/

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu “como um presente para a cidade”.

Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de Gustav Klimt — “Retrato de Uma Senhora” —, que estava desaparecida há 23 anos e que foi encontrada, em dezembro do ano passado, por um jardineiro da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza, Itália.

Na última sexta-feira, especialistas de arte confirmaram a autenticidade do quadro, que estava escondido no interior de uma parede exterior da galeria.

Segundo o The Guardian, a polícia questionou os dois homens, que alegadamente fazem parte de um grupo envolvido em dezenas de roubos nesta cidade italiana e arredores, durante várias horas, depois de se terem declarado os autores do crime numa carta enviada ao jornalista Ermanno Mariani.

Na missiva enviada, os homens disseram que tinham roubado a pintura do famoso pintor austríaco, avaliada em 60 milhões de euros, em fevereiro de 1997, e afirmaram que a devolveram “como um presente para a cidade”.

“Eles disseram que devolveram o quadro há quatro anos”, disse ao jornal britânico Guido Gulieri, advogado da dupla de assaltantes. “Mas ainda não sabemos os detalhes de como isso aconteceu e o que exatamente aconteceu com a pintura nos anos seguintes. Eles já tinham confessado antes, mas não acreditaram neles.”

O advogado acrescenta que os homens deram às autoridades a morada de uma casa onde alegam que a pintura esteve guardada.

De acordo com o mesmo jornal, a polícia acredita que os ladrões usaram uma linha de pesca para prender a pintura na parede e arrastá-la através de uma claraboia aberta para o telhado da galeria, onde a moldura foi descartada.

A dupla admitiu a autoria do roubo 20 anos depois de este ter acontecido, o que significa, segundo o The Guardian, que provavelmente vão escapar à prisão, uma vez que o prazo de prescrição do crime já expirou.

Este era o segundo quadro mais valioso na lista de obras de arte desaparecidas em Itália, ficando apenas atrás de uma pintura de Caravaggio, roubada de uma igreja na Sicília, em 1969.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.