Hipótese terrorista não está descartada na queda do avião nos Alpes

A queda do avião Airbus A320 da companhia alemã Germanwings está já a ser investigado e, para já, “nenhuma hipótese pode ser descartada”, nomeadamente a eventualidade de um ataque terrorista.

Foi o primeiro-ministro francês Manuel Valls quem o destacou, durante uma declaração no Parlamento, onde foi respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas, noticia o Le Figaro.

O avião, com 150 pessoas a bordo e fazendo o percurso entre Barcelona e Dusseldorf, despenhou-se etsa terça-feira nos Alpes franceses.

“Vão ser exploradas todas as pistas, inclusive a terrorista, embora esta última hipótese não seja a prioritária“, destacou o porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henry Brandet, citado pela agência EFE.

Este porta-voz revelou ainda que o avião fez uma “trajetória anormal” antes da queda.

Há ainda dados que indicam que a tripulação não terá enviado qualquer pedido de socorro e que foram os controladores aéreos que decidiram dar o alerta, depois de terem perdido o contacto com o piloto.

Entretanto, uma das caixas negras do avião foi encontrada pelos serviços de socorro, anunciou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

“A caixa negra vai ser imediatamente analisada, nas próximas horas, para permitir que o inquérito judicial avance rapidamente”, disse o ministro, que se deslocou à zona do acidente, citado pelo jornal Le Figaro.

“Foram tomadas disposições para isolar a zona do acidente para que a investigação possa decorrer nas melhores condições. A prefeitura e os serviços nacionais estão a mobilizar-se para acolher as famílias que queiram vir ao local”, acrescentou.

As autoridades francesas têm no terreno uma operação em larga escala, para recuperar os corpos, com 300 bombeiros, 300 militares da Guarda Nacional, 10 helicópteros e aviões militares, evidenciou à imprensa o Ministro do Interior.

Entretanto, vão saindo informações sobre as vítimas do acidente.

O Le Figaro cita o patrão da Germanwings para notar que haveria 67 alemães a bordo, entre os quais 16 estudantes, oriundos da cidade de Haltern, que tinham participado num intercâmbio estudantil em Barcelona.

Segunda a mesma fonte, haveria ainda dois bebés a bordo.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …