Há escolas que atribuem sistematicamente notas inflacionadas

Wilson Dias / ABr

-

De acordo com dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), há 24 escolas – das quais 14 são privadas – onde os professores dão, todos os anos, notas significativamente mais altas aos alunos do que os respetivos resultados nos exames nacionais.

O Público analisou novos dados divulgados pelo MEC na semana passada sobre a evolução das notas em cada escola, através dos quais é possível verificar quais escolas são mais ou menos exigentes do que as outras. A informação consta do portal InfoEscolas, que apresenta estatísticas referentes a 2009-2013 para cada uma das 570 escolas.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência vai analisar os “casos de maior afastamento”. De acordo com a análise do jornal, neste grupo poderão estar as 24 escolas – das quais 14 privadas – com maiores desvios, que deram notas significativamente mais altas durante a maioria dos anos com dados disponíveis.

De acordo com o jornal, esta situação acontece sobretudo no Norte do país, que “poderá estar a utilizar critérios de avaliação do desempenho escolar dos alunos menos exigentes do que os critérios utilizados nas médias das outras escolas”.

No topo das escolas com avaliações internas mais inflacionadas estão os colégios Luso-Francês e D. Duarte e os externatos Ellen Key e Ribadouro, todos do Porto.

“É importante prestar atenção a todos os casos extremos” e as escolas podem agora “refletir e eventualmente ajustar as suas práticas”, porque “uma escola isolada, por si só, não consegue saber com exatidão se está a ser mais exigente ou menos exigente do que a generalidade das outras escolas”, explica o ministério numa nota ao Público.

No extremo oposto, 29 escolas “poderão estar” a utilizar critérios de avaliação do desempenho escolar dos seus alunos “mais exigentes do que os critérios utilizados na média das outras escolas”, refere o jornal.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência garante que irá averiguar os dados e, “nos casos de maior afastamento”, irá “utilizá-los em próximas intervenções inspetivas, com recomendações focadas no processo de avaliação interna dos alunos”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estranho que no público inflaccionem as notas. Que muitos alunos passam com várias negativas é um facto e não devia acontecer mas manda quem pode.

RESPONDER

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …

Marques Mendes acredita que o SNS está pior do que no tempo da troika (e culpa Centeno)

Luís Marques Mendes afirmou que a situação que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é tão má que, na atualidade, o panorama "é pior do que no tempo da troika". E tudo por causa de …