Hacker conseguiu ganhar controlo de aviões da American Airlines

c.v. FOX News

Chris Roberts, especialista em segurança informática e ex-funcionário da One World Labs

Chris Roberts, especialista em segurança informática, fundador e ex-funcionário da One World Labs, pirata aeronáutico

Um antigo funcionário de uma empresa de tecnologias de informação revelou ao FBI, durante um interrogatório, que em várias ocasiões tinha conseguido decifrar as passwords dos computadores de bordo de aviões em que se encontrava a voar, e com isso controlar o movimento dos aparelhos.

Chris Roberts, especialista em segurança informática, fundador e ex-funcionário da One World Labs, empresa norte-americana de IT, afirma que em várias ocasiões – cerca de 15 a 20 vezes – conseguiu penetrar na rede interna das aeronaves e alterar as passwords dos sistemas de entretenimento e de segurança.

Segundo Mark Hurley, agente especial do FBI citado pela Wired, Roberts terá até conseguido em algumas ocasiões fazer com que as aeronaves ganhassem altitude ou se desviassem da sua rota – e, numa ocasião, terá mesmo conseguido que um avião da United Airlines “andasse de lado durante alguns instantes”.

“Roberts revelou que durante um destes voos, conseguiu transmitir a um dos motores do avião comandos para que subisse de altitude, o que causou um movimento lateral”, diz Hurley, que conduziu o interrogatório.

Chris Roberts foi obrigado a desembarcar de um voo de Chigado para Nova Iorque e detido à saída do avião, depois de os Serviços Secretos norte-americanos terem detectado um post no seu Twitter em que se vangloriava de que “iria piratear o sistema de entretenimento do voo e o sistema de máscaras de oxigénio dos passageiros”.

Após a sua detenção, Roberts terá tentado convencer os agentes do FBI de que se tratava de uma brincadeira, mas após algumas horas de interrogatório viria a revelar que há três anos que se dedicava a piratear voos.

Roberts revelou ao FBI que encontrou vulnerabilidades nos sistemas electrónicos dos modelos Boeing 737-800, 737-900 e 757-200 e Airbus A-320s.

Num outro post no seu Twitter, Roberts garante entretanto que a sua única preocupação ao piratear os sistemas dos aviões era “ajudar a melhorar a segurança informática das aeronaves”, mas que dada a sua corrente situação legal, tinha sido aconselhado a não prestar mais declarações.

O caso deixou em choque as comunidades norte-americanas ligadas à industria aeronáutica e às tecnologias de informação.

Alex Stamos, director de segurança informática do portal Yahoo, considera que nenhuma preocupação com a segurança justifica que se coloque em causa precisamente a segurança de centenas de passageiros inocentes.

https://twitter.com/alexstamos/status/599397831972102144

Jaime Blasco, director da Alien Vault Labs, acha difícil de acreditar que Roberts tenha mesmo conseguido ganhar controlo das aeronaves. “Se for verdade, merece ir para a cadeia”, diz Blasco.

Na altura da detenção, o FBI apreendeu o equipamento electrónico que Roberts usava para piratear as aeronaves — dois computadores portáteis, vários discos externos, pens USB e cabos de rede ethernet com conectores modificados.

O hacker usava este equipamento para aceder às consolas de comando dos sistemas de entretenimento instaladas nas cadeiras do avião, e através delas aceder aos restantes sistemas electrónicos do aparelho.

Após este incidente, a autoridade americana de segurança dos transportes e o FBI emitiram um aviso às companhias aéreas, a quem aconselham vigilância de passageiros que “mostrem sinais de que poderão estar a tentar piratear os sistemas electrónicos do avião”.

ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não me faz sentido. Porque não separam simplesmente a rede de entretenimento da rede operacional? Assim, mesmo que tivessem acesso, pouco mais poderiam fazer do que mudar o filme.
    A rede operacional é demasiado critica para não estar isolada e segura em múltiplas camadas, incluindo isolamento físico.
    Ou é peta, ou é um bug que vai custar milhões à indústria…

RESPONDER

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …