Hacker conseguiu ganhar controlo de aviões da American Airlines

c.v. FOX News

Chris Roberts, especialista em segurança informática e ex-funcionário da One World Labs

Chris Roberts, especialista em segurança informática, fundador e ex-funcionário da One World Labs, pirata aeronáutico

Um antigo funcionário de uma empresa de tecnologias de informação revelou ao FBI, durante um interrogatório, que em várias ocasiões tinha conseguido decifrar as passwords dos computadores de bordo de aviões em que se encontrava a voar, e com isso controlar o movimento dos aparelhos.

Chris Roberts, especialista em segurança informática, fundador e ex-funcionário da One World Labs, empresa norte-americana de IT, afirma que em várias ocasiões – cerca de 15 a 20 vezes – conseguiu penetrar na rede interna das aeronaves e alterar as passwords dos sistemas de entretenimento e de segurança.

Segundo Mark Hurley, agente especial do FBI citado pela Wired, Roberts terá até conseguido em algumas ocasiões fazer com que as aeronaves ganhassem altitude ou se desviassem da sua rota – e, numa ocasião, terá mesmo conseguido que um avião da United Airlines “andasse de lado durante alguns instantes”.

“Roberts revelou que durante um destes voos, conseguiu transmitir a um dos motores do avião comandos para que subisse de altitude, o que causou um movimento lateral”, diz Hurley, que conduziu o interrogatório.

Chris Roberts foi obrigado a desembarcar de um voo de Chigado para Nova Iorque e detido à saída do avião, depois de os Serviços Secretos norte-americanos terem detectado um post no seu Twitter em que se vangloriava de que “iria piratear o sistema de entretenimento do voo e o sistema de máscaras de oxigénio dos passageiros”.

Após a sua detenção, Roberts terá tentado convencer os agentes do FBI de que se tratava de uma brincadeira, mas após algumas horas de interrogatório viria a revelar que há três anos que se dedicava a piratear voos.

Roberts revelou ao FBI que encontrou vulnerabilidades nos sistemas electrónicos dos modelos Boeing 737-800, 737-900 e 757-200 e Airbus A-320s.

Num outro post no seu Twitter, Roberts garante entretanto que a sua única preocupação ao piratear os sistemas dos aviões era “ajudar a melhorar a segurança informática das aeronaves”, mas que dada a sua corrente situação legal, tinha sido aconselhado a não prestar mais declarações.

O caso deixou em choque as comunidades norte-americanas ligadas à industria aeronáutica e às tecnologias de informação.

Alex Stamos, director de segurança informática do portal Yahoo, considera que nenhuma preocupação com a segurança justifica que se coloque em causa precisamente a segurança de centenas de passageiros inocentes.

https://twitter.com/alexstamos/status/599397831972102144

Jaime Blasco, director da Alien Vault Labs, acha difícil de acreditar que Roberts tenha mesmo conseguido ganhar controlo das aeronaves. “Se for verdade, merece ir para a cadeia”, diz Blasco.

Na altura da detenção, o FBI apreendeu o equipamento electrónico que Roberts usava para piratear as aeronaves — dois computadores portáteis, vários discos externos, pens USB e cabos de rede ethernet com conectores modificados.

O hacker usava este equipamento para aceder às consolas de comando dos sistemas de entretenimento instaladas nas cadeiras do avião, e através delas aceder aos restantes sistemas electrónicos do aparelho.

Após este incidente, a autoridade americana de segurança dos transportes e o FBI emitiram um aviso às companhias aéreas, a quem aconselham vigilância de passageiros que “mostrem sinais de que poderão estar a tentar piratear os sistemas electrónicos do avião”.

ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não me faz sentido. Porque não separam simplesmente a rede de entretenimento da rede operacional? Assim, mesmo que tivessem acesso, pouco mais poderiam fazer do que mudar o filme.
    A rede operacional é demasiado critica para não estar isolada e segura em múltiplas camadas, incluindo isolamento físico.
    Ou é peta, ou é um bug que vai custar milhões à indústria…

RESPONDER

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Começa o jogo em Budapeste

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …