Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 187. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas.

O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quarta-feira, dá conta de uma subida de casos confirmados por covid-19 de 7.443 para 8.251. Isto constitui um aumento de 10,9% em comparativamente com os dados de terça-feira.

Além disso, há também mais 27 mortes em comparação com o dia anterior, subindo o número total de vítimas mortais para 187. A taxa de letalidade é de 2,3%, mas nos mais idosos chega aos 9,1%, informou o secretário de Estado da Saúde, António Sales.

Enquanto isso, há 4.957 pessoas a aguardar resultados laboratoriais. Há ainda 726 pacientes hospitalizados, dos quais 230 estão nos cuidados intensivos.

O boletim epidemiológico revela ainda que há um total de 20.275 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. Desde o início da pandemia em Portugal, houve mais de 59 mil suspeitas.

O número de pacientes recuperados mantém-se nos 43, valor que não sofreu qualquer alteração nos últimos sete boletins. Ainda na terça-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, reconheceu que o número de recuperados tem “alterado pouco”.

O número total de casos suspeitos desde 1 de janeiro subiu esta quarta-feira para 59.457.

O Norte é a região mais afetada, com 4.910 casos confirmados, sendo que ocorreram 95 óbitos e 16 recuperações. A segunda região mais afetada é a zona de Lisboa, com 1.998 casos, 38 óbitos e 17 casos recuperados. Nas Regiões Autónomas, os Açores têm 52 casos de infeção por Covid-19 e a Madeira 48.

“Se me pedissem uma palavra sobre o tempo em que vivemos, diria que é o tempo da adaptação. Os cidadãos adaptam-se a novas rotinas, os profissionais a novas medidas Covid-19 e o Governo adapta-se a situações dinâmicas e nem sempre previsíveis”, disse António Sales. “A capacidade de adaptação tem sido extraordinária e de adaptar o que não está melhor”.

José Manuel Boavida, da Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses, revelou na conferência de imprensa, que os diabéticos são um grupo de risco.

A comunidade de diabetes representa mais de um terço da população. Observou-se em estudos que a diabetes constitui um grupo de maior risco, nomeadamente de aumento de mortalidade”, disse.

No entanto, realça que “se a diabetes estiver bem compensada, o risco é o mesmo da população em geral”.

“Temos 88% de doentes em tratamento domiciliário. Felizmente ainda não chegámos a nenhuma situação de rutura. Havendo esse caos, desta vez será mais dramático porque tem um tempo de cura superior ao normal. Mas menos de duas semanas nunca será. Ou seja, se alguém for para o hospital, a cama estará ocupada durante duas semanas. Por isso, é importante termos os serviços preparados“, disse o primeiro-ministro António Costa, que esteve esta manhã no “Programa da Cristina”, na SIC.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …