Filho de bin Laden terá casado com filha de um dos autores do 11 de setembro

(cv)

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

Os familiares de bin Laden revelam que o filho mais velho do ex-líder da Al-Qaeda, que promete vingar a morte do pai, se casou com a filha de Mohammed Atta, um dos sequestradores de um dos aviões do 11 de setembro.

Depois da publicação da entrevista à mãe de Osama bin Laden, o The Guardian acaba de revelar mais detalhes, agora sobre o filho daquele que foi o inimigo número um dos EUA.

Hamza bin Laden, o filho de 29 anos do falecido líder da Al-Qaeda, é considerado pelos EUA uma “ameaça terrorista” e já prometeu vingar a morte do pai. Agora, de acordo com o jornal britânico, o jovem casou com a filha de Mohammed Atta, um dos sequestradores de um dos aviões do 11 de setembro, que vitimou quase três mil pessoas em Nova Iorque.

Esta informação foi revelada ao jornal pelos irmãos de bin Laden, Ahmad e Hassan, que acreditam que o sobrinho alcançou uma posição superior dentro da organização terrorista e, mais uma vez, reafirma a vontade de vingar a morte do pai, morto num esconderijo no Paquistão, em 2011, durante uma operação militar dos EUA.

“Ouvimos dizer que casou com a filha de Mohammed Atta”, diz Ahmad al-Attas. “Não temos a certeza de onde está atualmente, mas pode estar no Afeganistão“, acrescenta.

Segundo o diário inglês, Hamza é filho de uma das três mulheres sobreviventes de bin Laden, Khairiah Sabar, que vivia com o marido num complexo em Abbottabad, perto de uma grande base militar paquistanesa, quando foi morto.

Desde então, o jovem de 29 anos fez declarações públicas a pedir aos seguidores do grupo terrorista que comecem uma guerra em Washington, Londres, Paris e Tel Aviv e é visto como um representante do atual líder, Ayman al-Zawahiri.

As agências de inteligência ocidentais concentram-se cada vez mais no paradeiro de Hamza, sobretudo nos últimos dois anos, considerando-o a pessoa mais provável de conseguir galvanizar os seguidores do grupo terrorista.

Além disso, o casamento com a filha de Atta, de nacionalidade egípcia, parece confirmar que os “ex-alumni” do 11 de setembro continuam a ser o centro da Al-Qaeda e que a própria organização continua organizada em torno do legado de bin Laden.

Os outros filhos de bin Laden, Khalid e Saad, foram mortos em operações militares: o primeiro num raide norte-americano em Abbottabad e o outro num ataque de drone no Afeganistão em 2009. Cartas alegadamente escritas por bin Laden e encontradas no complexo sugerem que estava a preparar Hamza para substitui-lo, em parte para vingar a morte de Saad.

De acordo com o jornal, sabe-se que, depois do atentado ao World Trade Center, Hamza bin Laden passou alguns anos no Irão onde, juntamente com outras dezenas de familiares de membros do 11/9, foi protegido por funcionários dos serviços de inteligência iranianos e por militares. Também se supõe que já terá viajado para a Síria, porém, é mais provável que esteja entre o Afeganistão e o Paquistão.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …