Hacker Rui Pinto suspeito de espiar emails do Governo

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

O pirata informático português Rui Pinto, denunciante no Football Leaks e suspeito de ter acedido ilegalmente a emails do Benfica, terá também tentado espiar o correio eletrónico de vários membros do Governo.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia nesta terça-feira, o hacker Rui Pinto, de 30 anos, é também um dos suspeitos da Polícia Judiciária de ser autor de ataques informáticos anos ministérios nacionais.

Ao que o diário apurou, a Polícia Judiciária detetou “exfiltração de dados” de mensagens trocadas entre governantes – ministros e secretários de Estado – entre 2016 e 2017.

Rui Pinto, detido em Budapeste na semana passada no âmbito de um mandado de detenção europeu, foi ouvido também na semana passada em interrogatório judicial na capital húngara. O pirata informático suspeito de ter divulgado emails do clube da Luz encontra-se também a colaborar com a justiça francesa no Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

Em comunicado, os advogados do pirata informático defenderam a sua conduta, afirmando que Rui Pinto é um amante de futebol “indignado com práticas vigentes neste desporto” e que “decidiu contribuir para o conhecimento público da extensão dessas práticas criminosas”. Neste sentido, a equipa de defesa do português revelou que irá opor-se à sua extradição da Hungria.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só o governo Português é que não colabora na luta contra a corrupção no futebol!… Porque será… Pensavam que o podiam julgar, prender e abafar o assunto para branquear o Benfica. Saiu-vos o tiro pela culatra.

  2. Ainda bem! Da minha parte os meus agradecimentos Rui Pinto! É desta forma que os contribuintes começam a perceber para onde vão os nossos impostos, que eles nos arrebanham na ordem dos milhares de milhões.

RESPONDER

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …