Hesitação anedótica dos deputados do PSD Madeira terá sido motivada por pressões de Rui Rio

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O momento anedótico protagonizado pelos deputados do PSD Madeira, no Parlamento, aquando do chumbo às transferências de mais dinheiro para o Novo Banco, terá sido motivado por pressões de Rui Rio sobre o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Os deputados madeirenses começaram por votar ao lado do PS na questão do Novo Banco, ou seja, em sentido contrário à restante bancada do PSD. Mas depois de um telefonema, acabaram por votar ao lado dos restantes sociais-democratas, chumbando as transferências de dinheiro para aquela instituição bancária.

O episódio chegou a ser destacado pelo humorista Ricardo Araújo Pereira no seu programa na SIC, dada a hesitação peculiar que até surpreendeu o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que chegou a falar em “trapalhadas”.

Os deputados madeirenses estavam prontos a votar ao lado do PS, mas terão mudado de ideias após “fortes pressões” de Rui Rio sobre o presidente do Governo Regional da Madeira, conforme avança o Jornal Económico.

“Trata-se de uma informação totalmente falsa”, garante a porta-voz de Rui Rio ao jornal.

Mas a publicação cita “três outras fontes sociais-democratas” que garantem que Miguel Albuquerque “terá sido informado de que haveria consequências muito negativas se os deputados madeirenses votassem contra a bancada do PSD no tema do Novo Banco”.

Rui Rio terá alegadamente ameaçado Albuquerque de que o PSD Madeira poderia perder o lugar para um eurodeputado, garantindo-lhe ainda que os deputados madeirenses seriam alvo de processos disciplinares internos.

Contudo, o argumento de maior peso utilizado pelo líder do PSD terá estado relacionado com a zona franca da Madeira. O Económico assegura que Rio ameaçou Albuquerque de que o PSD poderia retirar a proposta para prolongar o regime do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) que vai ser discutido no Parlamento a 10 de Dezembro próximo.

O actual regime do CINM, ou a zona franca da Madeira, termina a 31 de Dezembro. A não renovação do mesmo implica que não poderão ser inscritas novas empresas, o que será um duro golpe financeiro para o Governo regional.

“O CINM gera 120 milhões de euros por ano em receitas fiscais para o Governo Regional, sendo ainda responsável pela criação de cinco mil postos de trabalho na Madeira”, salienta o Económico.

Desta forma, o prolongamento dos benefícios fiscais ao abrigo da zona franca são uma prioridade para Albuquerque.

Os deputados madeirenses terão, inicialmente, estado ao lado do PS, na questão do Novo Banco, precisamente porque os socialistas terão dado garantias de que iam viabilizar a proposta do PSD para o CINM, como atesta ainda o Económico.

Do CDS à Madeira, Costa tentou de tudo. Mas as transferências para o Novo Banco foram uma batalha perdida

Nesta altura, decorre na Comissão Europeia uma investigação à zona franca da Madeira por suspeitas de infracções.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É Claro que o Rui Rio é muito pior que o Chega, e o Rui rio só não fez um chega qualquer por falta de coragem, não me admirava nada que se o Ventura desse o Lugar dele ao Rui Rio ele avançava ja para o Chega, acaba por ser uma fantochada e desonesto as comemorações feitas pelo PSD á morte de Sá Carneiro, Primeiro mataram o PPD de Sá Carneiro, agora mataram a politica Social Democracia de Sá Carneiro.

  2. A esquerdalha e o enraizado controlo da comunicação social a trabalhar… Hesitação anedótica é realmente uma expressão de isenção jornalística.

  3. Caro ZAP,
    Ontem, às 19:35h fiz um comentário neste espaço e não foi publicado. Agradeço saber qual foi o motivo da censura.

    • Cara leitora,
      O ZAP aceita comentários com críticas concretas e objetivas ao seu trabalho, não aceita comentários com meros insultos a quem o faz.

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …