/

Hackers invadiram o sistema confidencial da ONU no início deste ano

Stefano Maffei / Flickr

Organização das Nações Unidas

Piratas informáticos não identificados violaram os sistemas de computação da Organização das Nações Unidas (ONU) em abril deste ano, revelou um porta-voz da instituição. Medidas de seguranças adicionais tiveram de ser impostas nos meses seguintes.

A revelação surge depois de vários especialistas em cibersegurança privada alertarem que alguns fóruns criminosos tinham vendido, ao longo dos últimos meses, senhas de acesso a um software que a ONU usa para monitorizar projetos internos.

De acordo com a CNN, este software pode ser uma mais valia para invasores que têm o objetivo de roubar dados da ONU.

“Podemos confirmar que hackers desconhecidos violaram partes da infraestrutura das Nações Unidas em abril de 2021”, referiu o porta-voz da ONU Stéphane Dujarric em comunicado.

O responsável referiu ainda que “que outros ataques foram detetados e estão a ser alvo de uma resposta rápida por estarem ligados à invasão anterior”.

A Resecurity, uma empresa de segurança cibernética com sede na Califórnia, referiu à CNN que entrou em contacto com funcionários da instituição no início deste ano, após perceber que as senhas de acesso ao software estavam a ser vendidas no mercado negro online.

Já em janeiro de 2020, a ONU confirmou que hackers não identificados tinham invadido o seu sistema de computação nos escritórios de Genebra e Viena.

Este tipo de ataques representam um grande perigo para as instituições internacionais, que tentam a todo o custo manter as suas comunicações confidenciais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.