Homem forte de Rui Rio envolvido em suspeitas de favorecimento a dirigente do PSD

1

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e da Distrital de Aveiro do PSD.

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, que foi director de campanha de Rui Rio, nas últimas eleições no PSD, está envolvido em suspeitas de favorecimento à empresa do líder da concelhia social-democrata daquela cidade do distrito de Aveiro.

Em causa estão contratos na ordem dos 2,2 milhões de euros assinados pela Câmara de Ovar com clubes e associações desportivas da cidade para a instalação de relvados sintéticos nos seus campos de futebol.

O Observador atesta que muitos destes contratos “foram directamente adjudicados” à Safina, empresa do líder da concelhia do PSD de Ovar, Pedro Coelho, que actualmente também é vereador na autarquia da cidade.

Oito relvados sintéticos terão sido instalados em dois anos, com a assinatura de contratos-programa individuais estabelecidos pela autarquia com cada um dos clubes envolvidos. A adjudicação das empreitadas foi feita pelos próprios clubes directamente com a Safina. A Câmara transferiu as verbas para os clubes e estes pagavam à empresa, conforme relata o Observador.

Este cenário leva Salvador Malheiro, que também é presidente da distrital de Aveiro do PSD, a salientar à publicação que “a responsabilidade da contratação do empreiteiro nada tem a ver com a Câmara Municipal de Ovar”.

Uma versão contrariada pelo presidente de uma das entidades beneficiadas, a Associação Recreativa e Cultural de São Vicente. “Foi a Câmara quem arranjou o empreiteiro”, garante esta fonte ao Observador.

Mas a publicação apurou que Pedro Coelho chegou a participar em pelo menos uma reunião na Câmara, com a presença de dirigentes dos clubes envolvidos, para falar dos relvados sintéticos, antes de ter sido eleito vereador na autarquia e de a sua empresa ter sido contratada.

Pedro Coelho terá participado na reunião como “representante” de uma construtora do Algarve, apurou o Observador.

A publicação também acrescenta que “Pedro Coelho chegou a enviar três orçamentos de empresas diferentes a dirigentes de pelo menos um dos clubes para justificar a escolha da Safina – que aparecia com a proposta mais barata”. Isto antes de a adjudicação das obras ter sido feita.

O processo está, deste modo, envolto em suspeitas de favorecimento da autarquia que é liderada por “um dos homens fortes” de Rui Rio, como nota o Observador, lembrando que Salvador Malheiro “faz parte do núcleo duro” do novo presidente do PSD, além de ter sido seu director de campanha.

O autarca tem estado envolvido noutras polémicas, nomeadamente a da alegada inscrição irregular de militantes na concelhia do PSD em Ovar.

ZAP //

1 Comment

  1. ah,olha que surpresa a minha,uma pessoa da camara com pelouro a cometewr irregularidades ah e do psd e cds olha isto nunca tinha acontecido nestes 2 partidos pois nao??ah que SURPRESA

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.