Holanda já tem uma ciclovia feita de plástico reciclado

A primeira ciclovia feita a partir de plástico reciclado foi inaugurada, esta semana, na Holanda, como parte de um projeto piloto que pretende fazer mais destas estradas em todo o país.

Segundo o The Guardian, trata-se de uma ciclovia de 30 metros, feita a partir de plástico reciclado (garrafas, copos e embalagens), com o equivalente a 218 mil copos de plástico e espera-se que seja mais durável do que uma alternativa de asfalto.

A ciclovia, a primeira no mundo deste género, foi aberta no dia 11 de setembro, em Zwolle. Além de ser uma ideia inovadora, também possui sensores que permitem medir fatores como a temperatura e o número de bicicletas que por lá passam.

De acordo com o jornal britânico, os blocos que a compõem são leves e ocos, sendo mais fáceis de transportar e tornando a instalação mais rápida. Os cabos e canos podem ser facilmente instalados no interior, permitindo assim o desaguamento das águas da chuva.

O projeto piloto, chamado de Plastic Road, foi desenvolvido pela empresa de engenharia holandesa KWS, em parceria com a Total, empresa do setor petroquímico e energético, e da Wavin, que fabrica tubos.

O objetivo é que uma segunda ciclovia seja instalada brevemente em Giethoorn, Overijssel, sendo que Roterdão será provavelmente a cidade com maior probabilidade de adotar esta tecnologia.

“Esta primeira ciclovia é um grande passo para um futuro sustentável. Quando inventámos este conceito, não sabíamos como construir uma estrada de plástico. Agora sabemos”, afirmam os dois criadores do projeto, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma.

O asfalto é responsável por 1,5 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente a 2% das emissões globais do transporte rodoviário, segundo o diário inglês. Além disso, todos os anos, são produzidos 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos na Europa, sendo que menos de 30% são recolhidos para reciclagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …

Conselho das Finanças Públicas "muito preocupado" com impacto de despesas como a TAP

Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho das Finanças Públicas, está convicta de que a recuperação "não vai permitir ter nos próximos anos o que tínhamos em 2019". A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral, …