Centenas de hackers vão tentar invadir satélites em órbita (e há prémios para quem conseguir)

Centenas de piratas informáticos estão a tentar invadir um satélite em órbita num concurso único parcialmente apoiados pela Força Aérea dos Estados Unidos.

O “Hack-A-Sat” está a oferecer 250 mil dólares em prémios num concurso único para entrar num pequeno satélite em órbita. A rodada de qualificação será lançada online em breve, como parte da popular conferência de hackers Defcon, em 22 de maio. A rodada final, também online, verá a tentativa de invasão por satélite em agosto.

Embora o concurso seja um exercício, também recorda um problema desagradável com tantos satélites comerciais pequenos que entram no Espaço nos dias de hoje. Cada máquina representa uma oportunidade potencial e um hacker pode ganhar controlo sobre o objeto espacial.

“Um humano pode projetar, construir e lançar um satélite, cumprindo muito poucos padrões e protocolos de segurança”, escreveram os organizadores do concurso em comunicado citado pela revista Forbes. “Então, como podemos obter operações seguras, fidedignas e confiáveis para realmente cumprir a promessa do Espaço?”

Estas máquinas em órbita estão cheias de falhas de segurança. Bill Malik, vice-presidente de estratégia de infraestrutura da Trend Micro, apontou possíveis falhas de segurança em várias missões famosas.

O Telescópio Espacial Hubble, se for virado para o Sol, pode “fritar” a ótica. O Skylab, uma antiga estação espacial da NASA, enviava comunicações não criptografadas dos astronautas para o Controlo da Missão.

Malik pediu que a indústria adotasse rapidamente soluções para reduzir a possibilidade de hackers entrarem nos satélites em órbita, já que a NASA e outras empresas já sofreram efeitos negativos dessas atividades. As medidas podem incluir autenticação mais forte ou mover comunicações entre frequências.

Seja qual for a solução, o setor precisa de se mover rapidamente. A SpaceX, recorda a Forbes, está a discutir o envio de até 42 mil satélites para o Espaço para sua constelação Starlink. Além disso, outras empresas também podem enviar centenas ou milhares de satélites para oportunidades de banda larga.

A última coisa que se quer é que um hacker interrompa as comunicações criptografadas ou assuma o controlo de funções vitais.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo de Biden quer que estados ofereçam 100 dólares a quem for vacinado

O Governo dos Estados Unidos quer que os vários estados norte-americanos ofereçam um cheque de 100 dólares aos cidadãos que se vacinem contra a covid-19. De acordo com a imprensa norte-americana, o Governo de Joe Biden …

"Estou com vergonha, fui uma deceção": a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio. Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu …

Governo acelera no desconfinamento, mas ainda há questões para os peritos resolverem

Plano apresentado pelo Governo esta quinta-feira diverge do proposto pelos peritos, sobretudo na data prevista para a imunidade de grupo e, consequentemente, para o levantamento de medidas restritivas. Apesar das medidas anunciadas que sugerem um …

Se António Costa sair, "o PS parte-se todo"

Rui Rio não esconde a ambição de tirar o lugar a António Costa. Em entrevista ao Expresso, o líder social-democrata assumiu estar convicto de que o PS "se parte todo" se o atual secretário-geral do …

Vladimiro Feliz concorre ao Porto com o apoio de cinco independentes

Vladimiro Feliz concorre à Câmara do Porto pelo PSD, contando com o apoio de cinco independentes numa lista de 13 pessoas. "Rui Moreira tornou-se um autarca vulgar", disse Vladimiro Feliz numa recente entrevista ao jornal Público. …

Rui Costa "jamais aceitaria ser príncipe herdeiro" (e deixa candidatura em aberto)

O presidente do Benfica, Rui Costa, disse que seria uma cobardia a si próprio e aos benfiquistas se não assumisse o cargo e que ignorou Luís Filipe Vieira porque ninguém está acima do clube. “Não podia …

Emprego recupera para níveis históricos, mas jovens não acompanham tendência

Números provisórios do INE correspondentes a junho indicam uma retoma do emprego, com 17 mil novos postos de trabalho criados — numa sequência de cinco meses consecutivos de melhoria. Trata-se do mês mais forte desde …

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …