Há universitários a pagar a explicadores para fazerem os seus exames

O Diário de Notícias escreve esta quinta-feira que há estudantes universitários que pagam a explicadores ou professores externos para fazer ou ajudar a completar os seus exames, que agora são feitos online por causa da pandemia.

De acordo com o matutino, esta é uma tendência que cresceu à boleia da pandemia.

Com muitas provas a realizarem-se agora online, há muitos estudantes que procuram explicadores ou professores externos para os ajudarem nos exames.

A situação é denunciada por vários centros de explicações ouvidos pelo Diário de Notícias, que dizem ter recebido várias propostas neste sentido nos últimos meses e que dão conta que os estudantes estão dispostos a pagar quantias elevadas pelo serviço.

“Não sendo todos os dias, praticamente todos os dias me contactaram para isto (…) Perguntavam se dava explicações, mas quando começava a explicar melhor em que consistia, eles caíam em si e diziam mesmo: ‘Não era bem explicações que queria, mas ter um professor a ajudar-me a resolver o teste na hora‘”, contou ao diário Maxime Ventura, 34 anos, dono de um centro de explicações no centro da cidade do Porto.

Leonor Sousa, 53 anos, tem um centro de estudos na Boavista, no Porto, há 15 anos e confirma também que a procura por este serviço cresceu.

Dizendo que recebeu apenas dois novos alunos do Ensino Superior no seu centro para obterem explicações durante o período da pandemia, reconhece que a maioria “procura sobretudo é quem lhes faça os exames“.

Também Hélder Sousa, professor universitário, reconhece o fenómeno e acredita que este poderá ser de larga escala. “Muitas faculdades estão a fazer os exames online e não custa nada ter alguém ao lado que diga para fazer de uma determinada maneira. Temos um professor que tem recebido uma quantidade de propostas inacreditável”.

“Se aquilo de que tenho conhecimento for uma amostra estatística representativa, então estamos perante um fenómeno de grande escala“, disse ao DN.

Leonor Sousa diz que o seu centro não cede a estas propostas, mas reconhece que há “muitos professores desempregados que não olham a meios (…) principalmente durante a conjuntura socioeconómica que se começa a atravessar no país devido à pandemia”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Actualmente, não sei.
    Mas antigamente, falsificarem BI para outros fazerem exames por terceiros, eram as resmas!

  2. Vou ver se arranjo uns intermediários, pois ainda quero ver se chego a ingenheiro. Isto está a bater no fundo a todos os níveis, porque será?

  3. Eu fui fazer o de matemática e pediram_me o CC, conferiram nºdo CC, nome e fotografia, … como é possível o que descreve a notícia?

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …