Homem memorizou cartões de crédito de mais de 1.300 pessoas no Japão

1

.shock / photoxpress

Um homem que trabalhava em part-time como caixa num centro comercial em Tóquio, no Japão, roubou informações dos cartões de crédito de mais de 1.300 clientes apenas com a sua memória fotográfica.

Yusuke Taniguchi, funcionário de uma loja em Tóquio, memorizava os 16 dígitos dos cartões de crédito de clientes, o código de segurança e ainda a data de validade para fazer compras online.

Sempre que um cliente pagava com cartão de crédito, Yusuke Taniguchi, de 34 anos, memorizava o nome, data de validade e os 19 dígitos do código de segurança de cada cartão – tudo enquanto a compra era efetuada, revela o jornal online japonês JapanToday.

O esquema foi descoberto quando Taniguchi comprou duas malas no valor de 2.500 dólares (2.266 euros), que iriam ser entregues no seu apartamento. No momento da entrega, a polícia apareceu, com o suspeito a confessar que ia vender os artigos que comprou numa loja de penhores e usar esse dinheiro para pagar as suas despesas.

Depois de preso em março deste ano, a polícia encontrou um caderno com dezenas de nomes e números e está a tentar ligá-los a incidentes passados para determinar o âmbito dos alegados crimes de Taniguchi.

De acordo com o Gizmodo, há algum debate sobre se Yusuke Taniguchi tem ou não uma memória fotográfica – que permite que os detalhes sejam recuperados com precisão meses depois de serem observados – ou uma memória eidética, que permite que sejam recuperados com precisão durante alguns minutos depois, dado que mantinha um bloco de notas com todas as informações.

A fraude é um lembrete de que estar vigilante na proteção contra scammers de cartão de crédito não é suficiente para protegê-lo completamente ao fazer compras com cartão de crédito.

Recursos como poder tocar rapidamente para pagar compras ajudam a manter os detalhes listados no seu cartão longe de olhares indiscretos, mas a monitorização regular do histórico de compras é importante para garantir que você não seja vítima de roubo.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.