H&M multada em mais de 35 milhões de euros por espiar os funcionários

A empresa de roupa sueca H&M foi esta quinta-feira multada por um organismo de segurança alemão em 35,3 milhões de euros por espiar os seus funcionários.

A empresa monitorizou centenas de trabalhadores no centro de serviços na cidade de Nuremberga, na Alemanha, violando a proteção de dados dos funcionários.

De acordo com o Comissário de Hamburgo para a Proteção de Dados, Johannes Caspar, as informações sobre as condições de vida privada dos funcionários foram registadas e armazenadas desde pelo menos 2014. A informações recolhidas variam entre detalhes inofensivos a questões familiares e crenças religiosas, detalha o The Independent.

Os dados eram utilizados, entre outras coisas, “para obter um perfil detalhados dos colaboradores para a tomada de decisão relativamente aos seus empregos”.

“A combinação da recolha de detalhes sobre as suas vidas provadas e o registo das suas atividades levou a uma violação particularmente intensa dos direitos civis dos funcionários”, acrescentou Caspar. Por tudo isto, considera que o valor da multa aplicada é “adequado para dissuadir as empresas a violar a privacidade dos seus funcionários”.

A recolha dos dados foi descoberta depois de as informações em causa terem ficado por alguns momentos visíveis para todas as pessoas com acesso à rede da empresa.

Em comunicado, a H&M disse que as práticas no centro de Nuremberga não correspondem às diretrizes da empresa, assumindo, contudo, total responsabilidade pelo sucedido e pedindo desculpa aos seus funcionários.

Casper saudou ainda a decisão da H&M de pagar uma compensação aos funcionários em causa e tomar medidas para prevenir futuras violações de privacidade. Quanto à multa aplicada, a empresa disse apenas que estava a analisar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E isto, é uma ínfima parte do que casualmente se vai descobrindo…
    Porque nesta sociedade contemporânea, a grande maioria das pessoas, já são autenticas marionetas!!!

  2. Dantes esta tarefa era desempenhada pelos lambe botas dos chefes. Mas com o tempo tudo vai evoluindo. A automação é outra modernice imparável que põe as pessoas a trabalhar para as empresas, como carregar os cartões nos transportes públicos e não só. Outra exploração muito em voga e parece-me que já foi mais, foi pôr os candidatos a um emprego a estagiar tempo sem conta, quase à borla.

RESPONDER

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …