13 homens estão presos há duas semanas numa mina na Índia. “Só a graça de Deus pode ajudar”

Pelo menos 13 homens estão presos numa mina de carvão ilegal no estado de Meghalaya, localizado no nordeste da Índia, desde o passado dia 13 de dezembro. As enchentes, que acabaram por escoar para a mina, estão a dificultar o resgate.

Segundo noticia a agência noticiosa Reuters, a informação foi avançada pelas autoridades locais na semana passada, um dia depois de os trabalhadores ficarem presos. O número de mineiros não é ainda certo. Serão, pelo menos 13, mas há órgãos de comunicação internacionais que referem que serão 15.

As autoridades revelaram que se trata de uma mina antiga e ilegal, apelidada comummente como “buraco de rato”. De acordo com a SIC, a mina é de difícil acesso e, apesar de ter sido fechada há quatro anos, os proprietários continuaram a exploração mineira, recrutando para isso jovens rapazes. Esta é uma das muitas minas que existem em Meghalaya, onde costumam trabalhar vários aldeões e jovens.

Apesar dos esforços das equipas de socorro e das bombas de extração, o resgate tornou-se mais complicado devido à chuva que tem caído na zona. As hipóteses de resgatar os mineiros com vida são cada vez mais escassas.

“Só a graça de Deus e algum milagre pode ajudar a mantê-los vivos”, disse Kyrmen Shylla, ministro da administração de desastres de Meghalaya, em declarações à Reuters.  “Estamos a rezar para que [os mineiros] saiam vivos”, acrescentou.

Segundo Sylvester Nongtngr, chefe de polícia do distrito de East Jaintia Hills em Meghalaya, esta quinta-feira houve uma enchente repentina num rio próximo da mina, que acabou por dificultar ainda mais as operações de socorro e busca.

Uma equipa com cerca de 100 especialistas da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) está destacada no zona da mina, mas as operações foram prejudicadas devido à falta de equipamentos sofisticados, escreve ainda a Reuters.

Quase todas as explorações mineiras do estado de Meghalaya, que faz fronteira com Bangladesh, exploram o carvão recorrendo aos apelidados “buracos de rato”, apesar deste método não ser legal e de as autoridades tentarem reprimi-lo.

Trabalhadores, muitos dos quais crianças, descem centenas de metros em escadas de bambu de forma a extrair carvão dos pequenos buracos que existem nas paredes da mina.

Esta forma de exploração é muito perigosa e foi proibida em 2014, mantendo-se de forma clandestina. Muitas vezes, este tipo de exploração causam acidentes que tornam difícil e, por vezes impossível, recuperar os trabalhadores. Tal como nota o semanário Expresso, em 2012, pelo menos outros 15 mineiros morreram na Índia sem nunca terem sido recuperados os seus corpos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja, um acidente banal mas onde os números saltam à vista. Logo, há que desconfiar…
    13 mineiros presos numa mina desde o dia 13…
    No Chile foram 33 mineiros, acidentados a 5 de Agosto (5 + 8 = 13) salvos num dia 13.

    Vamos ver como este “evento” vai acabar. Amanhã será 29 (11). Se assim for, provavelmente vão “quinar”.

    • Amigo EU, saiba que Deus existe, mas felizmente não força nem condiciona as decisões das pessoas, nem mesmo daqueles que como neste caso, decidiram explorar pobres pessoas fazendo-os trabalhar nas minas.
      Portanto se alguém tem culpa, é quem decide fazer o que é mau.
      Bom ano!

      • Claro que existe… existe dentro da cabeça de alguns!!
        E é precisamente por isso que “não força nem condiciona as decisões das pessoas”!…
        Na Índia (tal como aconteceu na mina da Tailândia), se estiverem à espera de milagres ou de deus, estão bem servidos…

RESPONDER

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …