Hong Kong foi surpreendida com a segunda vaga de covid-19. Mas resistiu

sarihuella / Flickr

Nas últimas duas semanas, Hong Kong não registou casos de transmissão local. A segunda vaga chegou, mas foi bem controlada.

Hong Kong começou a baixar a guarda no final de fevereiro, mas foi surpreendida com uma segunda vaga de covid-19. Apesar de ter passado um breve período com um número reduzido de novos casos de infeção, a cidade não tinha recuperado do primeiro susto.

Depressa regressaram as medidas de contingência, os cuidados inerentes ao novo coronavírus e o distanciamento social a que a primeira vaga nos habituou. Certo é que a segunda vaga do vírus parece ter sido bem controlada, uma vez que Hong Kong não regista casos de transmissão local nas últimas duas semanas.

No final de fevereiro, e depois do levantamento de uma série de restrições, Hong Kong entrou numa segunda fase da pandemia, que parece não ser tão assustadora quanto a primeira. De acordo com a RTP, desde 20 de abril, Hong Kong registou 15 novos casos, todos em pessoas que tinham viajado recentemente.

Apesar de partilhar fronteira com a China continental, o número de casos no território manteve-se sempre relativamente baixo: no início de março, Hong Kong registava apenas 150 casos positivos de infeção, tendo aumentado para 700 no final do mês.

Nessa altura, o Executivo liderado por Carrie Lam decidiu proibir os não residentes de entrar no território e implementar medidas restritivas de quarentena e de testagem a todos os que chegavam. Foram também distribuídas pulseiras eletrónicas para aqueles que eram obrigados a ficar em quarentena, de forma a controlar os seus movimentos.

Ginásios e a grande maioria de bares e restaurantes foram fechados, e mesmo aqueles que permaneceram de portas abertas foram obrigados a reduzir o número de lugares e a aumentar a distância entre clientes.

Na altura, estas medidas foram encaradas como drásticas, mas o Governo nunca ordenou um confinamento obrigatório, confiando nos esforços da poopulação para conter o vírus. E parece ter resultado: os casos diários foram-se reduzindo e no dia 19 de abril registou-se o último caso de infeção local.

Esta terça-feira, antes de anunciar o fim de algumas restrições, Carrie Lam declarou: “Acredito que o tempo para algum relaxamento e para o levantamento de algumas restrições que pusemos ao contacto social chegou”.

Apesar das novas diretrizes, a governante pediu aos cidadãos que não baixem a guarda demasiado cedo. Esta segunda-feira foram reabertos os espaços recreativos e desportivos e retomados os serviços para apoiar a comunidade mais vulnerável, deficientes ou idosos.

Os estabelecimentos de ensino permanecem fechados em todo o território, mas a partir do dia 27 de maio irão reabrir gradualmente – com os alunos a regressar às salas de aula de forma faseada.

A partir desta sexta-feira, o número de pessoas que se poderão reunir em público passará a ser de oito, em vez das quatro permitidas até agora, e alguns ginásios, cabeleireiros e bares vão também ser autorizados a reabrir – sempre com restrições ao número de clientes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …