Hillary Clinton vence Bernie Sanders nas primárias do Nevada

Chad J. McNeeley / Wikimedia

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, ex-primeira-dama dos EUA, agora candidata a presidente

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, ex-primeira-dama dos EUA, agora candidata a presidente

A ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, venceu este sábado, por uma estreita margem, o senador Bernie Sanders nas primárias do caucus democrata de Nevada.

Segundo a agência EFE, com 70 % dos resultados apurados, Hillary Clinton conta com 52,3% dos votos, contra 47,7% do senador Bernie Sanders, do estado de Vermont.

Os dois candidatos lutam pela nomeação como candidato do Partido Democrata, do presidente Barack Obama, nas eleições presidenciais de novembro deste ano.

Este resultado permite à ex-primeira-dama dos Estados Unidos colocar-se de novo à frente do rival na corrida à nomeação democrata, depois de ter sido derrotada nas primárias de New Hampshire e ter vencido no Iowa.

“A todos os que votaram em cada esquina do Nevada com determinação e coração, esta vitória é vossa. Obrigado”, escreveu Hillary no seu Twitter, depois de saber as primeiras projecções, apontando para a sua vitória.

Os democratas realizaram 250 caucus em todo o território de Nevada para escolher os 43 delegados estaduais que vãoparticipar na convenção nacional do partido para escolher o seu candidato presidencial.

No dia 2 de fevereiro, no caucus de Iowa, a ex-primeira-dama venceu Sanders, mas na altura por menos de um ponto percentual. Clinton obteve 49,86% dos votos, Sanders conseguiu 49,57%.

A 10 de fevereiro, no New Hampshire, o senador socialista de 74 anos venceu folgadamente, com 60,4% dos votos, contra 37,95% de Hillary Clinton.

O próximo confronto entre os pré-candidatos democratas está marcado para a próxima terça-feira, na Carolina do Sul, onde segundo as sondagens Hillary Clinton conta com uma sólida vantagem.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …