Hillary Clinton diz que Facebook e Mark Zuckerberg devem ser responsabilizados

Hillary Clinton antecipa que o Facebook terá um impacto nas próximas eleições presidenciais norte-americanas e diz que Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado.

Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado pelo que está a fazer à democracia, considera Hillary Clinton, que falava num evento em Nova Iorque em que foi exibido o documentário da Netflix “Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica”.

A ex-candidata presidencial norte-americana afirmou ainda que a possibilidade de os partidos políticos poderem fazer propaganda praticamente sem filtros na rede social é uma ameaça à democracia.

Clinton referia-se especificamente à decisão do Facebook de não intervir no debate político, permitindo que os partidos publiquem os seus anúncios ainda que estes possam conter informações erradas ou mentiras.

Aliás, sobre este assunto, Nick Clegg, um dos vice-presidentes do Facebook, chegou mesmo a afirmar que “não é o nosso papel intervir quando os políticos falam. Quero ser claro: não submetemos o discurso dos políticos aos nossos fact-checkers independentes, e geralmente permitimo-lo na plataforma, ainda que noutras condições violasse as nossas regras normais de conteúdo”.

Hillary Clinton duvida sobre se é possível haver eleições livres com esta posição da rede social perante o discurso político. A democrata considera que “a propaganda funciona” e que as notícias falsas relativamente a um apoio do Papa Francisco a Donald Trump “teve realmente um impacto” no resultado das eleições de 2016. Esse impacto, garante Clinton, “só se vai tornar mais poderoso, porque está cada vez mais bem testado”.

“Quando o Facebook é a principal fonte de notícias para mais de metade da população americana – e a única fonte de notícia a que a maioria deles presta alguma atenção -, se anuncia que não tem responsabilidade pela publicação de anúncios falsos, como é que é suposto obtermos informação correta sobre o que quer que seja, quanto mais sobre os candidatos à presidência”, afirmou, citada pelo Observador.

As próximas eleições presidenciais norte-americanas são uma preocupação para Clinton. “Estamos permanentemente a receber sinais preocupantes sobre o que se passa agora e que provavelmente vai afetar a nossa próxima eleição”, assegurou.

Hillary Clinton descreve o momento atual como uma “guerra contra a verdade” em que há “pessoas incrivelmente ricas que acreditam que podem fazer o que quiserem”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E diz o roto para o nú, porque não te vestes tu?!
    Não querendo defender o Fakebook, mas esta Hillary devia era estar caladinha, pois também tem muitos telhados de vidro, já devia estar presa há muito tempo! Tudo farinha do mesmo saco.

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …