Há novas acusações. Harvey Weinstein pode ser condenado a prisão perpétua

Justin Lane / EPA

Há novas acusações contra o ex-produtor de cinema norte-americano, que enfrenta já dezenas de acusações de assédio e abuso sexual.

O antigo produtor de cinema Harvey Weinstein pode ser condenado a prisão perpétua depois de duas novas queixas de “agressão sexual predatória”.

Esta segunda-feira, o procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, apresentou uma nova queixa de crime sexual em primeiro grau por, alegadamente, ter encontrado provas de um outro ato de relação sexual forçada, que remonta a 2006. Esta nova queixa comporta uma possível pena de dez anos a prisão perpétua, adianta o Público.

“Esta acusação é resultado da extraordinária coragem das sobreviventes. A nossa investigação continua”, afirmou o procurador em comunicado citado pela Reuters.

Em maio, Weinstein já tinha sido acusado de violação e de outros crimes sexuais. O produtor de Hollywood afirmou que nunca forçou relações sexuais não consentidas e alegou a sua inocência face às acusações, que poderão valer-lhe uma pena de 25 anos de prisão.

Além das acusações pelas quais já estava a responder em tribunal, o produtor norte-americano é acusado de assédio e abuso sexual por parte de mais de 70 mulheres. Weinstein entregou-se à polícia mas saiu em liberdade, após o pagamento de uma fiança no valor de um milhão de euros, sujeitando-se ainda à utilização de pulseira eletrónica.

As primeiras acusações de agressões sexuais e violações contra o produtor de 66 anos surgiram em outubro de 2017, no âmbito do movimento #MeToo, em Hollywood, que levou as suas vítimas a identificarem-se e a divulgarem publicamente os abusos de que tinham sido alvo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …