Homem forte de Rui Rio envolvido em suspeitas de favorecimento a dirigente do PSD

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e da Distrital de Aveiro do PSD.

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, que foi director de campanha de Rui Rio, nas últimas eleições no PSD, está envolvido em suspeitas de favorecimento à empresa do líder da concelhia social-democrata daquela cidade do distrito de Aveiro.

Em causa estão contratos na ordem dos 2,2 milhões de euros assinados pela Câmara de Ovar com clubes e associações desportivas da cidade para a instalação de relvados sintéticos nos seus campos de futebol.

O Observador atesta que muitos destes contratos “foram directamente adjudicados” à Safina, empresa do líder da concelhia do PSD de Ovar, Pedro Coelho, que actualmente também é vereador na autarquia da cidade.

Oito relvados sintéticos terão sido instalados em dois anos, com a assinatura de contratos-programa individuais estabelecidos pela autarquia com cada um dos clubes envolvidos. A adjudicação das empreitadas foi feita pelos próprios clubes directamente com a Safina. A Câmara transferiu as verbas para os clubes e estes pagavam à empresa, conforme relata o Observador.

Este cenário leva Salvador Malheiro, que também é presidente da distrital de Aveiro do PSD, a salientar à publicação que “a responsabilidade da contratação do empreiteiro nada tem a ver com a Câmara Municipal de Ovar”.

Uma versão contrariada pelo presidente de uma das entidades beneficiadas, a Associação Recreativa e Cultural de São Vicente. “Foi a Câmara quem arranjou o empreiteiro”, garante esta fonte ao Observador.

Mas a publicação apurou que Pedro Coelho chegou a participar em pelo menos uma reunião na Câmara, com a presença de dirigentes dos clubes envolvidos, para falar dos relvados sintéticos, antes de ter sido eleito vereador na autarquia e de a sua empresa ter sido contratada.

Pedro Coelho terá participado na reunião como “representante” de uma construtora do Algarve, apurou o Observador.

A publicação também acrescenta que “Pedro Coelho chegou a enviar três orçamentos de empresas diferentes a dirigentes de pelo menos um dos clubes para justificar a escolha da Safina – que aparecia com a proposta mais barata”. Isto antes de a adjudicação das obras ter sido feita.

O processo está, deste modo, envolto em suspeitas de favorecimento da autarquia que é liderada por “um dos homens fortes” de Rui Rio, como nota o Observador, lembrando que Salvador Malheiro “faz parte do núcleo duro” do novo presidente do PSD, além de ter sido seu director de campanha.

O autarca tem estado envolvido noutras polémicas, nomeadamente a da alegada inscrição irregular de militantes na concelhia do PSD em Ovar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ah,olha que surpresa a minha,uma pessoa da camara com pelouro a cometewr irregularidades ah e do psd e cds olha isto nunca tinha acontecido nestes 2 partidos pois nao??ah que SURPRESA

RESPONDER

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …