Pela primeira vez em França, homem foi multado por assediar mulher na rua

Pela primeira vez em França, desde que a chamada “lei do piropo” foi aprovada em agosto, um homem foi multado por assediar uma mulher na rua.

Segundo a BBC, o homem recebeu uma multa de 300 euros por assédio sexual, depois de ter dado uma palmada no rabo de uma jovem de 21 anos num autocarro e de ter feito comentários sobre a sua aparência.

Esta é a primeira condenação para este tipo de crime, depois de ter sido aprovada, em agosto, a chamada “lei do piropo” que pode levar a multas até 750 euros.

De acordo com a emissora britânica, o homem estava bêbedo quando entrou no autocarro em Draveil, Essonne, no sul de Paris, e foi travado pelo motorista que o imobilizou até a polícia chegar ao local.

O homem de 31 anos também foi sentenciado a três meses de prisão não só pelo caso de agressão sexual contra a jovem, mas também por ter tentado agredir o motorista.

A ministra responsável pela legislação, Marlene Schiappa, congratulou a decisão do tribunal e elogiou a reação do motorista. “Bravo pela reação do motorista do autocarro e pela sentença proferida. Juntos vamos colocar um fim na violência sexista e sexual”.

Esta legislação também está em vigor em Portugal, desde agosto de 2015, e noutros países como a Argentina e Peru. No nosso país, segundo o artigo 170.º do Código Penal, “quem importunar outra pessoa, praticando perante ela atos de caráter exibicionista, formulando propostas de teor sexual ou constrangendo-a a contacto de natureza sexual, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.

O Ministério Público concluiu 93 acusações e instaurou 870 inquéritos em 2017, números esses que têm vindo a aumentar de ano para ano. Em 2016, o MP instaurou 733 inquéritos e deduziu 75 acusações. Um ano antes, foram instaurados 659 inquéritos e deduzidas 64 acusações.

Em França, campanhas como #balancetonporc (algo como “denuncia o teu porco”) levaram a um aumento de 31% nas queixas de crimes sexuais, no último trimestre de 2017.

Várias personalidades, inclusive um ministro, foram investigados por supostas violações no país. O Presidente francês, Emmanuel Macron, tinha prometido na campanha eleitoral que a igualdade de género seria uma das grandes causas do seu mandato.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. anda tudo do avesso
    sou condenado (prisao ou multa) por mandar um piropo a uma mulher/homem dizendo que é uma bras, jeitosa, etc,
    mas depois os tribunais absolvem com penas suspensas os violadores, pedofilos e afins
    mando um piropo e sou condenado eles violam as pessoas e saiem em liberdade sem probelas

    • Ja sabe o que tem de fazer no futuro, em vez de mandar 1 piropo a 1a mulher, viole a, corre menos riscos de ter problemas com a “justiça”

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …