/

H&M multada em mais de 35 milhões de euros por espiar os funcionários

3

A empresa de roupa sueca H&M foi esta quinta-feira multada por um organismo de segurança alemão em 35,3 milhões de euros por espiar os seus funcionários.

A empresa monitorizou centenas de trabalhadores no centro de serviços na cidade de Nuremberga, na Alemanha, violando a proteção de dados dos funcionários.

De acordo com o Comissário de Hamburgo para a Proteção de Dados, Johannes Caspar, as informações sobre as condições de vida privada dos funcionários foram registadas e armazenadas desde pelo menos 2014. A informações recolhidas variam entre detalhes inofensivos a questões familiares e crenças religiosas, detalha o The Independent.

Os dados eram utilizados, entre outras coisas, “para obter um perfil detalhados dos colaboradores para a tomada de decisão relativamente aos seus empregos”.

“A combinação da recolha de detalhes sobre as suas vidas provadas e o registo das suas atividades levou a uma violação particularmente intensa dos direitos civis dos funcionários”, acrescentou Caspar. Por tudo isto, considera que o valor da multa aplicada é “adequado para dissuadir as empresas a violar a privacidade dos seus funcionários”.

A recolha dos dados foi descoberta depois de as informações em causa terem ficado por alguns momentos visíveis para todas as pessoas com acesso à rede da empresa.

Em comunicado, a H&M disse que as práticas no centro de Nuremberga não correspondem às diretrizes da empresa, assumindo, contudo, total responsabilidade pelo sucedido e pedindo desculpa aos seus funcionários.

Casper saudou ainda a decisão da H&M de pagar uma compensação aos funcionários em causa e tomar medidas para prevenir futuras violações de privacidade. Quanto à multa aplicada, a empresa disse apenas que estava a analisar.

ZAP //

3 Comments

  1. E isto, é uma ínfima parte do que casualmente se vai descobrindo…
    Porque nesta sociedade contemporânea, a grande maioria das pessoas, já são autenticas marionetas!!!

  2. Dantes esta tarefa era desempenhada pelos lambe botas dos chefes. Mas com o tempo tudo vai evoluindo. A automação é outra modernice imparável que põe as pessoas a trabalhar para as empresas, como carregar os cartões nos transportes públicos e não só. Outra exploração muito em voga e parece-me que já foi mais, foi pôr os candidatos a um emprego a estagiar tempo sem conta, quase à borla.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.