Harvey Weinstein entregou-se à polícia

Justin Lane / EPA

O produtor de Hollywood entrou pelo próprio pé numa esquadra de polícia de Nova Iorque onde era já esperado para responder pelas acusações de abuso sexual.

Harvey Weinstein entregou-se na manhã desta sexta-feira numa esquadra de polícia de Nova Iorque, na sequência investigação judicial sobre agressões e abuso sexual.

A imprensa norte-americana já tinha noticiado, na quinta-feira, que o produtor norte-americano deveria apresentar-se hoje às autoridades judiciais nova-iorquinas, o que aconteceu cerca das 07h00 (hora local) em Manhattan, sem prestar qualquer declaração à chegada.

Weinstein chegou de carro à esquadra, na qual entrou em silêncio e com papéis e livros debaixo do braço. Segundo o Público, a notícia da sua entrega à polícia foi saudada por várias das suas acusadoras, incluindo a atriz Rose McGowan, que disse sentir-se “um passo mais perto da justiça“.

As primeiras acusações de agressões sexuais e violações contra o produtor de 66 anos surgiram em outubro de 2017, no âmbito do movimento #MeToo, em Hollywood, que levou as suas vítimas a identificarem-se e a divulgarem publicamente os abusos de que tinham sido alvo.

Fontes ligadas à investigação afirmaram à Associated Press que Weinstein poderá ser formalmente acusado de pelo menos um crime sexual, que remonta a 2004. Trata-se da queixa apresentada por Lucia Evans, uma atriz estreante na altura, que afirma que o produtor a forçou a fazer-lhe sexo oral.

A CNN avança que a procuradoria geral de Manhattan deverá acusar o produtor de violação em primeiro e terceiro grau num dos casos e de ato sexual de relevo em primeiro grau no outro. A mesma cadeia televisiva avança que Weinstein deverá ser presente em tribunal ainda esta sexta-feira.

No total, mais de uma centena de mulheres testemunhou que o produtor de Hollywood tinha abusado sexualmente delas, um escândalo que desencadeou a campanha #Time’sUp, que levou à queda de centenas de homens em lugares de poder de numerosos setores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ivanka Trump também usou email pessoal para assuntos oficiais da Casa Branca

Ivanka Trump, filha e assessora do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou uma conta pessoal de email para discutir assuntos oficiais da Casa Branca durante o ano passado. A notícia, avançada nesta segunda-feira pelo …

Companhia aérea polaca pede a passageiros que paguem reparação de avião para descolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar num voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparação no avião, informou esta terça-feira o Caixin. Segundo o portal de …

PJ apreendeu pergaminho do século XIV à venda no OLX

O pergaminho datado do século XIV, com um mandado para a entrega do Castelo de Lisboa e que esteve à venda no OLX, foi apreendido pela Polícia Judiciária. Se for autêntico, será entregue ao Arquivo …

Petição para referendo às touradas. Onze mil assinaturas em uma semana

Uma iniciativa popular de referendo à realização de corridas de touros em Portugal recolheu, através da Internet, quase onze mil assinaturas, sendo necessárias pelo menos 60 mil para dar entrada na Assembleia da República. As assinaturas …

Espanha ameaça chumbar o Brexit. Tudo por Gibraltar

O estatuto de Gibraltar é mais uma pedra na engrenagem do Brexit, com Espanha a ameaçar chumbar o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, caso não haja alterações relativamente ao território …

A tendência de conforto do PS: sondagens apontam para vitória segura

Com apenas três dias de diferença, foram divulgadas duas sondagens que revelam dados contraditórios sobre as intenções de voto nos dois principais partidos. Ainda assim, numa leitura global, o PS mantém-se a uma distância muito …

Mustafá tem vida de luxo, mas vai pedir ao Estado que lhe pague o advogado

O líder da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, mais conhecido por Mustafá, declarou em tribunal que só ganha 2 mil euros por ano, apesar de conduzir um BMW e de ter, segundo a investigação da …

Orçamento com “número elevado” de cativações “acaba por ser uma mentira”

O líder do PSD afirmou esta segunda-feira que um Orçamento do Estado (OE) com um “número elevado” de cativações “acaba por ser uma mentira”, porque o parlamento aprova um documento, “mas, depois, o Governo executa …

Paraquedista morre ao saltar de penhasco na Nazaré

Um vídeo de 22 segundos mostra dois homens que saltam do alto para a praia da Nazaré. Um deles, acaba por não conseguir abrir a tempo o paraquedas, caindo desamparado no solo. Um alemão de 50 …

Haddad acusado de corrupção passiva e branqueamento de capitais

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, terá recebido cerca de três milhões de reais da UTC, uma empresa brasileira de engenharia, para pagar despesas relativas à campanha de 2012. A Justiça brasileira abriu …