Há cinco novos casos de familiares do PS no Governo

Manuel Almeida / Lusa

O número de relações familiares de membros do PS em posição de poder continua a aumentar. Segundo apurou o jornal Observador, há mais cinco destes casos, sendo que alguns datam de 2015, ano em que o Executivo foi empossado.

Carlos Alberto Fernandes Pinto, chefe de gabinete da secretária de Estado da Segurança Social Cláudia Joaquim, é casado com a deputada e vice-presidente da bancada parlamentar do PS, Susana Amador.

De acordo com o Observador, Carlos Pinto foi nomeado chefe de gabinete a 7 de dezembro de 2015, ou seja, quando o Governo de António Costa ainda estava a ser formado.

Tiago Gonçalves, chefe de gabinete do secretário de Estado da Defesa do Consumidor João Torres, é filho do antigo deputado e antigo presidente da Câmara Municipal de Peniche, Jorge Rosendo Gonçalves. O antigo dirigente da JS assumiu o cargo de chefe de gabinete a 17 de outubro de 2018.

Por sua vez, Ângela Ferreira também assumiu a posição de secretária de Estado da Cultura na última remodelação do Governo. Passados quatro meses, o marido, João Ruivo, foi nomeado pelo secretário de Estado João Paulo Rebelo como coordenador científico do Laboratório de Análises de Dopagem, observa o matutino.

Catarina Hasse Ferreira foi nomeada para exercer as funções de técnica especialista no gabinete do secretário de Estado do Emprego Miguel Cabrita, a 16 de fevereiro de 2016. Catarina Hasse Ferreira é nora do antigo deputado do PS Joel Hasse Ferreira.

Finalmente, Susana Escária, adjunta do secretário de Estado da Internacionalização até este ser exonerado na sequência do caso Galpgate, é esposa de Vítor Escária, ex-assessor do primeiro-ministro que foi exonerado na sequência do mesmo caso, em outubro de 2017.

Em declarações ao Público, fonte de São Bento, próxima do primeiro-ministro, assume que “não há confusão entre família política e política familiar. Isso não faz qualquer sentido e os números das nomeações dos membros do Governo demonstram isso mesmo”.

A mesma fonte acrescenta que “perigosas e não escrutináveis, e essas sim graves e preocupantes, são as relações que existem com interesses, negócios e sectores privados e não vêm publicadas em Diário da República”. De acordo com a fonte, não há “rigorosamente nenhuma relação familiar nova desde a constituição do Governo”, pelo que não há qualquer novidade. “A única novidade é haver eleições”, nota.

Feitas as contas, refere fonte próxima do gabinete de António Costa, “o Governo tem 62 membros”, entre ministros e secretários de Estado, e apenas se tem falado de quatro pessoas. “Não houve nenhuma mudança no Conselho de Ministros. E ninguém pôs em causa a sua competência e mérito profissional. Ou seja, não é um ‘emaranhado’ de relações familiares”, tal como referiu um editorial do mesmo jornal.

“A individualidade de cada um dos membros do Governo não se dilui nas suas relações familiares. As relações são escrutináveis e ninguém pôs em causa o mérito profissional dos visados”, conclui a mesma fonte em declarações ao Público.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …