Homem forte de Rui Rio envolvido em suspeitas de favorecimento a dirigente do PSD

PSD / Flickr

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara de Ovar e da Distrital de Aveiro do PSD.

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, que foi director de campanha de Rui Rio, nas últimas eleições no PSD, está envolvido em suspeitas de favorecimento à empresa do líder da concelhia social-democrata daquela cidade do distrito de Aveiro.

Em causa estão contratos na ordem dos 2,2 milhões de euros assinados pela Câmara de Ovar com clubes e associações desportivas da cidade para a instalação de relvados sintéticos nos seus campos de futebol.

O Observador atesta que muitos destes contratos “foram directamente adjudicados” à Safina, empresa do líder da concelhia do PSD de Ovar, Pedro Coelho, que actualmente também é vereador na autarquia da cidade.

Oito relvados sintéticos terão sido instalados em dois anos, com a assinatura de contratos-programa individuais estabelecidos pela autarquia com cada um dos clubes envolvidos. A adjudicação das empreitadas foi feita pelos próprios clubes directamente com a Safina. A Câmara transferiu as verbas para os clubes e estes pagavam à empresa, conforme relata o Observador.

Este cenário leva Salvador Malheiro, que também é presidente da distrital de Aveiro do PSD, a salientar à publicação que “a responsabilidade da contratação do empreiteiro nada tem a ver com a Câmara Municipal de Ovar”.

Uma versão contrariada pelo presidente de uma das entidades beneficiadas, a Associação Recreativa e Cultural de São Vicente. “Foi a Câmara quem arranjou o empreiteiro”, garante esta fonte ao Observador.

Mas a publicação apurou que Pedro Coelho chegou a participar em pelo menos uma reunião na Câmara, com a presença de dirigentes dos clubes envolvidos, para falar dos relvados sintéticos, antes de ter sido eleito vereador na autarquia e de a sua empresa ter sido contratada.

Pedro Coelho terá participado na reunião como “representante” de uma construtora do Algarve, apurou o Observador.

A publicação também acrescenta que “Pedro Coelho chegou a enviar três orçamentos de empresas diferentes a dirigentes de pelo menos um dos clubes para justificar a escolha da Safina – que aparecia com a proposta mais barata”. Isto antes de a adjudicação das obras ter sido feita.

O processo está, deste modo, envolto em suspeitas de favorecimento da autarquia que é liderada por “um dos homens fortes” de Rui Rio, como nota o Observador, lembrando que Salvador Malheiro “faz parte do núcleo duro” do novo presidente do PSD, além de ter sido seu director de campanha.

O autarca tem estado envolvido noutras polémicas, nomeadamente a da alegada inscrição irregular de militantes na concelhia do PSD em Ovar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ah,olha que surpresa a minha,uma pessoa da camara com pelouro a cometewr irregularidades ah e do psd e cds olha isto nunca tinha acontecido nestes 2 partidos pois nao??ah que SURPRESA

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …