A Suíça, popular na discrição e sigilo bancário em relação aos seus clientes, divulgou uma lista com o nome de contas inativas há mais de seis décadas e com um saldo superior a 460 euros.
Os familiares e herdeiros dos titulares das contas podem agora reaver o dinheiro, uma consequência de uma nova lei suíça sobre contas sem herdeiro, revela o Jornal de Negôcios.
A lista, publicada pela Associação dos Banqueiros Suíços é composta maioritariamente por suíços, mas há pessoas de todo o mundo. No total são mais de 2,6 mil contas de proprietários individuais e entidades, que juntas totalizam cerca de 44 milhões de francos suíços, aos quais se junta o conteúdo de 80 cofres, indicou a ABS.
Ainda existem diversos nomes sem informações sobre a origem ou nacionalidade das contas, mas entre os titulares de contas esquecidas estão pelo menos sete portugueses e estrangeiros a residir em Portugal, sendo que cinco deles têm nacionalidade portuguesa e os restantes têm residência em Portugal.
No entanto, é possível que o número de portugueses na lista seja maior, dada a presença de nomes tradicionalmente portugueses, mas que podem ser também brasileiros.
Esta não é a primeira vez que a Suíça publica listas de contas sem herdeiros. No passado tinha partilhado listas de contas com ligações diretas às vítimas do Holocausto.
Agora, após a divulgação dos dados, os possíveis herdeiros têm até cinco anos para se manifestar. Caso não o façam. o dinheiro será entregue ao Governo suíço e os herdeiros perdem o direito de o reclamar.
Se acha que pode estar entre os herdeiros destas contas esquecidas, sugerimos-lhe que faça uma consulta extensiva pelas 163 páginas, uma vez que os perfis estão incompletos e a ferramenta de pesquisa pode não ser a mais eficaz.
Quem encontrar um possível familiar terá que proceder ao preenchimento de um formulário, que marca o início de um processo de verificação da legitimidade do herdeiro – o qual se pode estender por vários meses.
E então, tem algum parente afastado na Suíça?
ZAP / Bom Dia
Ola onde se pode consultar a lista dos nomes do banco suiço
Aqui: dormantaccounts.ch/narilo/
….« A Suiça, popular na “descrição” e sigilo bancário…..
Devia, na realidade ser escrito : –
…..« A Suiça, popular na discrição……
Descrição = significa o acto de relatar, descrever algo…
e, não o sentido de segredo, reserva ou sigilo, que é dado por “discrição”.
Cara Alva,
Tem toda a razão.
Está corrigido, obrigado pelo reparo.