Governo de Hong Kong adia eleições devido ao “agravamento da pandemia”

Jerome Favre / EPA

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam

A chefe do Governo de Hong Kong anunciou, esta sexta-feira, que as eleições legislativas, marcadas para o dia 6 de setembro, vão ser adiadas devido ao “agravamento da pandemia” de covid-19 na região.

É a decisão mais difícil que tomei nos últimos sete meses, mas temos de garantir a segurança das pessoas e que as eleições decorram de forma livre e justa”, afirmou Carrie Lam, em conferência de imprensa na região administrativa especial de Hong Kong.

Hong Kong tem vindo a registar um aumento de casos. Mais de metade do total de 3272 infetados foram registados desde o início de julho. Lam acrescentou que Pequim apoiou a iniciativa de adiar as eleições.

A decisão alimentou a revolta do movimento pró-democracia, que acusou a chefe do Executivo de usar a pandemia de covid-19 para se proteger de uma derrota nas urnas.

O adiamento das eleições para o Conselho Legislativo é anunciado um dia depois de as autoridades terem vetado 12 candidatos da oposição, entre os quais o dirigente do Partido Cívico, Alvin Yeung, e o líder estudantil Joshua Wong.

As desqualificações foram justificadas num comunicado em que o Executivo elaborou uma longa lista de motivos, incluindo o facto de alguns candidatos criticarem a lei de segurança ou recusarem reconhecer a soberania chinesa em Hong Kong.

Surpreendentemente, o Governo alegou mesmo que aqueles candidatos tinham de ser desqualificados porque queriam ganhar a maioria no LegCo (o Parlamento de Hong Kong).

Hoje, em conferência de imprensa, Wong disse que se trata de “uma caça às bruxas”, referindo-se à desqualificação das candidaturas dos membros da oposição democrática.

“Podem vetar-nos, deter-nos e meter-nos na prisão. Até podem desmarcar as eleições e criar outro Parlamento fantoche. Mesmo assim, a nossa voz vai continuar a ser forte. Impedir-me de me apresentar às eleições não vai fazer cair o nosso ideal democrático”, disse Joshua Wong, acrescentando que “este é, sem dúvida, o período mais escandaloso de fraude eleitoral na história de Hong Kong”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …