“Chuva de foguetes”. Hamas avisa Israel que vai manter ataques junto a Gaza

The Israel Defense Forces

Disparos de tanques israelitas na Faixa de Gaza

O braço armado do Hamas alertou esta terça-feira que vai manter os disparos de lança-foguetes contra as cidades israelitas de Ashdod e Beersheba se Israel continuar a bombardear Gaza.

O aviso do Hamas foi divulgado nesta manhã, poucas horas depois do disparo de um foguete a partir de Gaza que atingiu território israelita e matou um habitante da cidade de Ashkelon. O foguete palestiniano foi disparado depois de um ataque aéreo israelita contra o edifício da televisão de Gaza.

Um porta-voz da ala militar do Hamas, identificado como Abu Obeida, refere num comunicado que Ashkelon “entrou no raio de ação do fogo israelita” e que a ação é uma resposta aos “bombardeamentos que atingem os edifícios de Gaza”.

O mesmo documento indica que a cidade de Beersheba vai ser o “próximo alvo do Hamas” se “o inimigo” (Israel) continuar a atingir edifícios civis. Os alertas antiaéreos continuam ativos nas comunidades israelitas periféricas a Gaza desde o princípio da tarde de ontem.

O Exército de Israel indicou que até ao momento foram lançados mais de 400 projéteis a partir de Gaza e que se registaram 150 ataques de “represália” contra posições palestinianas.

“Estamos perante uma ‘chuva de foguetes’ lançada contra civis israelitas. O Exército está a atacar as infraestruturas terroristas do Hama”, disse o tenente-coronel Jonathan Conricus durante uma conferência de imprensa. O oficial acrescentou que se trata do “ataque mais grave das organizações terroristas de Gaza contra civis israelitas”.

Aviões de combate e blindados israelitas atacaram durante a noite “várias infraestruturas”, como armazéns, fábricas de armas e um túnel, além da sede da televisão Al Aqsa (que pertence ao Hamas) e instalações dos serviços de informações e da segurança interna de Gaza, tendo morrido quatro pessoas.

De acordo com fontes médicas palestinianas, quatro pessoas morreram e pelo menos dez ficaram feridas na sequência dos bombardeamentos israelitas.

O porta-voz militar israelita acrescentou que as milícias do Hamas e outros grupos armados palestinianos têm mais de 20 mil foguetes e granadas de morteiro no arsenal de Gaza, sendo que “alguns” são de médio alcance e podem, eventualmente, atingir Telavive e Jerusalém, a dezenas de quilómetros de Gaza.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …