O gelo do pólo sul da Lua pode ter muitas fontes

NASA's Goddard Space Flight Center/Scientific Visualization Studio

A sonda LRO encontrou crateras brilhantes na zona do pólo sul da Lua – que correspondem a jazidas de gelo

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes.

O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do gelo lunar pode ser tão antigo quanto a própria Lua, enquanto que outros depósitos de gelo podem ser mais jovens.

Segundo Ariel Deutsch, estudante do Departamento de Ciências da Terra, Meio Ambiente e Planetárias da Universidade de Brown, é importante limitar a idade dos depósitos, uma vez que essa informação pode ser fundamental tanto para a ciência básica quanto para futuras explorações lunares, já que o gelo pode ser utilizado como combustível entre outras utilizações importantes.

“A idade dos depósitos pode dizer-nos algo sobre a origem do gelo, o que nos ajuda a entender as fontes e a distribuição de água no sistema solar interno”, começou por explicar Deutsch.

“Para fins de exploração, precisamos de entender as distribuições laterais e verticais desses depósitos para descobrir qual a melhor maneira de conseguir chegar até eles. Essas distribuições evoluem com o tempo, por isso é que é importante ter uma ideia da sua idade”, continuou, citado pelo Science Daily.

Usando dados do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, que orbita a Lua desde 2009, os cientistas analisaram as idades das grandes crateras nas quais foram encontradas evidências de depósitos de gelo no pólo sul.

De acordo com os cientistas, a maioria dos depósitos de gelo está dentro de crateras formadas há aproximadamente 3,1 milhões de anos, ou mais. Como o gelo não pode ser mais antigo do que a cratera, esta datação estabelece um limite na idade do gelo.

O facto de a cratera ser antiga, não implica que o gelo encontrado dentro dela também seja. No entanto, neste caso, os cientistas dizem haver boas razões para acreditar que o gelo é realmente antigo.

Se os depósitos de gelo forem realmente antigos, isso pode ter implicações significativas em termos de exploração e potencial utilização de recursos, adiantam os investigadores.

Mas enquanto que a maioria do gelo estava em crateras antigas, a verdade é que os cientistas também encontraram evidências de gelo nas crateras mais pequenas e, a julgar pelas características do gelo, parecem mais recentes.

Foi uma surpresa. Não havia realmente nenhuma observação de gelo em armadilhas frias mais jovem”, explicou Deutsch, referindo-se às características afiadas e bem definidas do gelo encontrado no pólo sul da Lua.

Se há, de facto, depósitos de diferentes idades, isso sugere que também podem ter fontes diferentes. Gelo mais antigo poderia ter sido originado por cometas e asteróides que afetaram a superfície, ou através de atividades vulcânicas que extraíam água das profundezas da Lua. Já os depósitos de gelo mais recentes podem ter outra explicação, como o bombardeio de micrometeoritos do tamanho de ervilhas ou a implantação pelo vento solar.

Mas a melhor maneira de descobrir é obtendo amostras. Os cientistas querem enviar missões para as recolher, o que ajudaria a descobrir e a responder a todas as questões e incertezas que ainda pairam no ar.

“Quando pensamos em enviar novamente humanos à Lua para exploração a longo prazo, precisamos de saber com que recursos podemos contar, e atualmente não sabemos” concluiu Jim Head, coautor do artigo científico.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

    • Claro, é tudo fantasias…
      A verdade está escrita num livro manhoso escrito ao longo de milhares de anos e controlado por uma seita mafioso chamada Igreja!…

      • …tenho pena que se confundam as coisas: estas conclusões são de cientistas e que não têm nada a ver com o tal livro que é Sagrado, a Bíblia, que não é um livro científico mas “foi escrito por homens de Fé para homens de FÉ”. E este Livro, felizmente, não é só da Igreja mas do POVO DE DEUS. No entanto, há pontos em que vários ramos da Ciência estão a confirmar.

        • Sim, mas a minha resposta foi para aqueles que (como Pois, pois…) estão sempre a gozar e a desvalorizar a ciência e dizem que a “verdade” está na Bíblia!
          Não sei quem é esse “POVO DE DEUS”, mas sei que a Bíblia foi, ao longo dos séculos, adaptada, alterada e publicada pela Igreja por isso, acho que é correcto dizer que a Bíblia é um livro da Igreja!
          .
          Além disso, quase todas as notícias publicados aqui sobre o espaço/universo, são invadidas por religiosos fanáticos (quase sempre brasileiros) a dizer que é tudo mentiras da ciência e que foi tudo feito por Deus, etc, etc – daí o meu cometário.

          • Vou só responder à dúvida sobre quem é o Povo de Deus: antes de Cristo, era só o Povo Hebreu; a partir de Cristo, é formado por todos os que crêem em Jesus Cristo e vivem o Seu Evangelho. Podemos também dizer, em sentido lato, que são todos os de Boa Vontade, que procuram viver a PAZ respeitando o seu Próximo: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, diz Jesus Cristo; “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, diz o Mandamento. E quem é o próximo? – é todo aquele que está ao meu lado e necessita de auxílio, seja ele quem for, sem descriminação.
            Voltando à Ciência, precisamos acolher e respeitar o que os cientistas acreditados vão concluindo, tendo em conta que todas as conclusões não são definitivas. Isto se verifica “olhando” a História de todas as Ciências.

            • Ah… e a maioria da população mundial, são povos de quem?!
              É que esses não querem saber da Bíblia para nada…
              Alem disso, a Bilblia diz uma coisa e o seu contrário em inúmeras situações!…
              Para mim, a Bíblia vale pouco mais de que os livros do Herry Potter… e já a li muitas vezes (nem sempre de minha livre vontade)!
              .
              Relativamente à ciencia, estamos completamente de acordo.

          • Caro “EU!”, eu não gozo como você insinua, eu coloco em causa o que dizem, pois não mostram provas de nada, só dizem que é e pronto “temos de aceitar”, e o pior muitas vezes é utilizarem mentiras tão descaradas que não dá para ficar só a ler. Gostaria de saber se ter opinião em 2019 é crime.

    • Engraçado o seu comentário. Deixe-me dizer-lhe que a verdadeira ciência fica sempre de pé, só a falsa é desmascarada e cai.

  1. Atentai nas palavras de Jacob, o Sacavenense:
    E quando na Lua o Gelo derreter, cairão sobre a Terra as mais ímpias criaturas e a humanidade então compreenderá que o Armagedão terá chegado.

  2. Refere-se à bíblia sagrada? Sim foi inspirada pelo Espírito de Deus e escrita por homens para falar com os homens, se fossemos formigas teria sido escrito por formigas para falar com formigas. Você chama seita à igreja e confunde igreja com religião e seitas. Qual é o significado de seita? tem vários, entre os vários significados, é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal(bíblica). Informalmente, o termo pode ser utilizado para definir qualquer grupo organizado de pessoas que defendam as mesmas ideias ou tenham causas em comum.(aqui posso também dizer que você faz parte de uma seita, pois é certo que tem amigos que tem a sua opinião que você.). Em muitos casos, a palavra “seita” serve para descrever uma divisão ocorrida no cristianismo. Por esse motivo, alguns líderes religiosos afirmam que uma seita é uma distorção religiosa que apresenta doutrinas falsas(você é algum líder religioso?). Antes de julgar, pesquise, estude, seja humilde e se realmente quer dizer alguma coisa seja educado pois não precisa ser desagradável com insinuações sem bases.

  3. Eu gosto muito da seita da ciência, cada dia afirma uma coisa diferente e adapta-se a todos os gostos, talvez por isso gostamos dela.
    Ainda hoje a ciência meteorológica dava sol e uma determinada temperatura, afinal choveu e a temperatura real foi diferente. Coisas das ciências.

RESPONDER

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …