Há mais de duas mil turmas com falta de professores

Mário Cruz / Lusa

Um mês depois do arranque oficial do ano letivo, existem mais de mil turmas com falta de professores, escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

De acordo com o matutino, existem ainda 2.175 horários por preencher. Destes, a maioria são horários incompletos (1.775 inferiores a 20 horas letivas), havendo ainda 147 casos de horários completos que não foram aceites ou que não tiveram candidatos a nível nacional, passando assim para os concursos realizados pelos agrupamentos.

Tendo em conta que cada uma destas vagas pode corresponder a um professor que dá aulas a mais do que uma turma, as duas mil turmas em causa estão sem professor a pelo menos uma disciplina, destaca o diário.

Informática, Geografia e Inglês são as áreas de ensino onde faltam mais professores, sendo Lisboa, Vale do Tejo e Algarve as regiões mais afetadas – faltam ainda preencher metade dos horários (1.213).

Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente da Associação Nacional de Diretores (ANDAEP), Filinto Lima, defendeu a aprovação de um subsídio para alojamento, sustentando que as rendas altas são um dos principais fatores para os professores recusarem contratos em várias regiões do país.

“No Algarve, há professores instalados em parques de campismo“, denunciou Pedro Tilde, diretor da Escola Secundária Du Bocage, em Setúbal, citado pelo mesmo jornal.

Questionado pelo Jornal de Notícias, o Ministério da Educação disse ter sinalizado “casos muito pontuais” de escolas que estão com dificuldade em preencher horários.

O semanário Expresso noticiava na sua edição deste sábado que existem escolhas à procura de professores desde o início do ano letivo: desde o meio de setembro, até sexta-feira, as escolas públicas lançaram 16.837 horários para os quais precisavam de professores. Comparando com período semelhante de 2018/19, são já mais 1800 pedidos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não, não…!!!
    Há muitos professores e ganham muito bem… LOLOLOLOLOL
    Esta foi a conversa que ouvimos durante muitos anos…agora aguentem-se!

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …