/

Hakuna Matata. Disney acusada de apropriação cultural e colonialismo

(dr) Walt Disney

Quem viu o “Rei Leão” dificilmente esquecerá a famosa expressão “Hakuna Matata”. Porém, a música imortalizada por Timon e Pumba poderá estar em risco devido a uma petição que acusa de colonialismo a gigante de animação.

Mais de 50 mil pessoas assinaram uma petição que acusa a Disney de “colonialismo e roubo” depois de ter registado a expressão “Hakuna Matata”, com origem swahili. Tal como é explicado no filme de 1994, numa famosa música cantada por Timon e Pumba, a expressão significa “sem problemas”.

Este dialeto é falado em zonas do Quénia, Tanzânia, Uganda e na República Democrática do Congo. A petição pede à Disney para abdicar da marca registada antes do remake do filme “O Rei Leão”.

A frase ganhou fama pela primeira vez em 1982, através da banda queniana “Them Mushrooms”, cujo single Jambo Bwana apresentava a frase “Hakuna Matata”. Mais tarde, a mesma frase apareceu no filme “Rei Leão”, numa música escrita por Elton John e Tim Rice. A Disney registou os direitos do uso da frase em 2003.

Shelton Mpala, que criou a petição, acusa a empresa de apropriação. “A Disney não pode registar algo que não inventou”, escreveu. A petição foi assinada até agora por mais de 100 mil pessoas, de acordo com o New York Times.

Kimani Njogu, professor queniano que também subscreve a petição, considera que a Disney está a “aproveitar-se da riqueza que vem de África“: “Estas grande empresas localizadas no norte estão a aproveitar-se das expressões culturais, do nosso estilo de vida e dos nossos bens culturais que vêm de África. Eles sabem perfeitamente que esta expressão pertence ao povo, foi criado pelo povo, popularizado pelo povo”, frisou.

A frase é popular em todo o leste de África, onde todos os dias são vendidos a turistas centenas de artigos relacionados com a frase. O registo feito pela Disney em relação à frase condiciona todo o tipo de comércio feito nos EUA em torno da expressão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.