Já há namoradas holográficas à venda no Japão

A presença de assistentes virtuais em casas é um conceito cada vez mais difundido em alguns países. No entanto, esta ideia original foi aprimorada de uma forma muito curiosa pela Vinclu, que introduziu no mercado nipônico uma “namorada holográfica” com inteligência artificial.

Batizado de Gatebox, o produto passou por um período de “testes”, com vendas limitadas em duas remessas. Agora, a “namorada holográfica” finalmente está disponível em pré-venda no Japão.

Embora o Gatebox tenha as funções de controlar dispositivos domésticos de forma remota e ainda capacidades semelhantes a uma assistente pessoal, a principal finalidade do produto é que a rapariga holográfica funcione como uma espécie de companheira para os mais solitários.

A “namorada” é representada pela personagem Hikari Azuma e projetada na estrutura central do dispositivo, focando em interações, podendo até mesmo enviar mensagens para o telemóvel do “parceiro” quando este estiver longe de casa.

Principais características

A produção em massa do Gatbox não é uma surpresa no entanto, é importante sublinhar que o dispositivo não utiliza qualquer modelo de inteligência artificial de outras empresas. Em vez disso, o sistema foi desenvolvido pela própria Vinclu com base no reconhecimento de padrões a partir das interações com o usuário.

Outro detalhe é que, apesar de ter sido feita uma nova reformulação de hardware relativamente aos dois primeiros modelos, as funções de assistente pessoal ainda são muito limitadas, restringindo-se a alertas de informações meteorológicas, notícias do dia e algumas outras informações obtidas a partir da Internet, bem como funções da Internet das Coisas, para casas conectadas.

Esta nova versão, que vem em formato de speaker de dimensões ampliadas, também é dotada de dois microfones na sua parte superior para comandos de voz e um detetor de movimento embutido para que a “namorada” reconheça as expressões faciais e movimentos do usuário.

Preço e disponibilidade

Ainda de acordo com o anúncio, o Gatebox modelo GTBX-100 já pode ser comprado no Japão por cerca de 150 mil ienes (cerca de 1165 euros, em conversão direta) e as entregas estão previstas ainda para novembro deste ano.

Além deste valor, a utilização da “namorada holográfica” exige o pagamento de uma mensalidade de 1.500 mil ienes (cerca de 12 euros), que só serão cobrados a partir de março de 2019.

Também foi anunciado que o Gatebox será disponibilizado noutras regiões fora do Japão. Porém, é (quase) certo que isso não aconteça num futuro próximo.

PARTILHAR

RESPONDER

Desagravou-se a seca no país, mas Algarve mantém seca extrema

24,5% do continente estava em seca fraca, 23,8% em chuva fraca, 23,3% em seca moderada e 10,9% em seca severa. Sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema. Portugal continental registou em novembro um desagravamento da …

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …