Há escolas que atribuem sistematicamente notas inflacionadas

Wilson Dias / ABr

-

De acordo com dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), há 24 escolas – das quais 14 são privadas – onde os professores dão, todos os anos, notas significativamente mais altas aos alunos do que os respetivos resultados nos exames nacionais.

O Público analisou novos dados divulgados pelo MEC na semana passada sobre a evolução das notas em cada escola, através dos quais é possível verificar quais escolas são mais ou menos exigentes do que as outras. A informação consta do portal InfoEscolas, que apresenta estatísticas referentes a 2009-2013 para cada uma das 570 escolas.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência vai analisar os “casos de maior afastamento”. De acordo com a análise do jornal, neste grupo poderão estar as 24 escolas – das quais 14 privadas – com maiores desvios, que deram notas significativamente mais altas durante a maioria dos anos com dados disponíveis.

De acordo com o jornal, esta situação acontece sobretudo no Norte do país, que “poderá estar a utilizar critérios de avaliação do desempenho escolar dos alunos menos exigentes do que os critérios utilizados nas médias das outras escolas”.

No topo das escolas com avaliações internas mais inflacionadas estão os colégios Luso-Francês e D. Duarte e os externatos Ellen Key e Ribadouro, todos do Porto.

“É importante prestar atenção a todos os casos extremos” e as escolas podem agora “refletir e eventualmente ajustar as suas práticas”, porque “uma escola isolada, por si só, não consegue saber com exatidão se está a ser mais exigente ou menos exigente do que a generalidade das outras escolas”, explica o ministério numa nota ao Público.

No extremo oposto, 29 escolas “poderão estar” a utilizar critérios de avaliação do desempenho escolar dos seus alunos “mais exigentes do que os critérios utilizados na média das outras escolas”, refere o jornal.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência garante que irá averiguar os dados e, “nos casos de maior afastamento”, irá “utilizá-los em próximas intervenções inspetivas, com recomendações focadas no processo de avaliação interna dos alunos”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estranho que no público inflaccionem as notas. Que muitos alunos passam com várias negativas é um facto e não devia acontecer mas manda quem pode.

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …