Herdeira da Zara “perde” 100 milhões nos negócios imobiliários

O valor do património imobiliário de Sandra Ortega – a filha mais velha de Amancio Ortega – diminuiu, mas isso deve-se sobretudo a mudanças contabilísticas.

Sandra Ortega é dona de uma fortuna considerável que a coloca como a segunda mulher mais rica de Espanha – ocupava o primeiro lugar desde 2013. Mas no ano passado, a filha mais velha do dono do império Inditex, que inclui a Zara, não seguiu as pegadas do pai nos negócios imobiliários e viu o seu património reduzido em 100 milhões de euros.

Os negócios imobiliários de Sandra Ortega Mera, de 50 anos, estão distribuídos por Espanha, Alemanha, Estados Unidos, mas também por Portugal, onde detém, por exemplo, 90% da imobiliária Ferrado Nacomporta.

A carteira imobiliária – avaliada em 600 milhões – inclui escritórios, hotéis, instalações comerciais, residências e até parques de estacionamento. As empresas convergem na Rosp Corunna, que controla o grupo que herdou da mãe. Com a morte de Rosalía Mera, em 2013, Sandra Ortega ficou também com 5,05% do grupo Inditex.

O capital chega-lhe sobretudo da participação que tem na Inditex –  5,05% que no ano passado lhe renderam 118 milhões de euros. Já a segunda empresa mais rentável que “só” lhe rendeu 1,37 milhões.

Segundo o jornal espanhol El País, a Rosp Corunna informou que seus ativos em 2018 valiam 448,6 milhões, quando no ano anterior eram 550,1 milhões, uma queda de quase 100 milhões. Mas o dinheiro não estará perdido e deve-se à mudança de contabilidade, já que terá ocorrido devido ao facto de ter começado a gerir diretamente quatro hotéis que antes arrendava e deixou de anotá-los nos negócios imobiliários para considerá-los ativos que a empresa precisa para outras atividades.

Segunda mulher mais rica de Espanha, a fortuna de Sandra está ainda longe da do patriarca da Inditex, que este ano foi avaliada pela Forbes em 50,4 mil milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …