Há mais pessoas em quarentena do que havia vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial – 2,6 mil milhões de pessoas – está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial.

Na terça-feira, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ordenou que os 1,3 mil milhões de indianos ficassem em casa e quase duplicou o número de pessoas colocadas em isolamento para evitar a propagação do novo coronavírus.

Agora, de acordo com a AFP, há mais pessoas em quarentena do que pessoas vivas durante a 2ª Guerra Mundial.

O vírus já infetou pelo menos 425 mil pessoas e matou 18.900 pessoas, com muitas outras suspeitas de estarem infetadas, mas não confirmadas. A precisão das infeções relatadas varia de país para país devido a complicações políticas e à extensão da política de testes de cada um.

A nível da vida quotidiana, tornou-se difícil quantificar a escala do impacto que o coronavírus teve na população humana desde que o primeiro caso surgiu no final de 2019.

Os governos globais reagiram com diferentes formas de restrição que afetam uma em cada três pessoas, os transportes, comércio, reuniões sociais e, em muitos casos, a capacidade de sair a casa.

O número de pessoas afetadas até “diminui” os eventos mundial de maior escala na História. Os dois maiores conflitos globais – a 1ª e a 2ª Guerra Mundial – foram travados por um total combinado de cerca de 135 milhões, segundo a EncyclopaediaBritannica.

Em 1940, havia 2,3 mil milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o Departamento de Censos dos Estados Unidos – ainda menos do que o número de pessoas em isolamento hoje.

Nem os eventos como as migrações humanas se aproximam deste valor. O número estimado de pessoas que viajam para as maiores migrações anuais humanas do mundo – Ano Novo Chinês; Prayagraj Kumbh Mela, na Índia, Ação de Graças, nos Estados Unidos; e as peregrinações islâmicas, de Arba’een e Hajj – é de 690,5 milhões, segundo Statista.

De acordo com o ScienceAlert, um dos únicos eventos humanos comparáveis a afetar pessoas neste escala é a gripe espanhola de 1918-19. Embora a situação seja muito diferente em termos epidemiológicos, um ponto comum é a extensão do seu alcance em comparação com a população global. O vírus infetou um terço da população, que, na época, era de cerca de 500 milhões.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …

Portugal vs Alemanha em direto: Fernando Santos não faz alterações no onze

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que a medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está “bem protegida e consolidada” naquilo que é a Lei de …

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …

Governo decide que mortes sob custódia policial passam a ter autópsia obrigatória

Decreto-lei de 16 de junho frisa a necessidade de haver sempre autópsia quando há mortes sob custódia ou em sequência de intervenções policiais e militares. O decreto formaliza "uma prática própria de um Estado democrático", diz …

Mais 1183 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 1.183 casos, e uma morte associada à covid-19. O mesmo boletim indica que estão mais …

Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo. A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho …

Quase metade das camas para estudantes do superior ainda não têm data para ficarem prontas

Mais de 40% das camas incluídas no Plano Nacional de Alojamento Estudantil ainda não têm uma data prevista para poderem começar a ser usadas. O programa do Governo tem como objetivo responder à falta de residências …

Ex-presidente de Infarmed diz que é preciso não descartar a capacidade das farmácias na vacinação

O ex-presidente de Infarmed considera que o mais importante para travar a pandemia é garantir a rápida vacinação do maior número de pessoas no menor espaço de tempo e que é preciso não descartar a …

Clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais do Irão

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do Irão com mais de 62,2% dos votos, segundo resultados oficiais parciais hoje divulgados. Em 28,6 milhões de votos contados, Raïssi obteve "mais de 17.800.000" votos, declarou …