Hackers invadiram o sistema confidencial da ONU no início deste ano

Stefano Maffei / Flickr

Organização das Nações Unidas

Piratas informáticos não identificados violaram os sistemas de computação da Organização das Nações Unidas (ONU) em abril deste ano, revelou um porta-voz da instituição. Medidas de seguranças adicionais tiveram de ser impostas nos meses seguintes.

A revelação surge depois de vários especialistas em cibersegurança privada alertarem que alguns fóruns criminosos tinham vendido, ao longo dos últimos meses, senhas de acesso a um software que a ONU usa para monitorizar projetos internos.

De acordo com a CNN, este software pode ser uma mais valia para invasores que têm o objetivo de roubar dados da ONU.

“Podemos confirmar que hackers desconhecidos violaram partes da infraestrutura das Nações Unidas em abril de 2021”, referiu o porta-voz da ONU Stéphane Dujarric em comunicado.

O responsável referiu ainda que “que outros ataques foram detetados e estão a ser alvo de uma resposta rápida por estarem ligados à invasão anterior”.

A Resecurity, uma empresa de segurança cibernética com sede na Califórnia, referiu à CNN que entrou em contacto com funcionários da instituição no início deste ano, após perceber que as senhas de acesso ao software estavam a ser vendidas no mercado negro online.

Já em janeiro de 2020, a ONU confirmou que hackers não identificados tinham invadido o seu sistema de computação nos escritórios de Genebra e Viena.

Este tipo de ataques representam um grande perigo para as instituições internacionais, que tentam a todo o custo manter as suas comunicações confidenciais.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …