/

13 homens estão presos há duas semanas numa mina na Índia. “Só a graça de Deus pode ajudar”

6

Pelo menos 13 homens estão presos numa mina de carvão ilegal no estado de Meghalaya, localizado no nordeste da Índia, desde o passado dia 13 de dezembro. As enchentes, que acabaram por escoar para a mina, estão a dificultar o resgate.

Segundo noticia a agência noticiosa Reuters, a informação foi avançada pelas autoridades locais na semana passada, um dia depois de os trabalhadores ficarem presos. O número de mineiros não é ainda certo. Serão, pelo menos 13, mas há órgãos de comunicação internacionais que referem que serão 15.

As autoridades revelaram que se trata de uma mina antiga e ilegal, apelidada comummente como “buraco de rato”. De acordo com a SIC, a mina é de difícil acesso e, apesar de ter sido fechada há quatro anos, os proprietários continuaram a exploração mineira, recrutando para isso jovens rapazes. Esta é uma das muitas minas que existem em Meghalaya, onde costumam trabalhar vários aldeões e jovens.

Apesar dos esforços das equipas de socorro e das bombas de extração, o resgate tornou-se mais complicado devido à chuva que tem caído na zona. As hipóteses de resgatar os mineiros com vida são cada vez mais escassas.

“Só a graça de Deus e algum milagre pode ajudar a mantê-los vivos”, disse Kyrmen Shylla, ministro da administração de desastres de Meghalaya, em declarações à Reuters.  “Estamos a rezar para que [os mineiros] saiam vivos”, acrescentou.

Segundo Sylvester Nongtngr, chefe de polícia do distrito de East Jaintia Hills em Meghalaya, esta quinta-feira houve uma enchente repentina num rio próximo da mina, que acabou por dificultar ainda mais as operações de socorro e busca.

Uma equipa com cerca de 100 especialistas da Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) está destacada no zona da mina, mas as operações foram prejudicadas devido à falta de equipamentos sofisticados, escreve ainda a Reuters.

Quase todas as explorações mineiras do estado de Meghalaya, que faz fronteira com Bangladesh, exploram o carvão recorrendo aos apelidados “buracos de rato”, apesar deste método não ser legal e de as autoridades tentarem reprimi-lo.

Trabalhadores, muitos dos quais crianças, descem centenas de metros em escadas de bambu de forma a extrair carvão dos pequenos buracos que existem nas paredes da mina.

Esta forma de exploração é muito perigosa e foi proibida em 2014, mantendo-se de forma clandestina. Muitas vezes, este tipo de exploração causam acidentes que tornam difícil e, por vezes impossível, recuperar os trabalhadores. Tal como nota o semanário Expresso, em 2012, pelo menos outros 15 mineiros morreram na Índia sem nunca terem sido recuperados os seus corpos.

ZAP //

6 Comments

  1. Ou seja, um acidente banal mas onde os números saltam à vista. Logo, há que desconfiar…
    13 mineiros presos numa mina desde o dia 13…
    No Chile foram 33 mineiros, acidentados a 5 de Agosto (5 + 8 = 13) salvos num dia 13.

    Vamos ver como este “evento” vai acabar. Amanhã será 29 (11). Se assim for, provavelmente vão “quinar”.

    • Amigo EU, saiba que Deus existe, mas felizmente não força nem condiciona as decisões das pessoas, nem mesmo daqueles que como neste caso, decidiram explorar pobres pessoas fazendo-os trabalhar nas minas.
      Portanto se alguém tem culpa, é quem decide fazer o que é mau.
      Bom ano!

      • Claro que existe… existe dentro da cabeça de alguns!!
        E é precisamente por isso que “não força nem condiciona as decisões das pessoas”!…
        Na Índia (tal como aconteceu na mina da Tailândia), se estiverem à espera de milagres ou de deus, estão bem servidos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.