Homem forte de Rui Rio envolvido em suspeitas de favorecimento a dirigente do PSD

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e da Distrital de Aveiro do PSD.

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, que foi director de campanha de Rui Rio, nas últimas eleições no PSD, está envolvido em suspeitas de favorecimento à empresa do líder da concelhia social-democrata daquela cidade do distrito de Aveiro.

Em causa estão contratos na ordem dos 2,2 milhões de euros assinados pela Câmara de Ovar com clubes e associações desportivas da cidade para a instalação de relvados sintéticos nos seus campos de futebol.

O Observador atesta que muitos destes contratos “foram directamente adjudicados” à Safina, empresa do líder da concelhia do PSD de Ovar, Pedro Coelho, que actualmente também é vereador na autarquia da cidade.

Oito relvados sintéticos terão sido instalados em dois anos, com a assinatura de contratos-programa individuais estabelecidos pela autarquia com cada um dos clubes envolvidos. A adjudicação das empreitadas foi feita pelos próprios clubes directamente com a Safina. A Câmara transferiu as verbas para os clubes e estes pagavam à empresa, conforme relata o Observador.

Este cenário leva Salvador Malheiro, que também é presidente da distrital de Aveiro do PSD, a salientar à publicação que “a responsabilidade da contratação do empreiteiro nada tem a ver com a Câmara Municipal de Ovar”.

Uma versão contrariada pelo presidente de uma das entidades beneficiadas, a Associação Recreativa e Cultural de São Vicente. “Foi a Câmara quem arranjou o empreiteiro”, garante esta fonte ao Observador.

Mas a publicação apurou que Pedro Coelho chegou a participar em pelo menos uma reunião na Câmara, com a presença de dirigentes dos clubes envolvidos, para falar dos relvados sintéticos, antes de ter sido eleito vereador na autarquia e de a sua empresa ter sido contratada.

Pedro Coelho terá participado na reunião como “representante” de uma construtora do Algarve, apurou o Observador.

A publicação também acrescenta que “Pedro Coelho chegou a enviar três orçamentos de empresas diferentes a dirigentes de pelo menos um dos clubes para justificar a escolha da Safina – que aparecia com a proposta mais barata”. Isto antes de a adjudicação das obras ter sido feita.

O processo está, deste modo, envolto em suspeitas de favorecimento da autarquia que é liderada por “um dos homens fortes” de Rui Rio, como nota o Observador, lembrando que Salvador Malheiro “faz parte do núcleo duro” do novo presidente do PSD, além de ter sido seu director de campanha.

O autarca tem estado envolvido noutras polémicas, nomeadamente a da alegada inscrição irregular de militantes na concelhia do PSD em Ovar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ah,olha que surpresa a minha,uma pessoa da camara com pelouro a cometewr irregularidades ah e do psd e cds olha isto nunca tinha acontecido nestes 2 partidos pois nao??ah que SURPRESA

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …