Homem pede exumação do ex-Presidente dos EUA Warren Harding (para provar que é seu neto ilegítimo)

Os restos mortais do ex-presidente dos Estados Unidos Warren G. Harding podem ser exumados após um processo judicial do seu suposto neto, que afirma ser seu descendente de um dos seus casos extraconjugais.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o caso remonta a 2011, quando dois parentes conhecidos de Harding, o seu sobrinho-neto Peter Harding e a sua sobrinha-neta Abigail Harding, entraram em contacto com a família de James Blaesing, o alegado neto do presidente Harding.

O presidente Harding, que morreu de paragem cardíaca durante a sua presidência em 1923, esteve envolvido em vários casos extraconjugais. Uma das suas amantes conhecidas foi Nan Britton.

Rumores de uma criança fora do casamento circularam, especialmente após a publicação do livro de Britton, “The President’s Daughter”, em 1927. Acredita-se que a filha de Britton, Elizabeth Ann Blaesing, tenha sido a filha biológica de Harding, tornando-a a única linhagem descendente direta do ex-presidente. Harding não teve filhos com a sua esposa, a primeira-dama Florence Mabel Harding.

O contacto de Peter e Abigail com a família Blaesing em 2011 teve o objetivo de acabar com a “dúvida e mistério” que envolvia a linhagem paterna de Elizabeth Blaesing durante quase 100 anos.

Quatro anos depois, uma correspondência entre James Blaesing e dois descendentes de Harding levou AncestryDNA, a divisão de testes de ADN do Ancestry.com, a declarar a sua linhagem ao presidente oficial.

Desde então, Blaesing tem falado abertamente sobre a falta de reconhecimento que acredita que a sua avó e a sua mãe receberam, bem como os desafios que a sua suposta ancestralidade causou ao crescimento da sua família. “Estamos em 2020 e ninguém me perguntou nada”, disse Blaesing. “Não faço parte de nada. Nada. Os meus irmãos, eu mesmo, ninguém. Nós somos invisíveis. Estão a tratar-nos como trataram a minha avó”.

Porém, a questão não é se a afirmação de Blaesing de que é o neto biológico de Harding é verdadeira – isso foi aceite “como um facto” pela família Harding. O problema é a forma como a história oficial do presidente ignora esse ramo da sua árvore genealógica.

Os benfeitores estão atualmente a preparar-se para o centenário da eleição do presidente Harding em 1920, que será comemorado com melhorias no seu memorial, bem como a construção de um novo centro presidencial em Marion, a cidade de Ohio perto de onde o presidente nasceu.

Blaesing, que também é avô, afirma que merece “ter a sua história, a história da sua mãe e a história da sua avó incluídas nos salões e museus sagrados desta cidade” e espera que sua ação judicial para desenterrar os restos mortais do seu avô ajude a fortalecer essa reivindicação.

“Infelizmente, o reconhecimento público e a aceitação generalizada pelos descendentes, historiadores e biógrafos de que Blaesing é neto do presidente Harding não é suficiente para ele”, disseram parentes de Harding num processo judicial, chamando o processo de Blaesing de um “estratagema para atenção”.

A família Harding também argumenta que a sua mãe será reconhecida no novo museu. No entanto, isso não satisfez Blaesing, que acredita que a reivindicação da sua mãe como filha de um presidente será reduzida no museu. O homem diz que não foi contactado pelos Hardings para obter informações sobre a vida da sua mãe ou mesmo fotografias para serem usadas na exposição.

O pedido de Blaesing para desenterrar os restos mortais do avô pode enfrentar outro desafio, uma vez que a ex-primeira-dama está enterrada na mesma cripta dentro de um sarcófago separado onde jazem os restos mortais de Harding.

A casa e o memorial dos Harding estão sob os cuidados da Ohio History Connection, que instou o tribunal a considerar o direito da família de Mabel de se pronunciar sobre o assunto, uma vez que a exumação poderia danificar a cripta de mármore branco onde a ex-primeira-dama jaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …