Pela primeira vez em França, homem foi multado por assediar mulher na rua

Pela primeira vez em França, desde que a chamada “lei do piropo” foi aprovada em agosto, um homem foi multado por assediar uma mulher na rua.

Segundo a BBC, o homem recebeu uma multa de 300 euros por assédio sexual, depois de ter dado uma palmada no rabo de uma jovem de 21 anos num autocarro e de ter feito comentários sobre a sua aparência.

Esta é a primeira condenação para este tipo de crime, depois de ter sido aprovada, em agosto, a chamada “lei do piropo” que pode levar a multas até 750 euros.

De acordo com a emissora britânica, o homem estava bêbedo quando entrou no autocarro em Draveil, Essonne, no sul de Paris, e foi travado pelo motorista que o imobilizou até a polícia chegar ao local.

O homem de 31 anos também foi sentenciado a três meses de prisão não só pelo caso de agressão sexual contra a jovem, mas também por ter tentado agredir o motorista.

A ministra responsável pela legislação, Marlene Schiappa, congratulou a decisão do tribunal e elogiou a reação do motorista. “Bravo pela reação do motorista do autocarro e pela sentença proferida. Juntos vamos colocar um fim na violência sexista e sexual”.

Esta legislação também está em vigor em Portugal, desde agosto de 2015, e noutros países como a Argentina e Peru. No nosso país, segundo o artigo 170.º do Código Penal, “quem importunar outra pessoa, praticando perante ela atos de caráter exibicionista, formulando propostas de teor sexual ou constrangendo-a a contacto de natureza sexual, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.

O Ministério Público concluiu 93 acusações e instaurou 870 inquéritos em 2017, números esses que têm vindo a aumentar de ano para ano. Em 2016, o MP instaurou 733 inquéritos e deduziu 75 acusações. Um ano antes, foram instaurados 659 inquéritos e deduzidas 64 acusações.

Em França, campanhas como #balancetonporc (algo como “denuncia o teu porco”) levaram a um aumento de 31% nas queixas de crimes sexuais, no último trimestre de 2017.

Várias personalidades, inclusive um ministro, foram investigados por supostas violações no país. O Presidente francês, Emmanuel Macron, tinha prometido na campanha eleitoral que a igualdade de género seria uma das grandes causas do seu mandato.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. anda tudo do avesso
    sou condenado (prisao ou multa) por mandar um piropo a uma mulher/homem dizendo que é uma bras, jeitosa, etc,
    mas depois os tribunais absolvem com penas suspensas os violadores, pedofilos e afins
    mando um piropo e sou condenado eles violam as pessoas e saiem em liberdade sem probelas

    • Ja sabe o que tem de fazer no futuro, em vez de mandar 1 piropo a 1a mulher, viole a, corre menos riscos de ter problemas com a “justiça”

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …