Holanda quer proibir crianças não vacinadas nas creches (e não é o único país a fazê-lo)

Face ao surto de sarampo que afeta a Europa e à diminuição da taxa de vacinação no país, o governo da Holanda está a estudar um projeto de lei que poderá proibir a entrada nas creches de crianças não vacinadas para doenças como o sarampo.

De acordo com o jornal espanhol ABC, se a medida for aprovada, a Holanda vai juntar-se à França, Itália e Áustria, que também adotaram medidas similares para combater a disseminação de doenças contagiosas.

A proposta deve ser apresentada no Parlamento holandês já nos próximos meses, mas já conta com o apoio público de mais de uma centena de deputados.

“Como pai, tenho o direito de saber o quão seguro está o meu filho. Estamos a favor de um registo obrigatório e de dar às entidades de cuidado infantil a possibilidade de rejeitarem crianças que não estejam vacinadas”, disse o deputado socialista Peter Kwint, em declarações ao ABC.

Nos últimos anos, a taxa de vacinação na Holanda caiu para 90%, uma percentagem abaixo da recomenda pela Organização Mundial de Saúde. Esta quebra tem levado a que doenças dadas como praticamente extintas voltem a surgir e a ameaçar o bem estar e saúde dos cidadãos europeus.

O último surto de sarampo da Europa – considerado como o mais grave da última década – registou mais de 41 mil casos só nos primeiros seis meses do ano.

Recentemente, a OMS frisou que o vírus do sarampo é extremamente contagioso e é transmitido com rapidez entre pessoas suscetíveis, sublinhando que, para prevenir surtos, é necessário, pelo menos, uma cobertura de imunização de 95%, com duas doses de vacina a cada ano, em cada comunidade.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois é Um Atentado Há Liberdade das Pessoas . Eu se Fosse Pai Nesse País OU no MEU País Obrigado a Vaçinar os Meus Filhos sem o meu Consentimento, e Já Criei duas Filhas Sendo Obrigado a Vaçinalos, com Obrigatioridade,
    Dizia Ao Sistema de Saude , que Tomasse conta deles , que os Criasse , Até aos dezoitos Depois Quando Fossem Maiores Regressariam aos Pais . de ORIGEM . SE todos Fizessem e Tomassem Esta Atitude de Domínio Sobre as Vaçinas . GOSTARIA DE Vêr o Sistema a Aguentar-se DE Certeza , o que E a Lei Obrigatoriedade, nesta Matéria o Sistema Passaria a deliberar a Vontade de cada um Vaçinar-se ou Nâo.. Tenho Dito

    • “Vaçinar”?!
      Tu nem sequer sabes escrever, quanto mais…
      Vives sozinho no mundo? Não?
      Então mais respeito porque os outros não tem que levar com as tuas doenças nem com a tua falta de cultura/educação!…

  2. “Vaçinar”?!
    Tu nem sequer sabes escrever, quanto mais…
    Vives sozinho no mundo? Não?
    Então mais respeito porque os outros não tem que levar com as tuas doenças nem com a tua falta de cultura/educação!…

RESPONDER

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …