Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Peter da Silva / EPA

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar futuros desastres.

O mapeamento preditivo tem sido uma ferramenta vital num esforço contínuo para identificar áreas florestais em risco e saber proativamente os riscos de incêndio. Este método analisa imagens para ver aquilo que os olhos humanos nem sempre veem.

Agora, o progresso em tecnologias como Inteligência Artificial (IA), drones e Internet das Coisas abriu novas formas de prevenir e responder melhor aos incêndios florestais. Para isso, a chave é ter muitos dados relevantes para esse local.

Usar tecnologia para recolher e distribuir dados

Os dados cruciais necessários para o planeamento da prevenção de incêndios florestais podem vir de várias fontes, incluindo sensores da Internet das Coisas (IoT) que recolhem dados meteorológicos, dados arquivados do passado, ferramentas de modelagem, imagens de satélite e até redes sociais.

Estas tecnologias podem convergir para reunir uma gama diversificada de dados, ajudando-nos a fazer previsões sobre a probabilidade de um evento ocorrer num local específico com mais velocidade e precisão do que nunca. Tais previsões fornecem informações oportunas e direcionadas que podem ajudar muito os serviços de emergência no desempenho das suas funções.

O objetivo agora deve ser integrar o uso destas tecnologias emergentes nos sistemas existentes dos departamentos estatais de serviços de emergência, que podem transmitir informações mais estrategicamente direcionadas às autoridades locais. Isto pode ser incorporado nos seus sistemas existentes.

As “redes mesh” — redes em malha — de próxima geração são uma tecnologia emergente possibilitada pela convergência do 5G, Inteligência artificial, milhões de sensores da Internet das Coisas (IoT) e Realidade Virtual e Aumentada.

Enquanto as redes mais antigas são baseadas num número limitado de pontos de acesso, nas redes em malha cada pessoa com um smartphone habilitado para 5G é um nó capaz de se conectar com todos os outros. Quando o serviço móvel 5G for lançado em Portugal, poderemos fazer isso.

Com esta tecnologia, as pessoas num incêndio florestal ou em outra área afetada por desastres podem criar uma “rede mesh” local através do seu smartphone. Assim, poderiam contribuir gravando vídeos em 360 graus, fazendo relatórios sobre eventos em desenvolvimento, tirando fotos etc., e depois distribuí-los para a rede.

A Inteligência Artificial pode produzir informações confiáveis sobre ambientes físicos, processando imagens capturadas. Ela integra os vídeos para criar hologramas ao vivo em tempo real. Esta forma de Realidade Virtual colocará os observadores no local, ajudando as autoridades fora do local.

Com os olhos no futuro

Está na hora de usarmos soluções do século XXI para enfrentar a crescente ameaça de incêndios florestais. Em muitas partes de Portugal, a questão é quando é que o desastre ocorrerá e não se ele ocorrerá.

Os socorristas que enfrentam um incêndio em avanço precisam de toda a ajuda possível, e as informações estrategicamente recolhidas pelos sistemas inteligentes darão aos bombeiros uma vantagem distinta.

As tecnologias discutidas acima são algumas das maneiras pelas quais podemos enfrentar o desafio. Precisamos de criar formas mais fortes e mais capazes de prevenir desastres sempre que possível, gerindo o desastre enquanto ele acontece e identificando maneiras de nos tornarmos mais resilientes a eles.

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …