/

Holanda já tem uma ciclovia feita de plástico reciclado

A primeira ciclovia feita a partir de plástico reciclado foi inaugurada, esta semana, na Holanda, como parte de um projeto piloto que pretende fazer mais destas estradas em todo o país.

Segundo o The Guardian, trata-se de uma ciclovia de 30 metros, feita a partir de plástico reciclado (garrafas, copos e embalagens), com o equivalente a 218 mil copos de plástico e espera-se que seja mais durável do que uma alternativa de asfalto.

A ciclovia, a primeira no mundo deste género, foi aberta no dia 11 de setembro, em Zwolle. Além de ser uma ideia inovadora, também possui sensores que permitem medir fatores como a temperatura e o número de bicicletas que por lá passam.

De acordo com o jornal britânico, os blocos que a compõem são leves e ocos, sendo mais fáceis de transportar e tornando a instalação mais rápida. Os cabos e canos podem ser facilmente instalados no interior, permitindo assim o desaguamento das águas da chuva.

O projeto piloto, chamado de Plastic Road, foi desenvolvido pela empresa de engenharia holandesa KWS, em parceria com a Total, empresa do setor petroquímico e energético, e da Wavin, que fabrica tubos.

O objetivo é que uma segunda ciclovia seja instalada brevemente em Giethoorn, Overijssel, sendo que Roterdão será provavelmente a cidade com maior probabilidade de adotar esta tecnologia.

“Esta primeira ciclovia é um grande passo para um futuro sustentável. Quando inventámos este conceito, não sabíamos como construir uma estrada de plástico. Agora sabemos”, afirmam os dois criadores do projeto, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma.

O asfalto é responsável por 1,5 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente a 2% das emissões globais do transporte rodoviário, segundo o diário inglês. Além disso, todos os anos, são produzidos 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos na Europa, sendo que menos de 30% são recolhidos para reciclagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.