/

Há escolas que atribuem sistematicamente notas inflacionadas

1

Wilson Dias / ABr

-

De acordo com dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), há 24 escolas – das quais 14 são privadas – onde os professores dão, todos os anos, notas significativamente mais altas aos alunos do que os respetivos resultados nos exames nacionais.

O Público analisou novos dados divulgados pelo MEC na semana passada sobre a evolução das notas em cada escola, através dos quais é possível verificar quais escolas são mais ou menos exigentes do que as outras. A informação consta do portal InfoEscolas, que apresenta estatísticas referentes a 2009-2013 para cada uma das 570 escolas.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência vai analisar os “casos de maior afastamento”. De acordo com a análise do jornal, neste grupo poderão estar as 24 escolas – das quais 14 privadas – com maiores desvios, que deram notas significativamente mais altas durante a maioria dos anos com dados disponíveis.

De acordo com o jornal, esta situação acontece sobretudo no Norte do país, que “poderá estar a utilizar critérios de avaliação do desempenho escolar dos alunos menos exigentes do que os critérios utilizados nas médias das outras escolas”.

No topo das escolas com avaliações internas mais inflacionadas estão os colégios Luso-Francês e D. Duarte e os externatos Ellen Key e Ribadouro, todos do Porto.

“É importante prestar atenção a todos os casos extremos” e as escolas podem agora “refletir e eventualmente ajustar as suas práticas”, porque “uma escola isolada, por si só, não consegue saber com exatidão se está a ser mais exigente ou menos exigente do que a generalidade das outras escolas”, explica o ministério numa nota ao Público.

No extremo oposto, 29 escolas “poderão estar” a utilizar critérios de avaliação do desempenho escolar dos seus alunos “mais exigentes do que os critérios utilizados na média das outras escolas”, refere o jornal.

A Inspeção-Geral da Educação e Ciência garante que irá averiguar os dados e, “nos casos de maior afastamento”, irá “utilizá-los em próximas intervenções inspetivas, com recomendações focadas no processo de avaliação interna dos alunos”.

ZAP

1 Comment

  1. Estranho que no público inflaccionem as notas. Que muitos alunos passam com várias negativas é um facto e não devia acontecer mas manda quem pode.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.