Homem forte de Rui Rio envolvido em suspeitas de favorecimento a dirigente do PSD

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e da Distrital de Aveiro do PSD.

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, que foi director de campanha de Rui Rio, nas últimas eleições no PSD, está envolvido em suspeitas de favorecimento à empresa do líder da concelhia social-democrata daquela cidade do distrito de Aveiro.

Em causa estão contratos na ordem dos 2,2 milhões de euros assinados pela Câmara de Ovar com clubes e associações desportivas da cidade para a instalação de relvados sintéticos nos seus campos de futebol.

O Observador atesta que muitos destes contratos “foram directamente adjudicados” à Safina, empresa do líder da concelhia do PSD de Ovar, Pedro Coelho, que actualmente também é vereador na autarquia da cidade.

Oito relvados sintéticos terão sido instalados em dois anos, com a assinatura de contratos-programa individuais estabelecidos pela autarquia com cada um dos clubes envolvidos. A adjudicação das empreitadas foi feita pelos próprios clubes directamente com a Safina. A Câmara transferiu as verbas para os clubes e estes pagavam à empresa, conforme relata o Observador.

Este cenário leva Salvador Malheiro, que também é presidente da distrital de Aveiro do PSD, a salientar à publicação que “a responsabilidade da contratação do empreiteiro nada tem a ver com a Câmara Municipal de Ovar”.

Uma versão contrariada pelo presidente de uma das entidades beneficiadas, a Associação Recreativa e Cultural de São Vicente. “Foi a Câmara quem arranjou o empreiteiro”, garante esta fonte ao Observador.

Mas a publicação apurou que Pedro Coelho chegou a participar em pelo menos uma reunião na Câmara, com a presença de dirigentes dos clubes envolvidos, para falar dos relvados sintéticos, antes de ter sido eleito vereador na autarquia e de a sua empresa ter sido contratada.

Pedro Coelho terá participado na reunião como “representante” de uma construtora do Algarve, apurou o Observador.

A publicação também acrescenta que “Pedro Coelho chegou a enviar três orçamentos de empresas diferentes a dirigentes de pelo menos um dos clubes para justificar a escolha da Safina – que aparecia com a proposta mais barata”. Isto antes de a adjudicação das obras ter sido feita.

O processo está, deste modo, envolto em suspeitas de favorecimento da autarquia que é liderada por “um dos homens fortes” de Rui Rio, como nota o Observador, lembrando que Salvador Malheiro “faz parte do núcleo duro” do novo presidente do PSD, além de ter sido seu director de campanha.

O autarca tem estado envolvido noutras polémicas, nomeadamente a da alegada inscrição irregular de militantes na concelhia do PSD em Ovar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ah,olha que surpresa a minha,uma pessoa da camara com pelouro a cometewr irregularidades ah e do psd e cds olha isto nunca tinha acontecido nestes 2 partidos pois nao??ah que SURPRESA

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …