Há pessoas com deficiência a trabalhar 11 horas por dia e a receber 545 euros por mês no Palácio Real de Espanha

Um grupo de mais de uma dezena e meia de trabalhadores com deficiência da empresa Integra vieram a público com diversas denúncias sobre o seu trabalho no Palácio Real de Espanha.

Condições abusivas de trabalho, excesso de horas, pausas escassas e contratos assinados no momento em que os funcionários são despedidos ou cessam funções por outra vias são as denúncias do grupo de trabalhadores. O grupo alerta para as longas jornadas de trabalho como assistentes de sala no Palácio Real, em Madrid, acima do que está estabelecido contratualmente.

A notícia é avançada pelo jornal espanhol El País. De acordo com aquele meio de comunicação, há casos de funcionários a trabalhar 11 horas por dia, entre as 9h e as 20h, 243 horas por mês, a troco de 545 euros.

A Integra, um centro especial de emprego especializado em pessoas com deficiências, tem 61 pessoas a trabalhar no Palácio Real. A empresa justifica as longas horas de trabalho com o horário de verão e garante que os funcionários serão compensados no inverno, com menos duas horas diárias, no que classifica como um “processo de ajuste”.

A Integra é subcontratada pela Clece, que, por sua vez, pertence ao Grupo ACS, dedicado à construção, engenharia civil e serviços.

Ao El País, um gerente da Clece reconheceu que o facto de os trabalhadores assinarem o contrato no momento em que este termina é “claramente irregular”. “Mas juntaram-se cerca de 300 a 400 pessoas no verão, pelo que é possível que os contratos não tenham sido assinados na altura apropriada”, explicou. “É algo que temos de resolver”, disse, garantindo tratar-se de uma situação “circunstancial”.

O decreto real 1/2013, de 29 de novembro, que contém a Lei Geral dos Direitos das Pessoas com Deficiência, estabelece as caraterísticas que um centro de emprego especial deve reunir. Um mínimo de 70% da força de trabalho deverá ser formada por trabalhadores com pelo menos 33% de incapacidade, revela o decreto, de acordo com o semanário Expresso. Além disso, a finalidade destes centros é garantir um trabalho remunerado, facilitando a inserção no mercado de trabalho.

Finalmente, os centros deverão proporcionar aos trabalhadores serviços de ajustamento pessoal e social, como sejam a eliminação de barreiras arquitetónicas nas instalações das empresas ou a disponibilização de todos os meios para uma inclusão social adequada dos seus funcionários.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …