Hermínio Loureiro e mais 7 detidos por suspeitas de corrupção

herminioloureiroHermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e o actual presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, estão entre os sete detidos no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária do Porto em torno de suspeitas de crimes de corrupção, prevaricação, peculato e tráfico de influências.

As detenções ocorreram no âmbito da operação “Ajuste Secreto”, no seguimento de uma investigação do Ministério Público de Santa Maria da Feira, conforme avança o Jornal de Notícias.

Estão em causa obras “manipulando as regras de contratação pública”, aponta o diário, frisando que foram realizadas 31 buscas, “incluindo cinco camarárias e cinco em clubes locais de futebol, na qual participaram magistrados do Ministério Público e cerca de noventa elementos da Polícia Judiciária”.

Além de Hermínio Loureiro e de Isidro Figueiredo, foram detidos um funcionário camarário e empresários, com idades entre os 40 e os 60 anos, de acordo com o JN.

Fonte da Judiciária adiantou à Lusa que os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são “todos do concelho de Oliveira de Azeméis”.

“A investigação permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública”, lê-se no comunicado enviado pela Judiciária às redacções.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Quando recordo, declarações, tomadas de posição, críticas de determinadas personagens, nas diversas áreas de actividade e depois, leio as notícias, não é difícil percecionar uma sociedade doente. Na política, na banca e no futebol estão os péssimos exemplos que urge expurgar e para isso, a sociedade tem que rejeitar essa canalha e a justiça tem de julgar e condenar.

    • Disseram-me, à algum tempo, que uma pessoa honesta era um inadaptado social. Com um bocado de sorte pode ser que esta ideia mude. Haja esperança e um bom trabalho da PJ.

  2. Nada me admira conhecendo esta gente. Ora aqui está o amigo do LFV, aquele que “não foi apoiado para presidente da Liga pelo clube de Carnide, mas o colocou a primeira pedra no edifício da corrupção e no que agora se chama , ou vai chamar, o apito dos “emails”…. encarnado! Assim começa o fim deste mandato, muda o ciclo e muda a cor, voltamos aos tempos “dourados” de azul. É o nosso “futebolzinho”, é o que tempos e se calhar o que merecemos. Passa de uns para outros e continua tudo na mesma, e os adeptos, estúpidos como são, só querem é ganhar. A qualquer custo.

  3. Faltou referir que o homem é do PSD (se fosse do PS esse pormenor não teria escapado, nunca escapa). Provavelmente esta é ipsis verbis a notícia que veio da Lusa, mas o ZAP poderia tê-la complementado com informação que aparece na primeira sugestão do Google pesquisando pelo nome do homem.

    • Caro Rui,
      Obrigado pela chamada de atenção.
      Efectivamente, quando “o homem é do PS”, o ZAP não pode “deixar escapar o pormenor”, porque nas (raríssimas!) vezes em que aconteceu, nenhum dos nossos leitores parece ter sentido necessidade de nos chamar a atenção.

  4. Será que existe algum setor de atividade neste país que ñ esteja minado pela corrupção???
    Como é possível num país tão pequeno haver tanto gatuno??
    Portugal deve ser um dos países com mais corruptos por m2

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …