/

Hillary Clinton diz que Facebook e Mark Zuckerberg devem ser responsabilizados

2

Hillary Clinton antecipa que o Facebook terá um impacto nas próximas eleições presidenciais norte-americanas e diz que Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado.

Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado pelo que está a fazer à democracia, considera Hillary Clinton, que falava num evento em Nova Iorque em que foi exibido o documentário da Netflix “Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica”.

A ex-candidata presidencial norte-americana afirmou ainda que a possibilidade de os partidos políticos poderem fazer propaganda praticamente sem filtros na rede social é uma ameaça à democracia.

Clinton referia-se especificamente à decisão do Facebook de não intervir no debate político, permitindo que os partidos publiquem os seus anúncios ainda que estes possam conter informações erradas ou mentiras.

Aliás, sobre este assunto, Nick Clegg, um dos vice-presidentes do Facebook, chegou mesmo a afirmar que “não é o nosso papel intervir quando os políticos falam. Quero ser claro: não submetemos o discurso dos políticos aos nossos fact-checkers independentes, e geralmente permitimo-lo na plataforma, ainda que noutras condições violasse as nossas regras normais de conteúdo”.

Hillary Clinton duvida sobre se é possível haver eleições livres com esta posição da rede social perante o discurso político. A democrata considera que “a propaganda funciona” e que as notícias falsas relativamente a um apoio do Papa Francisco a Donald Trump “teve realmente um impacto” no resultado das eleições de 2016. Esse impacto, garante Clinton, “só se vai tornar mais poderoso, porque está cada vez mais bem testado”.

“Quando o Facebook é a principal fonte de notícias para mais de metade da população americana – e a única fonte de notícia a que a maioria deles presta alguma atenção -, se anuncia que não tem responsabilidade pela publicação de anúncios falsos, como é que é suposto obtermos informação correta sobre o que quer que seja, quanto mais sobre os candidatos à presidência”, afirmou, citada pelo Observador.

As próximas eleições presidenciais norte-americanas são uma preocupação para Clinton. “Estamos permanentemente a receber sinais preocupantes sobre o que se passa agora e que provavelmente vai afetar a nossa próxima eleição”, assegurou.

Hillary Clinton descreve o momento atual como uma “guerra contra a verdade” em que há “pessoas incrivelmente ricas que acreditam que podem fazer o que quiserem”.

ZAP //

2 Comments

  1. E diz o roto para o nú, porque não te vestes tu?!
    Não querendo defender o Fakebook, mas esta Hillary devia era estar caladinha, pois também tem muitos telhados de vidro, já devia estar presa há muito tempo! Tudo farinha do mesmo saco.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.