Hipótese terrorista não está descartada na queda do avião nos Alpes

A queda do avião Airbus A320 da companhia alemã Germanwings está já a ser investigado e, para já, “nenhuma hipótese pode ser descartada”, nomeadamente a eventualidade de um ataque terrorista.

Foi o primeiro-ministro francês Manuel Valls quem o destacou, durante uma declaração no Parlamento, onde foi respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas, noticia o Le Figaro.

O avião, com 150 pessoas a bordo e fazendo o percurso entre Barcelona e Dusseldorf, despenhou-se etsa terça-feira nos Alpes franceses.

“Vão ser exploradas todas as pistas, inclusive a terrorista, embora esta última hipótese não seja a prioritária“, destacou o porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henry Brandet, citado pela agência EFE.

Este porta-voz revelou ainda que o avião fez uma “trajetória anormal” antes da queda.

Há ainda dados que indicam que a tripulação não terá enviado qualquer pedido de socorro e que foram os controladores aéreos que decidiram dar o alerta, depois de terem perdido o contacto com o piloto.

Entretanto, uma das caixas negras do avião foi encontrada pelos serviços de socorro, anunciou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

“A caixa negra vai ser imediatamente analisada, nas próximas horas, para permitir que o inquérito judicial avance rapidamente”, disse o ministro, que se deslocou à zona do acidente, citado pelo jornal Le Figaro.

“Foram tomadas disposições para isolar a zona do acidente para que a investigação possa decorrer nas melhores condições. A prefeitura e os serviços nacionais estão a mobilizar-se para acolher as famílias que queiram vir ao local”, acrescentou.

As autoridades francesas têm no terreno uma operação em larga escala, para recuperar os corpos, com 300 bombeiros, 300 militares da Guarda Nacional, 10 helicópteros e aviões militares, evidenciou à imprensa o Ministro do Interior.

Entretanto, vão saindo informações sobre as vítimas do acidente.

O Le Figaro cita o patrão da Germanwings para notar que haveria 67 alemães a bordo, entre os quais 16 estudantes, oriundos da cidade de Haltern, que tinham participado num intercâmbio estudantil em Barcelona.

Segunda a mesma fonte, haveria ainda dois bebés a bordo.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …