Há mais dois comandantes da Proteção Civil licenciados por equivalências

Autoridade Nacional Protecção Civil / Facebook

Presidente da Protecção Civil, o coronel Joaquim Leitão, ao centro, com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, ao lado.

Luís Belo Costa, comandante do agrupamento distrital do Centro Sul, e Pedro Vicente Nunes, comandante operacional do agrupamento distrital do Centro Norte, vão ver as suas licenciaturas analisadas por suspeitas de irregularidades na obtenção das mesmas.

A Inspeção Geral da Educação está a investigar as licenciaturas de mais dois altos dirigentes da Proteção Civil devido ao volume de equivalências concedidas, avança o jornal “i”.

Em causa estão Luís Belo Costa e Pedro Vicente Nunes, nomeados este ano comandantes operacionais do agrupamento distrital do Centro Sul e do Centro Norte, respetivamente.

Segundo o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a mesma instituição onde se formou Rui Esteves, comandante demissionário da Proteção Civil,  os dois comandantes concluíram a licenciatura com um grande número de equivalências por experiência profissional.

A Inspeção Geral da Educação ter-se-á deslocado na terça-feira ao Politécnico de Castelo Branco para recolher os processos académicos de ambos.

Luís Belo Costa terá tido equivalência a 27 das 34 unidades curriculares, devido à experiência profissional. As restantes 13 terá feito por avaliação sem recurso a equivalências, em 2010.

Pedro Vicente Nunes, licenciou-se depois de 2013, altura em que foi imposto um limite no número de equivalências, e das 37 unidades curriculares que compõem o curso de Engenharia da Proteção Civil, oito delas terão sido realizadas por equivalência.

Neste último caso, no entanto, não haverá problemas. A lei prevê um máximo de 30% de equivalências do total de disciplinas da licenciatura. Por isso, o valor não terá sido ultrapassado, já que essa percentagem corresponde a 11 unidades curriculares e Pedro Vicente Nunes só terá usado o regime de equivalência em oito delas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Continua o mesmo espectáculo.

    Deixo como sugestão aos jornalistas que especifiquem se as equivalências são por experiência profissional ou por equivalência académica porque isto faz muita diferença…

    Mas será que estes são os únicos casos? Certamente haverá muitos mais casos em órgãos dirigentes, eventualmente até deputados da esquerda à direita!!!

RESPONDER

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Falta de controlo. Gestão de donativos de Pedrógão arrasada pelo Tribunal de Contas

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …