

Nessa altura, o Executivo liderado por Carrie Lam decidiu proibir os não residentes de entrar no território e implementar medidas restritivas de quarentena e de testagem a todos os que chegavam. Foram também distribuídas pulseiras eletrónicas para aqueles que eram obrigados a ficar em quarentena, de forma a controlar os seus movimentos.

Ginásios e a grande maioria de bares e restaurantes foram fechados, e mesmo aqueles que permaneceram de portas abertas foram obrigados a reduzir o número de lugares e a aumentar a distância entre clientes.

Na altura, estas medidas foram encaradas como drásticas, mas o Governo nunca ordenou um confinamento obrigatório, confiando nos esforços da poopulação para conter o vírus. E parece ter resultado: os casos diários foram-se reduzindo e no dia 19 de abril registou-se o último caso de infeção local.

Esta terça-feira, antes de anunciar o fim de algumas restrições, Carrie Lam declarou: “Acredito que o tempo para algum relaxamento e para o levantamento de algumas restrições que pusemos ao contacto social chegou”.

Apesar das novas diretrizes, a governante pediu aos cidadãos que não baixem a guarda demasiado cedo. Esta segunda-feira foram reabertos os espaços recreativos e desportivos e retomados os serviços para apoiar a comunidade mais vulnerável, deficientes ou idosos.

Os estabelecimentos de ensino permanecem fechados em todo o território, mas a partir do dia 27 de maio irão reabrir gradualmente – com os alunos a regressar às salas de aula de forma faseada.

A partir desta sexta-feira, o número de pessoas que se poderão reunir em público passará a ser de oito, em vez das quatro permitidas até agora, e alguns ginásios, cabeleireiros e bares vão também ser autorizados a reabrir – sempre com restrições ao número de clientes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD recusa negociar com Costa e Silva (só "se vier a ser ministro")

Rui Rio disse, esta segunda-feira, que António Costa pode escolher quem entender para conselheiro económico, mas o PSD só aceitará negociar com ministros. O líder do PSD, Rui Rio, disse estar de acordo com a decisão …

"Não haverá acordo" se Londres não respeitar compromissos, avisa Michel Barnier

O negociador europeu para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), Michel Barnier, sublinhou no domingo que "o tempo urge", avisando que não haverá acordo se Londres permanecer nas posições anteriores. "O Reino Unido …

Ex-Benfica Garay acusa Valência de "campanha difamatória"

Ezequiel Garay acusou o Valência de levar a cabo uma "campanha difamatória" contra si. "Dói ver estas coisas quando estão a prejudicar os que amas", disse o argentino. O ex-jogador do SL Benfica Ezequiel Garay cumpre …

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …