Homem pede exumação do ex-Presidente dos EUA Warren Harding (para provar que é seu neto ilegítimo)

Os restos mortais do ex-presidente dos Estados Unidos Warren G. Harding podem ser exumados após um processo judicial do seu suposto neto, que afirma ser seu descendente de um dos seus casos extraconjugais.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o caso remonta a 2011, quando dois parentes conhecidos de Harding, o seu sobrinho-neto Peter Harding e a sua sobrinha-neta Abigail Harding, entraram em contacto com a família de James Blaesing, o alegado neto do presidente Harding.

O presidente Harding, que morreu de paragem cardíaca durante a sua presidência em 1923, esteve envolvido em vários casos extraconjugais. Uma das suas amantes conhecidas foi Nan Britton.

Rumores de uma criança fora do casamento circularam, especialmente após a publicação do livro de Britton, “The President’s Daughter”, em 1927. Acredita-se que a filha de Britton, Elizabeth Ann Blaesing, tenha sido a filha biológica de Harding, tornando-a a única linhagem descendente direta do ex-presidente. Harding não teve filhos com a sua esposa, a primeira-dama Florence Mabel Harding.

O contacto de Peter e Abigail com a família Blaesing em 2011 teve o objetivo de acabar com a “dúvida e mistério” que envolvia a linhagem paterna de Elizabeth Blaesing durante quase 100 anos.

Quatro anos depois, uma correspondência entre James Blaesing e dois descendentes de Harding levou AncestryDNA, a divisão de testes de ADN do Ancestry.com, a declarar a sua linhagem ao presidente oficial.

Desde então, Blaesing tem falado abertamente sobre a falta de reconhecimento que acredita que a sua avó e a sua mãe receberam, bem como os desafios que a sua suposta ancestralidade causou ao crescimento da sua família. “Estamos em 2020 e ninguém me perguntou nada”, disse Blaesing. “Não faço parte de nada. Nada. Os meus irmãos, eu mesmo, ninguém. Nós somos invisíveis. Estão a tratar-nos como trataram a minha avó”.

Porém, a questão não é se a afirmação de Blaesing de que é o neto biológico de Harding é verdadeira – isso foi aceite “como um facto” pela família Harding. O problema é a forma como a história oficial do presidente ignora esse ramo da sua árvore genealógica.

Os benfeitores estão atualmente a preparar-se para o centenário da eleição do presidente Harding em 1920, que será comemorado com melhorias no seu memorial, bem como a construção de um novo centro presidencial em Marion, a cidade de Ohio perto de onde o presidente nasceu.

Blaesing, que também é avô, afirma que merece “ter a sua história, a história da sua mãe e a história da sua avó incluídas nos salões e museus sagrados desta cidade” e espera que sua ação judicial para desenterrar os restos mortais do seu avô ajude a fortalecer essa reivindicação.

“Infelizmente, o reconhecimento público e a aceitação generalizada pelos descendentes, historiadores e biógrafos de que Blaesing é neto do presidente Harding não é suficiente para ele”, disseram parentes de Harding num processo judicial, chamando o processo de Blaesing de um “estratagema para atenção”.

A família Harding também argumenta que a sua mãe será reconhecida no novo museu. No entanto, isso não satisfez Blaesing, que acredita que a reivindicação da sua mãe como filha de um presidente será reduzida no museu. O homem diz que não foi contactado pelos Hardings para obter informações sobre a vida da sua mãe ou mesmo fotografias para serem usadas na exposição.

O pedido de Blaesing para desenterrar os restos mortais do avô pode enfrentar outro desafio, uma vez que a ex-primeira-dama está enterrada na mesma cripta dentro de um sarcófago separado onde jazem os restos mortais de Harding.

A casa e o memorial dos Harding estão sob os cuidados da Ohio History Connection, que instou o tribunal a considerar o direito da família de Mabel de se pronunciar sobre o assunto, uma vez que a exumação poderia danificar a cripta de mármore branco onde a ex-primeira-dama jaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …