Nos arredores da cidade alemã de Düsseldorf há uma árvore que recebe cartas de todo o mundo, enviadas por quem precisa desabafar ou pedir ajuda, contando já com remetentes ilustres como Angela Merkel ou a rainha Isabel II.
O carteiro local, Ekrem Dönder, entrega diariamente entre cinco a dez cartas na caixa de correio do castanheiro e garante que “até agora já foram enviadas mais de seis mil cartas” à arvore, “não só de Düsseldorf ou da Alemanha, mas também de toda a Europa, Ásia, de países como a Nova Zelândia, China ou Austrália”.
As cartas trazem desabafos, histórias de amor e mexericos, mas também pedidos de ajuda de grupos locais e preocupações quotidianas.
“Muitas vezes as pessoas escrevem o que lhes vai na alma ou aquilo que não querem dizer cara a cara, por isso dizem-no a uma árvore”, explicou Ekrem Dönder à agência Lusa na Alemanha.
Quem escreve tem direito a resposta, que é redigida à mão e enviada pela pequena Leni Classen, de 11 anos.
“Ela gosta muito de ser o ‘espírito da árvore’. Responde às pessoas, levanta os selos e entrega nos correios. Se existirem questões ou pedidos de apoio, ela recebe a ajuda de organizações”, explicou o carteiro.
Além de uma carta da rainha Isabel II de Inglaterra, a árvore já recebeu correspondência da chanceler alemã que saudou a ideia e ofereceu ajuda.
“Angela Merkel disse que era uma boa ideia e uma boa forma de chamar a atenção para a necessidade de proteção das florestas e ofereceu o seu apoio”, confidenciou o carteiro.
A caixa de correspondência com morada oficial pelos correios alemães foi instalada após um pedido da população de Himmelgeist, que queria salientar a necessidade de preservar o último castanheiro sobrevivente de uma floresta arrasada por ventos fortes no oeste da Alemanha.
O castanheiro de quase 200 anos sobreviveu às duas Guerras Mundiais, mas tem vindo a definhar devido a uma doença.
A população já plantou uma árvore substituta com o mesmo endereço: Kleine Himmelgeister Kastanie, Kölner Weg, 40589 Düsseldorf, Alemanha.
/Lusa
Algo irónico (ou estúpido…) que enviem cartas (em papel) para parabenizar a chamada de atenção para a preservação da floresta…
Será que a árvore também recebe pedidos para a chegada de robôs sexuais o mais rápido possível?