Homem pede exumação do ex-Presidente dos EUA Warren Harding (para provar que é seu neto ilegítimo)

Os restos mortais do ex-presidente dos Estados Unidos Warren G. Harding podem ser exumados após um processo judicial do seu suposto neto, que afirma ser seu descendente de um dos seus casos extraconjugais.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o caso remonta a 2011, quando dois parentes conhecidos de Harding, o seu sobrinho-neto Peter Harding e a sua sobrinha-neta Abigail Harding, entraram em contacto com a família de James Blaesing, o alegado neto do presidente Harding.

O presidente Harding, que morreu de paragem cardíaca durante a sua presidência em 1923, esteve envolvido em vários casos extraconjugais. Uma das suas amantes conhecidas foi Nan Britton.

Rumores de uma criança fora do casamento circularam, especialmente após a publicação do livro de Britton, “The President’s Daughter”, em 1927. Acredita-se que a filha de Britton, Elizabeth Ann Blaesing, tenha sido a filha biológica de Harding, tornando-a a única linhagem descendente direta do ex-presidente. Harding não teve filhos com a sua esposa, a primeira-dama Florence Mabel Harding.

O contacto de Peter e Abigail com a família Blaesing em 2011 teve o objetivo de acabar com a “dúvida e mistério” que envolvia a linhagem paterna de Elizabeth Blaesing durante quase 100 anos.

Quatro anos depois, uma correspondência entre James Blaesing e dois descendentes de Harding levou AncestryDNA, a divisão de testes de ADN do Ancestry.com, a declarar a sua linhagem ao presidente oficial.

Desde então, Blaesing tem falado abertamente sobre a falta de reconhecimento que acredita que a sua avó e a sua mãe receberam, bem como os desafios que a sua suposta ancestralidade causou ao crescimento da sua família. “Estamos em 2020 e ninguém me perguntou nada”, disse Blaesing. “Não faço parte de nada. Nada. Os meus irmãos, eu mesmo, ninguém. Nós somos invisíveis. Estão a tratar-nos como trataram a minha avó”.

Porém, a questão não é se a afirmação de Blaesing de que é o neto biológico de Harding é verdadeira – isso foi aceite “como um facto” pela família Harding. O problema é a forma como a história oficial do presidente ignora esse ramo da sua árvore genealógica.

Os benfeitores estão atualmente a preparar-se para o centenário da eleição do presidente Harding em 1920, que será comemorado com melhorias no seu memorial, bem como a construção de um novo centro presidencial em Marion, a cidade de Ohio perto de onde o presidente nasceu.

Blaesing, que também é avô, afirma que merece “ter a sua história, a história da sua mãe e a história da sua avó incluídas nos salões e museus sagrados desta cidade” e espera que sua ação judicial para desenterrar os restos mortais do seu avô ajude a fortalecer essa reivindicação.

“Infelizmente, o reconhecimento público e a aceitação generalizada pelos descendentes, historiadores e biógrafos de que Blaesing é neto do presidente Harding não é suficiente para ele”, disseram parentes de Harding num processo judicial, chamando o processo de Blaesing de um “estratagema para atenção”.

A família Harding também argumenta que a sua mãe será reconhecida no novo museu. No entanto, isso não satisfez Blaesing, que acredita que a reivindicação da sua mãe como filha de um presidente será reduzida no museu. O homem diz que não foi contactado pelos Hardings para obter informações sobre a vida da sua mãe ou mesmo fotografias para serem usadas na exposição.

O pedido de Blaesing para desenterrar os restos mortais do avô pode enfrentar outro desafio, uma vez que a ex-primeira-dama está enterrada na mesma cripta dentro de um sarcófago separado onde jazem os restos mortais de Harding.

A casa e o memorial dos Harding estão sob os cuidados da Ohio History Connection, que instou o tribunal a considerar o direito da família de Mabel de se pronunciar sobre o assunto, uma vez que a exumação poderia danificar a cripta de mármore branco onde a ex-primeira-dama jaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …