Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime e sobre a mesma vítima.

O caso aconteceu na zona de Mem Martis, em Sintra, onde o homem de 38 anos saía para trabalhar, “deixando a vítima fechada em casa sem dinheiro e sem alimentos, levando a chave consigo”, segundo avançam as autoridades.

Quando chegava a casa, obrigava a mulher a cozinhar e a sentar-se ao seu lado na mesa, mas “não a deixava comer”.

As autoridades frisam que o detido “é ainda suspeito de obrigar a vítima a dormir num colchão, no chão, sem cobertor” e de, “sob ameaça com arma branca, forçá-la a manter consigo relações sexuais”.

A conduta do homem provocou à vítima “medo e inquietação, a coberto de um sentimento de impunidade”, uma vez que os factos ocorriam no interior da residência do casal, como apontam as autoridades.

De acordo com nota divulgada pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), “o arguido tinha sido absolvido da prática de um crime de violência doméstica, na pessoa da ofendida, por factos praticados entre o ano de 2015 e 15 de Outubro de 2016″.

Neste novo processo, o arguido é suspeito da “prática de um crime de violência doméstica, na pessoa da ofendida, por factos praticados após 15 de Outubro de 2016 até 14 de Setembro de 2018”, aponta a PGDL.

O homem, em prisão preventiva desde quarta-feira, “vivia com a sua companheira como se de marido e mulher se tratassem, desde pelo menos o ano de 2015” e “desde o início do relacionamento que a molesta física e psicologicamente“, constata ainda a PGDL.

Está “fortemente indiciado pela prática de crimes de violência doméstica agravada, de violação e de sequestro agravado”, refere também a nota da PGDL.

Após primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coacção de prisão preventiva, considerando-se que há perigo de continuação da actividade criminosa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Resta saber se será feito um trabalho de reabilitação sobre esta mente doentia…
    Não basta punir… É preciso CURAR o que está na origem deste comportamento desumano e absurdo….
    assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Rui Moreira admite fazer projetos "de renda acessível" no Porto. Mas Estado tem que financiar 50%

O presidente da Câmara do Porto admitiu na segunda-feira que se o Estado comparticipar com 50% o fundo de investimento para habitação social e renda acessível, a autarquia fará "todos os projetos públicos de renda …

Lalanda e Castro terá "lavado" 70 milhões de euros em sete anos

Paulo Lalanda e Castro, o principal arguido do caso Máfia do Sangue e ex-administrador em Portugal da farmacêutica Octapharma, continua a ser investigado pelas autoridades por suspeitas de fraude fiscal. Segundo avançou o Correio da Manhã, …

Embrulhos com cocaína dão à costa desde outubro no sudoeste de França

Desde outubro, dezenas de embrulhos com cocaína têm dado à costa nas praias do oeste de França, tendo já sido recuperados pelo menos 760 quilogramas desde a região de Saint-Nazaire ao País Basco. Apesar das fortes …

Há uma nova doença a atacar os castanheiros em Portugal

Um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) alertou esta terça-feira para a podridão da castanha, uma “nova doença” que está a atacar os castanheiros e que atingiu “especial evidência” este ano em …

Descoberta a causa das 39 mortes após uso de cigarros eletrónicos nos EUA

O acetato de vitamina E foi identificado como a causa provável das 39 mortes devido à utilização de cigarros eletrónicos nos EUA, na passada sexta-feira. O uso deste substituto do tabaco também já fez mais de …

Polícia francesa retira manifestantes catalães da autoestrada na fronteira

Manifestantes catalães bloquearam a AP-7, autoestrada que liga Espanha e França, esta segunda-feira, em protesto contra a condenação judicial de vários independentistas.  Segundo o Observador, que cita o jornal espanhol El País, a polícia francesa já …

Ex-Presidente dos EUA Jimmy Carter internado para intervenção cirúrgica

O antigo Presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter foi hospitalizado na segunda-feira e será esta terça-feira submetido a uma cirurgia para aliviar a pressão craniana causada por hemorragias após recentes quedas, anunciou a porta-voz. O procedimento …

Caso EDP: António Costa levanta segredo de Estado

O primeiro-ministro autorizou o Ministério Público a aceder a documentos que estavam em segredo de Estado no âmbito do processo da EDP que investiga Manuel Pinho. Estão em causa documentos relacionados com negócios efectuados pela …

"Milhares de famílias" podem sofrer agravamento do IRS com propostas do Governo

O alerta é do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais durante o Governo de Passos Coelho. Paulo Núncio constata que as propostas do actual Governo para acentuar a progressividade do IRS, através da revisão dos …

Tensão escala em Hong Kong após divulgação de imagens de jovem baleado pela polícia

Esta segunda-feira, os manifestantes pró-democracia que se juntaram no centro de Hong Kong gritaram a mesma palavra de ordem. "Cinco exigências. Nem uma a menos!" A tensão aumentou esta segunda-feira em Hong Kong, em mais um …