/

Harvey Weinstein considerado culpado de violação e agressão sexual

1

Jason Szenes / EPA

Harvey Weinstein

O ex-produtor de cinema norte-americano Harvey Weinstein foi, esta segunda-feira, condenado por crimes de violação e agressão sexual. Enfrenta uma pena que pode ascender aos 25 anos de prisão.

Depois de quase um mês de julgamento, esta segunda-feira, o júri chegou a um veredito. Harvey Weinstein foi considerado culpado de ato sexual criminoso em primeiro grau e de violação em terceiro grau. O ex-produtor fugiu às duas acusações mais graves que enfrentava em tribunal, de agressão sexual predatória.

Weinstein enfrenta uma pena máxima que ascende aos 25 anos de prisão, segundo avança o The New York Times. Seis alegadas vítimas de abuso sexual testemunharam contra o norte-americano de 67 anos.

O caso é relativo à violação de Jessica Mann, cabeleireira e aspirante a atriz, que acusava o ex-produtor de, em 2013, a ter violado num quarto de hotel. Numa reunião sobre um filme, de acordo com Mann, primeiro começaram os pedidos de massagem e depois iniciou a prática forçada de sexo oral.

“Por dentro eu estava muito zangada e muito assustada. Desisti nesse momento“, confessou Mann. “Eu sei que a minha relação com ele foi complicada. Isso não altera o facto de que ele me violou”, acrescentou.

O julgamento também visou Miriam Haleyi, uma assistente de produção da empresa de Weinstein foi forçada a receber sexo oral ao produtor em 2006.

“Disse-lhe que não queria que aquilo acontecesse. ‘Isto não vai acontecer, estou com o período’”, disse Haleyi à figura do mundo do cinema. A suplicação da mulher nada adiantou e Weinstein retirou-lhe o tampão e fez-lhe sexo oral enquanto a agarrava.

O cenário de prisão perpétua fica afastado após a absolvição das duas acusações mais graves. De acordo com o Diário de Notícias, pela agressão sexual em primeiro grau, a sentença pode ir de cinco a 25 anos na prisão, enquanto pelo crime de violação em terceiro grau, a pena pode ser de liberdade condicional até quatro anos de prisão.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.