Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Tiago Petinga / Lusa

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 187. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas.

O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quarta-feira, dá conta de uma subida de casos confirmados por covid-19 de 7.443 para 8.251. Isto constitui um aumento de 10,9% em comparativamente com os dados de terça-feira.

Além disso, há também mais 27 mortes em comparação com o dia anterior, subindo o número total de vítimas mortais para 187. A taxa de letalidade é de 2,3%, mas nos mais idosos chega aos 9,1%, informou o secretário de Estado da Saúde, António Sales.

Enquanto isso, há 4.957 pessoas a aguardar resultados laboratoriais. Há ainda 726 pacientes hospitalizados, dos quais 230 estão nos cuidados intensivos.

O boletim epidemiológico revela ainda que há um total de 20.275 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. Desde o início da pandemia em Portugal, houve mais de 59 mil suspeitas.

O número de pacientes recuperados mantém-se nos 43, valor que não sofreu qualquer alteração nos últimos sete boletins. Ainda na terça-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Sales, reconheceu que o número de recuperados tem “alterado pouco”.

O número total de casos suspeitos desde 1 de janeiro subiu esta quarta-feira para 59.457.

O Norte é a região mais afetada, com 4.910 casos confirmados, sendo que ocorreram 95 óbitos e 16 recuperações. A segunda região mais afetada é a zona de Lisboa, com 1.998 casos, 38 óbitos e 17 casos recuperados. Nas Regiões Autónomas, os Açores têm 52 casos de infeção por Covid-19 e a Madeira 48.

“Se me pedissem uma palavra sobre o tempo em que vivemos, diria que é o tempo da adaptação. Os cidadãos adaptam-se a novas rotinas, os profissionais a novas medidas Covid-19 e o Governo adapta-se a situações dinâmicas e nem sempre previsíveis”, disse António Sales. “A capacidade de adaptação tem sido extraordinária e de adaptar o que não está melhor”.

José Manuel Boavida, da Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses, revelou na conferência de imprensa, que os diabéticos são um grupo de risco.

A comunidade de diabetes representa mais de um terço da população. Observou-se em estudos que a diabetes constitui um grupo de maior risco, nomeadamente de aumento de mortalidade”, disse.

No entanto, realça que “se a diabetes estiver bem compensada, o risco é o mesmo da população em geral”.

“Temos 88% de doentes em tratamento domiciliário. Felizmente ainda não chegámos a nenhuma situação de rutura. Havendo esse caos, desta vez será mais dramático porque tem um tempo de cura superior ao normal. Mas menos de duas semanas nunca será. Ou seja, se alguém for para o hospital, a cama estará ocupada durante duas semanas. Por isso, é importante termos os serviços preparados“, disse o primeiro-ministro António Costa, que esteve esta manhã no “Programa da Cristina”, na SIC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …