Pela primeira vez em França, homem foi multado por assediar mulher na rua

Pela primeira vez em França, desde que a chamada “lei do piropo” foi aprovada em agosto, um homem foi multado por assediar uma mulher na rua.

Segundo a BBC, o homem recebeu uma multa de 300 euros por assédio sexual, depois de ter dado uma palmada no rabo de uma jovem de 21 anos num autocarro e de ter feito comentários sobre a sua aparência.

Esta é a primeira condenação para este tipo de crime, depois de ter sido aprovada, em agosto, a chamada “lei do piropo” que pode levar a multas até 750 euros.

De acordo com a emissora britânica, o homem estava bêbedo quando entrou no autocarro em Draveil, Essonne, no sul de Paris, e foi travado pelo motorista que o imobilizou até a polícia chegar ao local.

O homem de 31 anos também foi sentenciado a três meses de prisão não só pelo caso de agressão sexual contra a jovem, mas também por ter tentado agredir o motorista.

A ministra responsável pela legislação, Marlene Schiappa, congratulou a decisão do tribunal e elogiou a reação do motorista. “Bravo pela reação do motorista do autocarro e pela sentença proferida. Juntos vamos colocar um fim na violência sexista e sexual”.

Esta legislação também está em vigor em Portugal, desde agosto de 2015, e noutros países como a Argentina e Peru. No nosso país, segundo o artigo 170.º do Código Penal, “quem importunar outra pessoa, praticando perante ela atos de caráter exibicionista, formulando propostas de teor sexual ou constrangendo-a a contacto de natureza sexual, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.

O Ministério Público concluiu 93 acusações e instaurou 870 inquéritos em 2017, números esses que têm vindo a aumentar de ano para ano. Em 2016, o MP instaurou 733 inquéritos e deduziu 75 acusações. Um ano antes, foram instaurados 659 inquéritos e deduzidas 64 acusações.

Em França, campanhas como #balancetonporc (algo como “denuncia o teu porco”) levaram a um aumento de 31% nas queixas de crimes sexuais, no último trimestre de 2017.

Várias personalidades, inclusive um ministro, foram investigados por supostas violações no país. O Presidente francês, Emmanuel Macron, tinha prometido na campanha eleitoral que a igualdade de género seria uma das grandes causas do seu mandato.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. anda tudo do avesso
    sou condenado (prisao ou multa) por mandar um piropo a uma mulher/homem dizendo que é uma bras, jeitosa, etc,
    mas depois os tribunais absolvem com penas suspensas os violadores, pedofilos e afins
    mando um piropo e sou condenado eles violam as pessoas e saiem em liberdade sem probelas

    • Ja sabe o que tem de fazer no futuro, em vez de mandar 1 piropo a 1a mulher, viole a, corre menos riscos de ter problemas com a “justiça”

RESPONDER

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …