Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer.

James Mitchell foi o psicólogo responsável pela criação do “programa de tortura” da CIA, a agência de Inteligência dos Estados Unidos. “Eu suspeitava desde o início que acabaria aqui”, disse Mitchell a uma comissão militar na Baía de Guantánamo”, em Cuba, esta terça-feira.

Em Guantánamo, está a decorrer o julgamento dos cinco suspeitos de Al-Qaeda acusados de ajudar a planear a financiar os ataques terroristas às torres gémeas, no dia 11 de setembro de 2001.

O antigo militar aposentado da Força Aérea não está arrependido. “Eu acredito que a CIA estava a representar a América na ponta da lança”, atirou. De acordo com a VICE, Mitchell explicou que depois dos ataques, a CIA mudou a sua mentalidade, procurando novas táticas, incluindo algumas que ultrapassassem limites morais e legais.

Além disso, garante que nunca olhou para o “programa de tortura” como uma missão pessoal, mas sim como “uma missão da América”, já que estavam a tentar prevenir um novo ataque terrorista no país.

Confrontado pelo advogado de defesa, Mitchell foi imperativo: “Eu fiz-lo pelas vítimas e pelas suas famílias, não por si”. E acrescentou: “Vocês têm dito coisas falsas e maliciosas sobre mim e sobre o Dr. Jessen durante anos”. Bruce Jessen é o outro psicólogo que colaborou com Mitchell no programa de tortura aos suspeitos.

James Mitchell torturou Khalid Sheikh Mohammed, suspeito de planear os ataques juntamente com Bin Laden, através de uma técnica de afogamento simulado. Esta forma de tortura consiste em deitar a pessoas de costas, com a cabeça inclinada para trás, e lançar água sobre a cara da pessoa e para dentro das vias respiratórias.

Por isso, a equipa de defesa defende quaisquer declarações obtidas através das práticas de tortura não podem ser consideradas “voluntárias”.

Mitchell descreve-se como um funcionário contratado, que ofereceu recomendações, mas que não tinha o poder para assumir o controlo. Ainda assim, era muitas vezes ele que conduzia os interrogatórios aos suspeitos.

“Pensei na minha obrigação moral de proteger vidas americanas contra o desconforto temporário de terroristas que se rebelaram contra a América. Decidi que ia viver com isso”, disse, esta terça-feira. Pouco depois, confessou: “Deixem-me que vos diga para que saibam. Se fosse hoje, voltaria a fazê-lo“, afirmou.

Entretanto, o julgamento continua em Guantánamo, onde se espera que mais arguidos sejam ouvidos ao longo dos próximos dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …