Holanda quer proibir crianças não vacinadas nas creches (e não é o único país a fazê-lo)

Face ao surto de sarampo que afeta a Europa e à diminuição da taxa de vacinação no país, o governo da Holanda está a estudar um projeto de lei que poderá proibir a entrada nas creches de crianças não vacinadas para doenças como o sarampo.

De acordo com o jornal espanhol ABC, se a medida for aprovada, a Holanda vai juntar-se à França, Itália e Áustria, que também adotaram medidas similares para combater a disseminação de doenças contagiosas.

A proposta deve ser apresentada no Parlamento holandês já nos próximos meses, mas já conta com o apoio público de mais de uma centena de deputados.

“Como pai, tenho o direito de saber o quão seguro está o meu filho. Estamos a favor de um registo obrigatório e de dar às entidades de cuidado infantil a possibilidade de rejeitarem crianças que não estejam vacinadas”, disse o deputado socialista Peter Kwint, em declarações ao ABC.

Nos últimos anos, a taxa de vacinação na Holanda caiu para 90%, uma percentagem abaixo da recomenda pela Organização Mundial de Saúde. Esta quebra tem levado a que doenças dadas como praticamente extintas voltem a surgir e a ameaçar o bem estar e saúde dos cidadãos europeus.

O último surto de sarampo da Europa – considerado como o mais grave da última década – registou mais de 41 mil casos só nos primeiros seis meses do ano.

Recentemente, a OMS frisou que o vírus do sarampo é extremamente contagioso e é transmitido com rapidez entre pessoas suscetíveis, sublinhando que, para prevenir surtos, é necessário, pelo menos, uma cobertura de imunização de 95%, com duas doses de vacina a cada ano, em cada comunidade.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois é Um Atentado Há Liberdade das Pessoas . Eu se Fosse Pai Nesse País OU no MEU País Obrigado a Vaçinar os Meus Filhos sem o meu Consentimento, e Já Criei duas Filhas Sendo Obrigado a Vaçinalos, com Obrigatioridade,
    Dizia Ao Sistema de Saude , que Tomasse conta deles , que os Criasse , Até aos dezoitos Depois Quando Fossem Maiores Regressariam aos Pais . de ORIGEM . SE todos Fizessem e Tomassem Esta Atitude de Domínio Sobre as Vaçinas . GOSTARIA DE Vêr o Sistema a Aguentar-se DE Certeza , o que E a Lei Obrigatoriedade, nesta Matéria o Sistema Passaria a deliberar a Vontade de cada um Vaçinar-se ou Nâo.. Tenho Dito

    • “Vaçinar”?!
      Tu nem sequer sabes escrever, quanto mais…
      Vives sozinho no mundo? Não?
      Então mais respeito porque os outros não tem que levar com as tuas doenças nem com a tua falta de cultura/educação!…

  2. “Vaçinar”?!
    Tu nem sequer sabes escrever, quanto mais…
    Vives sozinho no mundo? Não?
    Então mais respeito porque os outros não tem que levar com as tuas doenças nem com a tua falta de cultura/educação!…

RESPONDER

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …