Homem de 101 anos resgatado dos escombros uma semana após o sismo no Nepal

Narendra Shrestha / EPA

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal, no início da semana

Um homem de 101 anos foi retirado no sábado dos escombros da sua casa no Nepal, uma semana após o terramoto que causou mais de sete mil mortos, disse hoje a polícia.

O idoso foi encontrado no sábado e foi hospitalizado, disse Arun Kumar Singh, um oficial da polícia local.

O balanço final do número de mortos do terremoto, que matou mais de sete mil pessoas e causou mais de 14.000 feridos em abril no Nepal será “muito maior”, advertiu hoje o ministro das Finanças do país dos Himalaias.

“Há aldeias que não temos sido capazes de alcançar, mas onde sabemos que todas as casas foram destruídas”, disse Ram Sharan Mahat.

“As réplicas são infinitas e nós acreditamos que o número final de mortos será muito maior”, acrescentou.

Por seu lado, o primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala, advertiu hoje em Katmandu que a crise humanitária que se seguiu ao terremoto pode piorar consideravelmente se as vítimas não recebem a ajuda de que necessitam antes da chegada das chuvas de monção.

Koirala proferiu estas declarações numa reunião com representantes do Programa Alimentar Mundial (PAM), na qual acrescentou nunca ter imaginado que um terremoto de 7,8 graus de magnitude pudesse atingir o Nepal, como aconteceu há uma semana.

O governante também pediu à comunidade internacional, com urgência, tendas, alimentos secos, equipamentos de purificação de água e medicamentos para as vítimas.

O PMA enviou alimentos para cerca de 80.000 vítimas do terremoto, segundo o diário local Himalayan Times.

As equipas de socorro elevam, diariamente, o número de vítimas do sismo à medida que vão conseguindo retirar corpos entre os escombros e acedendo a locais por vezes remotos ou de difícil acesso devido à destruição provocada pelo sismo.

O sismo ocorrido a 25 de abril provocou ainda elevados danos materiais, inclusivamente em edifícios classificado como património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …