13 homens estão presos há duas semanas numa mina na Índia. “Só a graça de Deus pode ajudar”

Pelo menos 13 homens estão presos numa mina de carvão ilegal no estado de Meghalaya, localizado no nordeste da Índia, desde o passado dia 13 de dezembro. As enchentes, que acabaram por escoar para a mina, estão a dificultar o resgate.

Segundo noticia a agência noticiosa Reuters, a informação foi avançada pelas autoridades locais na semana passada, um dia depois de os trabalhadores ficarem presos. O número de mineiros não é ainda certo. Serão, pelo menos 13, mas há órgãos de comunicação internacionais que referem que serão 15.

As autoridades revelaram que se trata de uma mina antiga e ilegal, apelidada comummente como “buraco de rato”. De acordo com a SIC, a mina é de difícil acesso e, apesar de ter sido fechada há quatro anos, os proprietários continuaram a exploração mineira, recrutando para isso jovens rapazes. Esta é uma das muitas minas que existem em Meghalaya, onde costumam trabalhar vários aldeões e jovens.

Apesar dos esforços das equipas de socorro e das bombas de extração, o resgate tornou-se mais complicado devido à chuva que tem caído na zona. As hipóteses de resgatar os mineiros com vida são cada vez mais escassas.

“Só a graça de Deus e algum milagre pode ajudar a mantê-los vivos”, disse Kyrmen Shylla, ministro da administração de desastres de Meghalaya, em declarações à Reuters.  “Estamos a rezar para que [os mineiros] saiam vivos”, acrescentou.

Segundo Sylvester Nongtngr, chefe de polícia do distrito de East Jaintia Hills em Meghalaya, esta quinta-feira houve uma enchente repentina num rio próximo da mina, que acabou por dificultar ainda mais as operações de socorro e busca.

Uma equipa com cerca de 100 especialistas da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) está destacada no zona da mina, mas as operações foram prejudicadas devido à falta de equipamentos sofisticados, escreve ainda a Reuters.

Quase todas as explorações mineiras do estado de Meghalaya, que faz fronteira com Bangladesh, exploram o carvão recorrendo aos apelidados “buracos de rato”, apesar deste método não ser legal e de as autoridades tentarem reprimi-lo.

Trabalhadores, muitos dos quais crianças, descem centenas de metros em escadas de bambu de forma a extrair carvão dos pequenos buracos que existem nas paredes da mina.

Esta forma de exploração é muito perigosa e foi proibida em 2014, mantendo-se de forma clandestina. Muitas vezes, este tipo de exploração causam acidentes que tornam difícil e, por vezes impossível, recuperar os trabalhadores. Tal como nota o semanário Expresso, em 2012, pelo menos outros 15 mineiros morreram na Índia sem nunca terem sido recuperados os seus corpos.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, um acidente banal mas onde os números saltam à vista. Logo, há que desconfiar…
    13 mineiros presos numa mina desde o dia 13…
    No Chile foram 33 mineiros, acidentados a 5 de Agosto (5 + 8 = 13) salvos num dia 13.

    Vamos ver como este “evento” vai acabar. Amanhã será 29 (11). Se assim for, provavelmente vão “quinar”.

    • Amigo EU, saiba que Deus existe, mas felizmente não força nem condiciona as decisões das pessoas, nem mesmo daqueles que como neste caso, decidiram explorar pobres pessoas fazendo-os trabalhar nas minas.
      Portanto se alguém tem culpa, é quem decide fazer o que é mau.
      Bom ano!

      • Claro que existe… existe dentro da cabeça de alguns!!
        E é precisamente por isso que “não força nem condiciona as decisões das pessoas”!…
        Na Índia (tal como aconteceu na mina da Tailândia), se estiverem à espera de milagres ou de deus, estão bem servidos…

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …