Holanda quer proibir crianças não vacinadas nas creches (e não é o único país a fazê-lo)

Face ao surto de sarampo que afeta a Europa e à diminuição da taxa de vacinação no país, o governo da Holanda está a estudar um projeto de lei que poderá proibir a entrada nas creches de crianças não vacinadas para doenças como o sarampo.

De acordo com o jornal espanhol ABC, se a medida for aprovada, a Holanda vai juntar-se à França, Itália e Áustria, que também adotaram medidas similares para combater a disseminação de doenças contagiosas.

A proposta deve ser apresentada no Parlamento holandês já nos próximos meses, mas já conta com o apoio público de mais de uma centena de deputados.

“Como pai, tenho o direito de saber o quão seguro está o meu filho. Estamos a favor de um registo obrigatório e de dar às entidades de cuidado infantil a possibilidade de rejeitarem crianças que não estejam vacinadas”, disse o deputado socialista Peter Kwint, em declarações ao ABC.

Nos últimos anos, a taxa de vacinação na Holanda caiu para 90%, uma percentagem abaixo da recomenda pela Organização Mundial de Saúde. Esta quebra tem levado a que doenças dadas como praticamente extintas voltem a surgir e a ameaçar o bem estar e saúde dos cidadãos europeus.

O último surto de sarampo da Europa – considerado como o mais grave da última década – registou mais de 41 mil casos só nos primeiros seis meses do ano.

Recentemente, a OMS frisou que o vírus do sarampo é extremamente contagioso e é transmitido com rapidez entre pessoas suscetíveis, sublinhando que, para prevenir surtos, é necessário, pelo menos, uma cobertura de imunização de 95%, com duas doses de vacina a cada ano, em cada comunidade.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois é Um Atentado Há Liberdade das Pessoas . Eu se Fosse Pai Nesse País OU no MEU País Obrigado a Vaçinar os Meus Filhos sem o meu Consentimento, e Já Criei duas Filhas Sendo Obrigado a Vaçinalos, com Obrigatioridade,
    Dizia Ao Sistema de Saude , que Tomasse conta deles , que os Criasse , Até aos dezoitos Depois Quando Fossem Maiores Regressariam aos Pais . de ORIGEM . SE todos Fizessem e Tomassem Esta Atitude de Domínio Sobre as Vaçinas . GOSTARIA DE Vêr o Sistema a Aguentar-se DE Certeza , o que E a Lei Obrigatoriedade, nesta Matéria o Sistema Passaria a deliberar a Vontade de cada um Vaçinar-se ou Nâo.. Tenho Dito

    • “Vaçinar”?!
      Tu nem sequer sabes escrever, quanto mais…
      Vives sozinho no mundo? Não?
      Então mais respeito porque os outros não tem que levar com as tuas doenças nem com a tua falta de cultura/educação!…

  2. “Vaçinar”?!
    Tu nem sequer sabes escrever, quanto mais…
    Vives sozinho no mundo? Não?
    Então mais respeito porque os outros não tem que levar com as tuas doenças nem com a tua falta de cultura/educação!…

RESPONDER

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …