Empresa impressora de notas é detida pelo banco. Nomeação prevista há dois meses. Ex-secretário de Estado Luís Morais Sarmento também nomeado.
O Banco de Portugal (BdP) anunciou a nomeação de Hélder Rosalino para membro do Conselho de Administração da Valora, empresa impressora de notas detida pela instituição, depois de um convite, que acabou por não se concretizar, para o Governo.
“O Conselho de Administração do Banco de Portugal decidiu, em reunião de 7 de janeiro, nomear Hélder Rosalino para membro do Conselho de Administração da Valora, S.A., empresa impressora de notas detida a 100% pelo Banco de Portugal”, disse a instituição, em comunicado.
Segundo a entidade esta nomeação “estava prevista desde novembro de 2024, sendo retomada após ter sido suspensa na sequência de um convite dirigido a Hélder Rosalino para funções fora do Banco”.
Hélder Rosalino foi nomeado, no final do ano passado, como secretário-geral do Governo, mas acabou por indicar a sua indisponibilidade, depois de críticas de vários partidos.
Em comunicado, no dia 30 de dezembro, o gabinete do primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que “a solução encontrada permitia que Dr. Hélder Rosalino mantivesse o vencimento auferido há vários anos no Banco de Portugal, o qual foi por este definido”.
“E permitiria ao Estado português, no seu conjunto, a poupança de um segundo salário, correspondente à tabela legal para o secretário-geral do Governo. A recusa do Banco de Portugal de continuar a pagar o salário de origem não impedia a poupança de recursos públicos, mas criou uma complexidade indesejável”, adiantou na mesma nota.
De acordo com o BdP, “a experiência de Hélder Rosalino como Diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal e, posteriormente, como Administrador com o pelouro desse Departamento e como membro do Conselho de Administração da Valora, cargos que desempenhou durante vários anos, justifica a escolha”.
A nomeação será confirmada posteriormente em assembleia-geral da Valora.
Além disso, “o Conselho de Administração do Banco de Portugal decidiu ainda nomear o administrador com o pelouro do Departamento de Emissão e Tesouraria, Luís Morais Sarmento, como seu representante no Conselho de Administração da Valora” em substituição de Helena Adegas.
// Lusa
À grande e à portuguesa!