Há mais dois comandantes da Proteção Civil licenciados por equivalências

Autoridade Nacional Protecção Civil / Facebook

Presidente da Protecção Civil, o coronel Joaquim Leitão, ao centro, com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, ao lado.

Luís Belo Costa, comandante do agrupamento distrital do Centro Sul, e Pedro Vicente Nunes, comandante operacional do agrupamento distrital do Centro Norte, vão ver as suas licenciaturas analisadas por suspeitas de irregularidades na obtenção das mesmas.

A Inspeção Geral da Educação está a investigar as licenciaturas de mais dois altos dirigentes da Proteção Civil devido ao volume de equivalências concedidas, avança o jornal “i”.

Em causa estão Luís Belo Costa e Pedro Vicente Nunes, nomeados este ano comandantes operacionais do agrupamento distrital do Centro Sul e do Centro Norte, respetivamente.

Segundo o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a mesma instituição onde se formou Rui Esteves, comandante demissionário da Proteção Civil,  os dois comandantes concluíram a licenciatura com um grande número de equivalências por experiência profissional.

A Inspeção Geral da Educação ter-se-á deslocado na terça-feira ao Politécnico de Castelo Branco para recolher os processos académicos de ambos.

Luís Belo Costa terá tido equivalência a 27 das 34 unidades curriculares, devido à experiência profissional. As restantes 13 terá feito por avaliação sem recurso a equivalências, em 2010.

Pedro Vicente Nunes, licenciou-se depois de 2013, altura em que foi imposto um limite no número de equivalências, e das 37 unidades curriculares que compõem o curso de Engenharia da Proteção Civil, oito delas terão sido realizadas por equivalência.

Neste último caso, no entanto, não haverá problemas. A lei prevê um máximo de 30% de equivalências do total de disciplinas da licenciatura. Por isso, o valor não terá sido ultrapassado, já que essa percentagem corresponde a 11 unidades curriculares e Pedro Vicente Nunes só terá usado o regime de equivalência em oito delas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Continua o mesmo espectáculo.

    Deixo como sugestão aos jornalistas que especifiquem se as equivalências são por experiência profissional ou por equivalência académica porque isto faz muita diferença…

    Mas será que estes são os únicos casos? Certamente haverá muitos mais casos em órgãos dirigentes, eventualmente até deputados da esquerda à direita!!!

RESPONDER

"Na última noite no Porto, fui sozinho à Ponte D. Luís e vieram-me as lágrimas aos olhos"

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …