/

“Hitler estava certo.” BBC investiga jornalista que comparou Israel à Alemanha Nazi

5

A BBC está a investigar a atividade de uma das suas jornalistas nas redes sociais, que comparou Israel à Alemanha Nazi.

A BBC, emissora de rádio e televisão pública do Reino Unido, está a investigar várias publicações feitas nas redes sociais, nomeadamente no Twitter, pela jornalista Tala Halawa, especialista em assuntos da Palestina.

Halawa comparou Israel à Alemanha Nazi. Num dos tweets publicados em 2014 lê-se: “Israel é mais nazi do que o Hitler”. E termina com: “Hitler estava certo“.

Segundo o The Independent, o grupo Honest Reporting destacou uma série de tweets da jornalista durante o conflito de Gaza de 2014, incluindo publicações onde se lia que “os sionistas não se cansam do nosso sangue” e que apelidava os sionistas de “estúpidos“.

A jornalista trabalha atualmente como especialista em assuntos da Palestina para a BBC Monitoring – parte da produção do Serviço Mundial da BBC – e tem feito a cobertura do recente conflito em Gaza.

Um porta-voz da BBC revelou que os tweets em causa foram publicados antes de Tala Halawa começar a trabalhar para a estação britânica. “Mesmo assim, estamos a levar o caso muito a sério e a investigar“, acrescentou.

Atualmente, a conta de Twitter da jornalista não está disponível.

Recentemente, a agência de notícias norte-americana Associated Press suspendeu a jornalista Emily Wilder por violar a política da empresa, depois de ter publicado alguns tweets relacionados com a Palestina.

Wilder, de 22 anos, afirmou que a sua demissão fazia parte de um padrão mais amplo de censura contra repórteres pró-Palestina.

Liliana Malainho, ZAP //

5 Comments

      • Quanto à condenação de grupos terroristas, é pacifico: Todos condenamos! Mas porque deveríamos defender um pais (qualquer pais) apenas porque é «democrático»? A forma como os governos são eleitos, impossibilita a existência de erros, crimes…. atropelos aos direitos humanos?

  1. Israel tem do seu lado a simpatia dos países ocidentais: Poder político e órgãos de comunicação social.

    Facto: Existe um plano em marcha por parte dos sucessivos governos Israelitas de expulsar os Palestinianos dos locais onde vivem à gerações e no seu lugar construir «colonatos» (que podem ser apenas 1 edifício). O plano existe e vai sendo paulatinamente cumprido. Irá parar quando TODOS os palestinianos desaparecerem das áreas pretendidas. Ponto.

    Basta dizer-se em voz alta (ou escrever) o que eu estou a escrever, para se ser rotulado de «antissemita». Não sou! Nem de longe nem de perto, mas também não sou nem cego, nem parvo!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.