Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 187. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas.

O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quarta-feira, dá conta de uma subida de casos confirmados por covid-19 de 7.443 para 8.251. Isto constitui um aumento de 10,9% em comparativamente com os dados de terça-feira.

Além disso, há também mais 27 mortes em comparação com o dia anterior, subindo o número total de vítimas mortais para 187. A taxa de letalidade é de 2,3%, mas nos mais idosos chega aos 9,1%, informou o secretário de Estado da Saúde, António Sales.

Enquanto isso, há 4.957 pessoas a aguardar resultados laboratoriais. Há ainda 726 pacientes hospitalizados, dos quais 230 estão nos cuidados intensivos.

O boletim epidemiológico revela ainda que há um total de 20.275 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. Desde o início da pandemia em Portugal, houve mais de 59 mil suspeitas.

O número de pacientes recuperados mantém-se nos 43, valor que não sofreu qualquer alteração nos últimos sete boletins. Ainda na terça-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, reconheceu que o número de recuperados tem “alterado pouco”.

O número total de casos suspeitos desde 1 de janeiro subiu esta quarta-feira para 59.457.

O Norte é a região mais afetada, com 4.910 casos confirmados, sendo que ocorreram 95 óbitos e 16 recuperações. A segunda região mais afetada é a zona de Lisboa, com 1.998 casos, 38 óbitos e 17 casos recuperados. Nas Regiões Autónomas, os Açores têm 52 casos de infeção por Covid-19 e a Madeira 48.

“Se me pedissem uma palavra sobre o tempo em que vivemos, diria que é o tempo da adaptação. Os cidadãos adaptam-se a novas rotinas, os profissionais a novas medidas Covid-19 e o Governo adapta-se a situações dinâmicas e nem sempre previsíveis”, disse António Sales. “A capacidade de adaptação tem sido extraordinária e de adaptar o que não está melhor”.

José Manuel Boavida, da Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses, revelou na conferência de imprensa, que os diabéticos são um grupo de risco.

A comunidade de diabetes representa mais de um terço da população. Observou-se em estudos que a diabetes constitui um grupo de maior risco, nomeadamente de aumento de mortalidade”, disse.

No entanto, realça que “se a diabetes estiver bem compensada, o risco é o mesmo da população em geral”.

“Temos 88% de doentes em tratamento domiciliário. Felizmente ainda não chegámos a nenhuma situação de rutura. Havendo esse caos, desta vez será mais dramático porque tem um tempo de cura superior ao normal. Mas menos de duas semanas nunca será. Ou seja, se alguém for para o hospital, a cama estará ocupada durante duas semanas. Por isso, é importante termos os serviços preparados“, disse o primeiro-ministro António Costa, que esteve esta manhã no “Programa da Cristina”, na SIC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …