Há universitários a pagar a explicadores para fazerem os seus exames

O Diário de Notícias escreve esta quinta-feira que há estudantes universitários que pagam a explicadores ou professores externos para fazer ou ajudar a completar os seus exames, que agora são feitos online por causa da pandemia.

De acordo com o matutino, esta é uma tendência que cresceu à boleia da pandemia.

Com muitas provas a realizarem-se agora online, há muitos estudantes que procuram explicadores ou professores externos para os ajudarem nos exames.

A situação é denunciada por vários centros de explicações ouvidos pelo Diário de Notícias, que dizem ter recebido várias propostas neste sentido nos últimos meses e que dão conta que os estudantes estão dispostos a pagar quantias elevadas pelo serviço.

“Não sendo todos os dias, praticamente todos os dias me contactaram para isto (…) Perguntavam se dava explicações, mas quando começava a explicar melhor em que consistia, eles caíam em si e diziam mesmo: ‘Não era bem explicações que queria, mas ter um professor a ajudar-me a resolver o teste na hora‘”, contou ao diário Maxime Ventura, 34 anos, dono de um centro de explicações no centro da cidade do Porto.

Leonor Sousa, 53 anos, tem um centro de estudos na Boavista, no Porto, há 15 anos e confirma também que a procura por este serviço cresceu.

Dizendo que recebeu apenas dois novos alunos do Ensino Superior no seu centro para obterem explicações durante o período da pandemia, reconhece que a maioria “procura sobretudo é quem lhes faça os exames“.

Também Hélder Sousa, professor universitário, reconhece o fenómeno e acredita que este poderá ser de larga escala. “Muitas faculdades estão a fazer os exames online e não custa nada ter alguém ao lado que diga para fazer de uma determinada maneira. Temos um professor que tem recebido uma quantidade de propostas inacreditável”.

“Se aquilo de que tenho conhecimento for uma amostra estatística representativa, então estamos perante um fenómeno de grande escala“, disse ao DN.

Leonor Sousa diz que o seu centro não cede a estas propostas, mas reconhece que há “muitos professores desempregados que não olham a meios (…) principalmente durante a conjuntura socioeconómica que se começa a atravessar no país devido à pandemia”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Actualmente, não sei.
    Mas antigamente, falsificarem BI para outros fazerem exames por terceiros, eram as resmas!

  2. Vou ver se arranjo uns intermediários, pois ainda quero ver se chego a ingenheiro. Isto está a bater no fundo a todos os níveis, porque será?

  3. Eu fui fazer o de matemática e pediram_me o CC, conferiram nºdo CC, nome e fotografia, … como é possível o que descreve a notícia?

RESPONDER

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …