Hoje é dia de reuniões para salvar a Grécia e o euro

Julien Warnand / EPA

Christine Lagarde, Jeroen Dijsselbloem

Christine Lagarde, Jeroen Dijsselbloem

Realiza-se hoje em Bruxelas uma cimeira extraordinária da zona euro, com as todas as atenções voltadas para a Grécia, perante a dificuldade deste país alcançar um acordo com os seus credores.

O encontro dos chefes de Estado e de Governo da zona euro está marcado para as 19:00 de Bruxelas. Às 11:30 arranca mais uma reunião dos ministros das Finanças do euro, com o objetivo de preparar os trabalhos.

Ainda antes, haverá um encontro prévio entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

O jornal diário grego Kathimerini, na sua edição em inglês, acrescenta que a reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e que o encontro vai ocorrer antes da cimeira da zona euro convocada de emergência para encontrar uma derradeira solução para a crise na Grécia, citando fonte governamental.

No domingo realizaram-se uma série de reuniões na Grécia e conversações telefónicas entre chefes de Governo europeus e responsáveis de órgãos da União Europeia com o governo Grego a propor novas medidas.

A Grécia entregou este domingo novas propostas aos credores para evitar um incumprimento dos pagamentos financeiros, revelou o chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Martin Selmayr, através da rede social Twitter.

Além do Eurogrupo e da cimeira da zona euro, também os governadores do Banco Central Europeu vão estar reunidos esta segunda-feira para discutir um possível reforço da linha de emergência de liquidez para os bancos da Grécia, que se encontram numa situação muito difícil perante a intensa fuga de depósitos da semana passada.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Inacreditável ou nem tanto
    António Costa (PS) ontem no Algarve, á frente do ‘decor’ e sem “telepontaria” advertiu não sei quem “para o perigo de se cair na ilusão de que tudo está bem na zona euro” – Fantástico raciocínio. Não se sabe quem estava na plateia para além das cameras de TV.

    A.Costa, ao seu melhor, defendia “um debate mais alargado sobre as economias da zona euro” Outro bityte em bicos de pés, enfunado aos 4 ventos da prosa política “je suis SEGURO”

    O orgasmo completo com sinais de esgar aconteceu qdo disse: “…ainda bem que os mercados estão tranquilos relativamente a Portugal e temos que desejar que assim seja e devemos fazer tudo para não perturbar que assim seja…Agora não nos podemos é iludir a nós próprios – de mão no peito – relativamente à situação: Temos mesmo que ir tratar da convergência… O que aconteceria a uma Europa se fosse exclusivamente governada pelos radicais que governam a Grécia e que adoptassem uma lógica de confrontação com a UE ou com GOVERNOS RADICAIS COMO O PORTUGUÊS QUE DESDE A 1ª HORA TUDO FAZ PARA QUE NÃO HAJA ACORDO COM A GRÉCIA?” … As lutas de capoeira já chegaram ao combate político?
    Onde para o J.Seguro?

  2. Não é aos gritos que se impõe a razão, nem lhe fica bem, Mas estamos prestes a assistir mais uma vez ao privilegio que os incumpridores, baldas caloteiros calões etc
    tem de ser premiados pelos seus actos.
    Será que vamos descobrir que afinal a Europa não é assim tão forte, e até está com medo das consequências de ter esticado a corda até ao maximo?
    Iremos descobrir que os credores afinal até não se importam de perder o dinheiro desde que….
    Será que afinal havia alternativas viáveis, à miséria e humilhação .
    E todos os outros serás que queiramos entender.
    Se assim sinto-me revoltado por mais uma vez ter sido castigado duplamente pelo crime que não cometi, ao invés de ser premiado.
    Preocupa-me também o desequilibro da balança comercial pela importação de sapos que ira acontecer, pois que neste reino não chegará para todos.
    Será que me vão obrigar a dar razão ao BE e Podemos e outros que tais.
    O tsunami aproxima-se a alta velocidade, só falta saber que se vai afogar

  3. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras sabe o que quer, negoceia, luta pelo país. O nosso 1º não sabe nada, recebe ordens e ajoelha-se. Vende o país e sorri. Que diferença!!

RESPONDER

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …