Hacker conseguiu ganhar controlo de aviões da American Airlines

c.v. FOX News

Chris Roberts, especialista em segurança informática e ex-funcionário da One World Labs

Chris Roberts, especialista em segurança informática, fundador e ex-funcionário da One World Labs, pirata aeronáutico

Um antigo funcionário de uma empresa de tecnologias de informação revelou ao FBI, durante um interrogatório, que em várias ocasiões tinha conseguido decifrar as passwords dos computadores de bordo de aviões em que se encontrava a voar, e com isso controlar o movimento dos aparelhos.

Chris Roberts, especialista em segurança informática, fundador e ex-funcionário da One World Labs, empresa norte-americana de IT, afirma que em várias ocasiões – cerca de 15 a 20 vezes – conseguiu penetrar na rede interna das aeronaves e alterar as passwords dos sistemas de entretenimento e de segurança.

Segundo Mark Hurley, agente especial do FBI citado pela Wired, Roberts terá até conseguido em algumas ocasiões fazer com que as aeronaves ganhassem altitude ou se desviassem da sua rota – e, numa ocasião, terá mesmo conseguido que um avião da United Airlines “andasse de lado durante alguns instantes”.

“Roberts revelou que durante um destes voos, conseguiu transmitir a um dos motores do avião comandos para que subisse de altitude, o que causou um movimento lateral”, diz Hurley, que conduziu o interrogatório.

Chris Roberts foi obrigado a desembarcar de um voo de Chigado para Nova Iorque e detido à saída do avião, depois de os Serviços Secretos norte-americanos terem detectado um post no seu Twitter em que se vangloriava de que “iria piratear o sistema de entretenimento do voo e o sistema de máscaras de oxigénio dos passageiros”.

Após a sua detenção, Roberts terá tentado convencer os agentes do FBI de que se tratava de uma brincadeira, mas após algumas horas de interrogatório viria a revelar que há três anos que se dedicava a piratear voos.

Roberts revelou ao FBI que encontrou vulnerabilidades nos sistemas electrónicos dos modelos Boeing 737-800, 737-900 e 757-200 e Airbus A-320s.

Num outro post no seu Twitter, Roberts garante entretanto que a sua única preocupação ao piratear os sistemas dos aviões era “ajudar a melhorar a segurança informática das aeronaves”, mas que dada a sua corrente situação legal, tinha sido aconselhado a não prestar mais declarações.

O caso deixou em choque as comunidades norte-americanas ligadas à industria aeronáutica e às tecnologias de informação.

Alex Stamos, director de segurança informática do portal Yahoo, considera que nenhuma preocupação com a segurança justifica que se coloque em causa precisamente a segurança de centenas de passageiros inocentes.

https://twitter.com/alexstamos/status/599397831972102144

Jaime Blasco, director da Alien Vault Labs, acha difícil de acreditar que Roberts tenha mesmo conseguido ganhar controlo das aeronaves. “Se for verdade, merece ir para a cadeia”, diz Blasco.

Na altura da detenção, o FBI apreendeu o equipamento electrónico que Roberts usava para piratear as aeronaves — dois computadores portáteis, vários discos externos, pens USB e cabos de rede ethernet com conectores modificados.

O hacker usava este equipamento para aceder às consolas de comando dos sistemas de entretenimento instaladas nas cadeiras do avião, e através delas aceder aos restantes sistemas electrónicos do aparelho.

Após este incidente, a autoridade americana de segurança dos transportes e o FBI emitiram um aviso às companhias aéreas, a quem aconselham vigilância de passageiros que “mostrem sinais de que poderão estar a tentar piratear os sistemas electrónicos do avião”.

ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não me faz sentido. Porque não separam simplesmente a rede de entretenimento da rede operacional? Assim, mesmo que tivessem acesso, pouco mais poderiam fazer do que mudar o filme.
    A rede operacional é demasiado critica para não estar isolada e segura em múltiplas camadas, incluindo isolamento físico.
    Ou é peta, ou é um bug que vai custar milhões à indústria…

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …