/

Hoje é dia de reuniões para salvar a Grécia e o euro

4

Julien Warnand / EPA

Christine Lagarde, Jeroen Dijsselbloem

Christine Lagarde, Jeroen Dijsselbloem

Realiza-se hoje em Bruxelas uma cimeira extraordinária da zona euro, com as todas as atenções voltadas para a Grécia, perante a dificuldade deste país alcançar um acordo com os seus credores.

O encontro dos chefes de Estado e de Governo da zona euro está marcado para as 19:00 de Bruxelas. Às 11:30 arranca mais uma reunião dos ministros das Finanças do euro, com o objetivo de preparar os trabalhos.

Ainda antes, haverá um encontro prévio entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

O jornal diário grego Kathimerini, na sua edição em inglês, acrescenta que a reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e que o encontro vai ocorrer antes da cimeira da zona euro convocada de emergência para encontrar uma derradeira solução para a crise na Grécia, citando fonte governamental.

No domingo realizaram-se uma série de reuniões na Grécia e conversações telefónicas entre chefes de Governo europeus e responsáveis de órgãos da União Europeia com o governo Grego a propor novas medidas.

A Grécia entregou este domingo novas propostas aos credores para evitar um incumprimento dos pagamentos financeiros, revelou o chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, Martin Selmayr, através da rede social Twitter.

Além do Eurogrupo e da cimeira da zona euro, também os governadores do Banco Central Europeu vão estar reunidos esta segunda-feira para discutir um possível reforço da linha de emergência de liquidez para os bancos da Grécia, que se encontram numa situação muito difícil perante a intensa fuga de depósitos da semana passada.

ZAP / Lusa

4 Comments

  1. Inacreditável ou nem tanto
    António Costa (PS) ontem no Algarve, á frente do ‘decor’ e sem “telepontaria” advertiu não sei quem “para o perigo de se cair na ilusão de que tudo está bem na zona euro” – Fantástico raciocínio. Não se sabe quem estava na plateia para além das cameras de TV.

    A.Costa, ao seu melhor, defendia “um debate mais alargado sobre as economias da zona euro” Outro bityte em bicos de pés, enfunado aos 4 ventos da prosa política “je suis SEGURO”

    O orgasmo completo com sinais de esgar aconteceu qdo disse: “…ainda bem que os mercados estão tranquilos relativamente a Portugal e temos que desejar que assim seja e devemos fazer tudo para não perturbar que assim seja…Agora não nos podemos é iludir a nós próprios – de mão no peito – relativamente à situação: Temos mesmo que ir tratar da convergência… O que aconteceria a uma Europa se fosse exclusivamente governada pelos radicais que governam a Grécia e que adoptassem uma lógica de confrontação com a UE ou com GOVERNOS RADICAIS COMO O PORTUGUÊS QUE DESDE A 1ª HORA TUDO FAZ PARA QUE NÃO HAJA ACORDO COM A GRÉCIA?” … As lutas de capoeira já chegaram ao combate político?
    Onde para o J.Seguro?

  2. Não é aos gritos que se impõe a razão, nem lhe fica bem, Mas estamos prestes a assistir mais uma vez ao privilegio que os incumpridores, baldas caloteiros calões etc
    tem de ser premiados pelos seus actos.
    Será que vamos descobrir que afinal a Europa não é assim tão forte, e até está com medo das consequências de ter esticado a corda até ao maximo?
    Iremos descobrir que os credores afinal até não se importam de perder o dinheiro desde que….
    Será que afinal havia alternativas viáveis, à miséria e humilhação .
    E todos os outros serás que queiramos entender.
    Se assim sinto-me revoltado por mais uma vez ter sido castigado duplamente pelo crime que não cometi, ao invés de ser premiado.
    Preocupa-me também o desequilibro da balança comercial pela importação de sapos que ira acontecer, pois que neste reino não chegará para todos.
    Será que me vão obrigar a dar razão ao BE e Podemos e outros que tais.
    O tsunami aproxima-se a alta velocidade, só falta saber que se vai afogar

  3. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras sabe o que quer, negoceia, luta pelo país. O nosso 1º não sabe nada, recebe ordens e ajoelha-se. Vende o país e sorri. Que diferença!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.