Hacker Rui Pinto suspeito de espiar emails do Governo

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O pirata informático português Rui Pinto, denunciante no Football Leaks e suspeito de ter acedido ilegalmente a emails do Benfica, terá também tentado espiar o correio eletrónico de vários membros do Governo.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia nesta terça-feira, o hacker Rui Pinto, de 30 anos, é também um dos suspeitos da Polícia Judiciária de ser autor de ataques informáticos anos ministérios nacionais.

Ao que o diário apurou, a Polícia Judiciária detetou “exfiltração de dados” de mensagens trocadas entre governantes – ministros e secretários de Estado – entre 2016 e 2017.

Rui Pinto, detido em Budapeste na semana passada no âmbito de um mandado de detenção europeu, foi ouvido também na semana passada em interrogatório judicial na capital húngara. O pirata informático suspeito de ter divulgado emails do clube da Luz encontra-se também a colaborar com a justiça francesa no Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

Em comunicado, os advogados do pirata informático defenderam a sua conduta, afirmando que Rui Pinto é um amante de futebol “indignado com práticas vigentes neste desporto” e que “decidiu contribuir para o conhecimento público da extensão dessas práticas criminosas”. Neste sentido, a equipa de defesa do português revelou que irá opor-se à sua extradição da Hungria.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só o governo Português é que não colabora na luta contra a corrupção no futebol!… Porque será… Pensavam que o podiam julgar, prender e abafar o assunto para branquear o Benfica. Saiu-vos o tiro pela culatra.

  2. Ainda bem! Da minha parte os meus agradecimentos Rui Pinto! É desta forma que os contribuintes começam a perceber para onde vão os nossos impostos, que eles nos arrebanham na ordem dos milhares de milhões.

RESPONDER

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …

Governador de Nova Iorque "reescreveu relatório" para esconder mortes em lares

  Assistentes do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, terão reescrito um relatório das autoridades de saúde locais, no verão de 2020, que apontava para um número de mortes por covid-19 nos lares de idosos muito …

"Europa vai andar para trás". Pandemia faz "descarrilar conquistas de igualdade"

Empregos perdidos, horários de trabalho reduzidos e violência doméstica crescente provam que o impacto da pandemia foi mais forte nas mulheres e fez “descarrilar as conquistas de igualdade”, alerta o Instituto Europeu para a Igualdade …