Homem memorizou cartões de crédito de mais de 1.300 pessoas no Japão

.shock / photoxpress

Um homem que trabalhava em part-time como caixa num centro comercial em Tóquio, no Japão, roubou informações dos cartões de crédito de mais de 1.300 clientes apenas com a sua memória fotográfica.

Yusuke Taniguchi, funcionário de uma loja em Tóquio, memorizava os 16 dígitos dos cartões de crédito de clientes, o código de segurança e ainda a data de validade para fazer compras online.

Sempre que um cliente pagava com cartão de crédito, Yusuke Taniguchi, de 34 anos, memorizava o nome, data de validade e os 19 dígitos do código de segurança de cada cartão – tudo enquanto a compra era efetuada, revela o jornal online japonês JapanToday.

O esquema foi descoberto quando Taniguchi comprou duas malas no valor de 2.500 dólares (2.266 euros), que iriam ser entregues no seu apartamento. No momento da entrega, a polícia apareceu, com o suspeito a confessar que ia vender os artigos que comprou numa loja de penhores e usar esse dinheiro para pagar as suas despesas.

Depois de preso em março deste ano, a polícia encontrou um caderno com dezenas de nomes e números e está a tentar ligá-los a incidentes passados para determinar o âmbito dos alegados crimes de Taniguchi.

De acordo com o Gizmodo, há algum debate sobre se Yusuke Taniguchi tem ou não uma memória fotográfica – que permite que os detalhes sejam recuperados com precisão meses depois de serem observados – ou uma memória eidética, que permite que sejam recuperados com precisão durante alguns minutos depois, dado que mantinha um bloco de notas com todas as informações.

A fraude é um lembrete de que estar vigilante na proteção contra scammers de cartão de crédito não é suficiente para protegê-lo completamente ao fazer compras com cartão de crédito.

Recursos como poder tocar rapidamente para pagar compras ajudam a manter os detalhes listados no seu cartão longe de olhares indiscretos, mas a monitorização regular do histórico de compras é importante para garantir que você não seja vítima de roubo.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …