/

Há outro vírus mortal a espalhar-se pelos EUA (mas há boas notícias)

(dr) Envato Elements

Há outro vírus mortal a espalhar-se no nordeste dos Estados Unidos. Apesar de parecerem más notícias, é pouco provável que infete tanta gente como a atual pandemia de covid-19.

De acordo com o OneZero, o vírus da encefalite equina oriental (EEE) pode causar uma infecção cerebral grave e pode ser transmitida através de uma picada de mosquito.

Como o nome do vírus sugere, os cavalos são particularmente suscetíveis à infecção. Existe uma vacina para cavalos – mas não há nenhum plano de tratamento específico ou vacina humana aprovada.

Por outro lado, a transmissão e infeção humanas são extremamente raras. Desde que foi descoberto pela primeira vez em humanos em 1938, houve menos de 100 casos nos Estados Unidos.

Em 2019, por exemplo, houve apenas 38 casos humanos registados e 15 mortes no país, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Além disso, cerca de 95% das pessoas picadas por mosquitos portadores de EEE acabam por nunca desenvolver uma infecção.

Em comparação com a pandemia de covid-19, estes números não são alarmantes. Os Estados Unidos ultrapassaram os dois milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus esta semana, com mais de 1.000 pessoas a morrer por dia.

Ainda assim, uma vez infetado, o vírus EEE é mortal. A taxa de mortalidade é de cerca de 33%, de acordo com a Associação Nacional de Saúde Ambiental. Quem sobrevivere à doença terá de lutar contra deficiências neurológicas por vezes incapacitantes.

Os cientistas também estão preocupados que, com o aumento da temperatura causado pelo aquecimento global, o número de surtos do vírus pareça estar a aumentar – em grande parte devido ao crescimento da população de mosquitos durante períodos prolongados de verão.

“Nós fazemos o possível para consciencializar as pessoas dos riscos sem sensacionalizar”, disse Catherine Brown, epidemiologista do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts, ao OneZero. “Mas ainda existem pessoas com tanto medo de EEE que se que esquecem que há outras coisas a acontecer no mundo.”

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.