Hackers obtiveram documentos do negócio da venda de barragens da EDP

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, António Mexia

A amostra de ficheiros aos quais os piratas informáticos que atacaram a EDP terão chegado contém informação sensível, como é o caso do negócio da venda das barragens da EDP à francesa Engie por 2,2 mil milhões de euros. 

O negócio, que é um dos maiores de sempre do grupo EDP, foi acordado a 19 de dezembro, prevendo a entrega à Engie de seis centrais hidroelétricas no Douro. A EDP prevê a conclusão da transação no segundo semestre deste ano, após a obtenção de autorizações dos reguladores e entidades competentes.

De acordo com o semanário Expresso, o negócio é uma das operações cujos pormenores estão detalhados no acervo de informação do grupo EDP.



Uma amostra dos diretórios alcançados pelos hackers no ataque do início do mês revela que chegaram a algumas das pastas de informação sobre o processo de venda das barragens. Porém, ainda não se sabe se os autores do ataque conseguiram obter todos os documentos ou apenas a sua localização na rede informática da EDP.

A amostra da documentação foi publicada na “dark web” e mostra que o projeto da venda tinha como nome de código Projeto Monet. Na amostra, há documentos de janeiro a março. Há documentos internos, apresentações da EDP, propostas da Engie e o quadro de pessoal da EDP que passará a integrar a Engie.

Há ainda documentos com as formalidades do processo de venda, como os requerimentos para a REN – Redes Energéticas Nacionais, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Energia e Geologia e documentos preparados pela sociedade de advogados MLGTS.

A rede internacional de piratas informáticos Cyberteam reivindicou o ataque aos serviços informáticos da EDP, que deixou sem serviço muitas pessoas que estavam em teletrabalho. O ataque afetou “os sistemas de atendimento ao cliente”.

Os hackers alcançaram os dados pessoais dos clientes da EDP. Parte dos dados de centenas de clientes particulares foram publicados na “dark web”.

Segundo o Jornal de Notícias, os responsáveis “reclamam um resgate de 10 milhões de euros”. De acordo com o Expresso, a EDP não pagou o resgate e a página do ataque não teve ainda nenhuma publicação adicional.

O Cyberteam ameaçou voltar a atacar, a 25 de abril, o feriado em que se celebra a Revolução dos Cravos. O grupo ameaça fazer um ataque de larga escala a empresas e instituições portuguesas.

Além disso, também ameaça deitar abaixo a rede da MEO, através de servidores da Altice. A Altice também foi alvo dos piratas informáticos, mas a empresa assegura que o ataque falhou.

Este grupo, recorde-se, divulgou na Internet milhares de endereços de email e palavras-passe de acesso de entidades públicas, nomeadamente da Presidência da República, da Procuradoria-Geral da República, da Segurança Social, das polícias, de Bancos, de partidos e de clubes de futebol em março. Alguns dos dados foram “apanhados” em sites para adultos.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …