Hackers russos acederam a segredos da Defesa norte-americana

Uma investigação da Associated Press concluiu que 87 funcionários externos do Departamento de Defesa receberam emails dos “Fancy Bear”, os mesmos piratas informáticos russos que terão interferido nas presidenciais dos EUA em 2016.

Piratas informáticos russos em busca de informação secreta sobre drones militares e outras tecnologias da Defesa dos Estados Unidos da América conseguiram levar funcionários externos importantes a expor as suas mensagens de correio eletrónico, revelou uma investigação da Associated Press.

Desconhece-se ainda o que terá sido roubado, mas os hackers exploraram claramente uma fragilidade nacional em matéria de cibersegurança: contas de correio eletrónico mal protegidas e quase nenhuma notificação direta às vítimas.

Os piratas informáticos conhecidos como “Fancy Bear”, os mesmos que terão interferido nas eleições presidenciais norte-americanas em 2016, tentaram iludir pelo menos 87 funcionários que trabalham com tecnologia de drones (aeronaves não-pilotadas), mísseis, morteiros, caças furtivos, plataformas de computação em nuvem e noutras atividades sensíveis.

A investigação da AP indica que pelo menos 40% desses funcionários clicaram para abrir os links de phishing enviados pelos ciberpiratas, o primeiro passo que permite aos hackers acederem aos seus e-mails e a informações e ficheiros dos respetivos computadores.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …