Hipótese terrorista não está descartada na queda do avião nos Alpes

A queda do avião Airbus A320 da companhia alemã Germanwings está já a ser investigado e, para já, “nenhuma hipótese pode ser descartada”, nomeadamente a eventualidade de um ataque terrorista.

Foi o primeiro-ministro francês Manuel Valls quem o destacou, durante uma declaração no Parlamento, onde foi respeitado um minuto de silêncio em memória das vítimas, noticia o Le Figaro.

O avião, com 150 pessoas a bordo e fazendo o percurso entre Barcelona e Dusseldorf, despenhou-se etsa terça-feira nos Alpes franceses.

“Vão ser exploradas todas as pistas, inclusive a terrorista, embora esta última hipótese não seja a prioritária“, destacou o porta-voz do Ministério do Interior francês, Pierre-Henry Brandet, citado pela agência EFE.

Este porta-voz revelou ainda que o avião fez uma “trajetória anormal” antes da queda.

Há ainda dados que indicam que a tripulação não terá enviado qualquer pedido de socorro e que foram os controladores aéreos que decidiram dar o alerta, depois de terem perdido o contacto com o piloto.

Entretanto, uma das caixas negras do avião foi encontrada pelos serviços de socorro, anunciou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

“A caixa negra vai ser imediatamente analisada, nas próximas horas, para permitir que o inquérito judicial avance rapidamente”, disse o ministro, que se deslocou à zona do acidente, citado pelo jornal Le Figaro.

“Foram tomadas disposições para isolar a zona do acidente para que a investigação possa decorrer nas melhores condições. A prefeitura e os serviços nacionais estão a mobilizar-se para acolher as famílias que queiram vir ao local”, acrescentou.

As autoridades francesas têm no terreno uma operação em larga escala, para recuperar os corpos, com 300 bombeiros, 300 militares da Guarda Nacional, 10 helicópteros e aviões militares, evidenciou à imprensa o Ministro do Interior.

Entretanto, vão saindo informações sobre as vítimas do acidente.

O Le Figaro cita o patrão da Germanwings para notar que haveria 67 alemães a bordo, entre os quais 16 estudantes, oriundos da cidade de Haltern, que tinham participado num intercâmbio estudantil em Barcelona.

Segunda a mesma fonte, haveria ainda dois bebés a bordo.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …