Hesitação anedótica dos deputados do PSD Madeira terá sido motivada por pressões de Rui Rio

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

O momento anedótico protagonizado pelos deputados do PSD Madeira, no Parlamento, aquando do chumbo às transferências de mais dinheiro para o Novo Banco, terá sido motivado por pressões de Rui Rio sobre o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Os deputados madeirenses começaram por votar ao lado do PS na questão do Novo Banco, ou seja, em sentido contrário à restante bancada do PSD. Mas depois de um telefonema, acabaram por votar ao lado dos restantes sociais-democratas, chumbando as transferências de dinheiro para aquela instituição bancária.

O episódio chegou a ser destacado pelo humorista Ricardo Araújo Pereira no seu programa na SIC, dada a hesitação peculiar que até surpreendeu o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que chegou a falar em “trapalhadas”.

Os deputados madeirenses estavam prontos a votar ao lado do PS, mas terão mudado de ideias após “fortes pressões” de Rui Rio sobre o presidente do Governo Regional da Madeira, conforme avança o Jornal Económico.

“Trata-se de uma informação totalmente falsa”, garante a porta-voz de Rui Rio ao jornal.

Mas a publicação cita “três outras fontes sociais-democratas” que garantem que Miguel Albuquerque “terá sido informado de que haveria consequências muito negativas se os deputados madeirenses votassem contra a bancada do PSD no tema do Novo Banco”.

Rui Rio terá alegadamente ameaçado Albuquerque de que o PSD Madeira poderia perder o lugar para um eurodeputado, garantindo-lhe ainda que os deputados madeirenses seriam alvo de processos disciplinares internos.

Contudo, o argumento de maior peso utilizado pelo líder do PSD terá estado relacionado com a zona franca da Madeira. O Económico assegura que Rio ameaçou Albuquerque de que o PSD poderia retirar a proposta para prolongar o regime do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) que vai ser discutido no Parlamento a 10 de Dezembro próximo.

O actual regime do CINM, ou a zona franca da Madeira, termina a 31 de Dezembro. A não renovação do mesmo implica que não poderão ser inscritas novas empresas, o que será um duro golpe financeiro para o Governo regional.

“O CINM gera 120 milhões de euros por ano em receitas fiscais para o Governo Regional, sendo ainda responsável pela criação de cinco mil postos de trabalho na Madeira”, salienta o Económico.

Desta forma, o prolongamento dos benefícios fiscais ao abrigo da zona franca são uma prioridade para Albuquerque.

Os deputados madeirenses terão, inicialmente, estado ao lado do PS, na questão do Novo Banco, precisamente porque os socialistas terão dado garantias de que iam viabilizar a proposta do PSD para o CINM, como atesta ainda o Económico.

Do CDS à Madeira, Costa tentou de tudo. Mas as transferências para o Novo Banco foram uma batalha perdida

Nesta altura, decorre na Comissão Europeia uma investigação à zona franca da Madeira por suspeitas de infracções.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É Claro que o Rui Rio é muito pior que o Chega, e o Rui rio só não fez um chega qualquer por falta de coragem, não me admirava nada que se o Ventura desse o Lugar dele ao Rui Rio ele avançava ja para o Chega, acaba por ser uma fantochada e desonesto as comemorações feitas pelo PSD á morte de Sá Carneiro, Primeiro mataram o PPD de Sá Carneiro, agora mataram a politica Social Democracia de Sá Carneiro.

  2. A esquerdalha e o enraizado controlo da comunicação social a trabalhar… Hesitação anedótica é realmente uma expressão de isenção jornalística.

    • Cara leitora,
      O ZAP aceita comentários com críticas concretas e objetivas ao seu trabalho, não aceita comentários com meros insultos a quem o faz.

RESPONDER

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …