Hillary Clinton diz que Facebook e Mark Zuckerberg devem ser responsabilizados

Hillary Clinton antecipa que o Facebook terá um impacto nas próximas eleições presidenciais norte-americanas e diz que Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado.

Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado pelo que está a fazer à democracia, considera Hillary Clinton, que falava num evento em Nova Iorque em que foi exibido o documentário da Netflix “Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica”.

A ex-candidata presidencial norte-americana afirmou ainda que a possibilidade de os partidos políticos poderem fazer propaganda praticamente sem filtros na rede social é uma ameaça à democracia.

Clinton referia-se especificamente à decisão do Facebook de não intervir no debate político, permitindo que os partidos publiquem os seus anúncios ainda que estes possam conter informações erradas ou mentiras.

Aliás, sobre este assunto, Nick Clegg, um dos vice-presidentes do Facebook, chegou mesmo a afirmar que “não é o nosso papel intervir quando os políticos falam. Quero ser claro: não submetemos o discurso dos políticos aos nossos fact-checkers independentes, e geralmente permitimo-lo na plataforma, ainda que noutras condições violasse as nossas regras normais de conteúdo”.

Hillary Clinton duvida sobre se é possível haver eleições livres com esta posição da rede social perante o discurso político. A democrata considera que “a propaganda funciona” e que as notícias falsas relativamente a um apoio do Papa Francisco a Donald Trump “teve realmente um impacto” no resultado das eleições de 2016. Esse impacto, garante Clinton, “só se vai tornar mais poderoso, porque está cada vez mais bem testado”.

“Quando o Facebook é a principal fonte de notícias para mais de metade da população americana – e a única fonte de notícia a que a maioria deles presta alguma atenção -, se anuncia que não tem responsabilidade pela publicação de anúncios falsos, como é que é suposto obtermos informação correta sobre o que quer que seja, quanto mais sobre os candidatos à presidência”, afirmou, citada pelo Observador.

As próximas eleições presidenciais norte-americanas são uma preocupação para Clinton. “Estamos permanentemente a receber sinais preocupantes sobre o que se passa agora e que provavelmente vai afetar a nossa próxima eleição”, assegurou.

Hillary Clinton descreve o momento atual como uma “guerra contra a verdade” em que há “pessoas incrivelmente ricas que acreditam que podem fazer o que quiserem”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E diz o roto para o nú, porque não te vestes tu?!
    Não querendo defender o Fakebook, mas esta Hillary devia era estar caladinha, pois também tem muitos telhados de vidro, já devia estar presa há muito tempo! Tudo farinha do mesmo saco.

RESPONDER

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …